Infraestrutura

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Infraestrutura | URI Câmpus de Erechim

Laboratório de Física e Eletrônica

Este laboratório está localizado na Sala 1.107, do Prédio 1, no Campus II. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade a realização de aulas práticas dos Cursos de Engenharia Agrícola e Engenharia Industrial Mecânica.

Moveis: 08 mesas com tampo em fórmica, bancadas laterais: 01 com portas e gavetas, 01 aberto na parte inferior, 01 armário em fórmica com 8 portas grandes e 8 portas pequenas superiores, 02 armários para pastas escolares, 44 bancos para laboratório, 01 pia (1,20 x 0,54 m).

Dentre os equipamentos estão atualmente: Plano inclinado complexo Kersting III com meio viscoso, Conjunto de réguas metálicas para teoria dos erros: 500 mm/ 50 cm 5 dm, Conjunto de mecânica Arete, Dinamômetro tubular standard para capacidade de 1 N, Dinamômetro tubular standard capacidade 2N, Conjunto de queda livre com sensor de largada, Colchão de ar linear master 1300 mm com unidade de fluxo ar e centelhador, Conjunto de lançamentos horizontais simples, Conjunto para molas e lei de Hooke, Painel de forças NDF II Sênior, Conjunto para mecânica estática, Conjunto de réguas projetáveis para teoria dos erros: 500 mm/ 50 cm/ 5 dm, Cronômetros digitais, Paquímetro em aço com comprimento de 15 cm e divisão de escala de 0,05, Canaleta de alumínio tipo U com dimensões 22 x 25 mm, Disco de ferro com eixo cônico, Lâmpada estroboscópica com controle de freqüência.
Disciplinas Envolvidas: Este laboratório é utilizado para as disciplinas de Física Geral A, B e C, de Física Geral e Experimental e de Fundamentos da Eletrônica. 



Laboratório de Simulação Numérica - LABSIM

Este laboratório está instalado na URI Erechim, sala 1.120, e atualmente conta com computadores, dentre eles 3 worktations multiprocessadas (Xeon) de alta capacidade de processamento, além de periféricos adequados para a instalação, possuindo infraestrutura suficiente para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas na área de Engenharia Mecânica, na área de Fenômenos de Transporte. Além disso, conta com um pacote de 25 licenças do software de simulação numérica computacional CFX © Ansys Inc., e 25 licenças do software Fluent. Inc. © Ansys, 5 licenças do software mechanical (Ansys) © Ansys e 25 licenças do software Multiophisics da Ansys © Ansys Inc., dentre outros softwares de Engenharia nas áreas de transferência de calor, sistemas térmicos e desenho assistido por computador - CAD (Solid Edge - Siemmens), AutoCAD completo (Autodesk), SolidWorks, bem como softwares de manufatura integrada por computador - CAM (NX - Siemmens). Esse laboratório tem caráter multidisciplinar e nele são feitos, além de atividades de pesquisa e de extensão, trabalhos de conclusão de curso nas áreas de fenômenos de transporte, mecânica dos sólidos, ciência dos materiais e processos de fabricação.


 


Laboratório de Química

O Laboratório de Química e Análise de Solos está localizado na Sala 2.111, do Prédio 2, no Campus II. É um espaço destinado ao ensino e à pesquisa e tem por finalidade a realização de aulas práticas e pesquisa nas áreas de Química e Solos Agrícolas, do Curso de Engenharia Mecânica.

Móveis: 02 bancadas centrais com castelo, rede de GLP, rede de água e de esgoto, 02 balcões laterais com portas e gavetas, 23 bancos para laboratório, 01 pia (1,20 x 0,54 m).

Reativos: ácidos, bases, sais, solventes.

Equipamentos: Agitador Horizontal de Solos, Estufa de Esterilização e Secagem FANEN 515, Fósforo, Colorímetro, BIOBLIN, Capela de Exaustão de Gases, PERMUTION em PVC, Balança Analítica MARTE, Centrífuga CELM, Bomba de Vácuo MARCONI, Chapa Aquecedora MARCONI, Moinho para Solos MARCONI, Agitador Magnético QUIMIS, Fotômetro de Chama para K, Ca, Na, Li, DIGIMED, Banho Marca DE LEO, Digestor TECNAL, Destilador de água.

Vidrarias: 25 provetas, 25 Erlenmeyers, 50 Béckers, 4 estratores, 1 condensador bola, 2 condensadores espiral, 8 termômetros, 30 pipetas graduadas, 60 pipetas volumétricas, 10 balões de fundo redondo, 20 funis de decantação, 1 sacarímetro, 12 cápsulas de porcelana.

Disciplinas Envolvidas: Este laboratório é utilizado para as disciplinas de Química Geral e Experimental I e II, Revestimentos Protetores e Ciência dos Materiais.



Laboratório de Desenho e Geometria Descritiva

O Laboratório de Desenho Técnico e Geometria Descritiva está localizado nas Salas 1.201 e 1.202, do Prédio 1, Campus II. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade a realização de aulas práticas do Curso de Engenharia Mecânica.

Móveis e Equipamentos: 50 mesas específicas para desenho com réguas paralelas em cada uma delas, 01 armário em fórmica e 50 bancos para mesa de desenho, escalímetros, esquadros e transferidores.

Disciplinas Envolvidas: Esse laboratório é utilizado para as disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico, Desenho Técnico Mecânico.



Laboratório de Ciência dos Materiais e Tratamentos Térmicos

 

Esse laboratório está instalado no Prédio 7. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade a realização de aulas práticas do Curso de Engenharia Mecânica.

Móveis: 01 bancada central de estrutura metálica e tampo de concreto, 01 bancada lateral em L de estrutura metálica e tampo de concreto, 01 balcão lateral com 2 portas e 4 gavetas, 28 bancos para laboratório, 01 quadro branco (3,0 x 1,0 m), 01 pia (1,20 x 0,54 m).

Conta, em sua infra-estrutura, com dois microscópios metalográficos trinoculares, duas lupas metalográficas, duas lixadeiras estáticas de bancada, duas politrizes com feltro, duas máquinas policorte e dois fornos com controle de rampa, do tipo mufla, capazes de atingir 1.200 °C, máquinas de embutimento a quente, além de acessórios e materiais didáticos para a operação do laboratório, além de uma máquina de ensaio Jominy e um forno poço para fusão de metais.

Esse laboratório é um espaço destinado à realização de aulas práticas para preparação de corpos de prova para avaliação e análise da microestrura de materiais metálicos, através de microscopia óptica e realização de processos de tratamentos térmicos e superficiais, como têmpera, revenimento, normalização, esferoidização, cementação, etc. Além disso, nesse laboratório é possível realizar análise de microestruturas de materiais metálicos, tais como o tipo, a forma e as proporções de fases, os tamanhos de grão, profundidade de tratamentos superficiais e macrografias.

 

Disciplinas Envolvidas: Esse espaço é utilizado para as disciplinas de Ciência dos Materiais, Tratamentos Térmicos e Superficiais, Engenharia dos Materiais, Revestimentos Protetores e Processos Metalúrgicos de Fabricação.

 



Laboratório de Fenômenos de Transporte

Este laboratório está instalado na Sala 2.107, onde também está incorporado o Laboratório de Transferência de Calor e Massa, de Termodinâmica, de Irrigação, assim como o Laboratório de Máquinas de Fluxo. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade a realização de aulas práticas dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Agrícola.

Atualmente esse laboratório oferece alguns equipamentos para as disciplinas de Mecânica dos Fluidos e de Termodinâmica, tais como túnel de vento, bancada de medição de variação de pressão em dutos, bancada com de canal aberto, equipamento para medir vazões e pressões em bombas, bancada do experimento de Reynolds, algumas válvulas de grande porte e outras de pequeno porte. Existem também algumas bombas já cortadas (para fins didáticos), mostrando detalhes internos. Para a parte da termodinâmica existe uma caldeira elétrica que produz vapor saturado, totalmente instrumentado, incluindo medidores de temperatura e pressão, assim como bancadas para experimento da primeira lei em termos de fluxo e da lei zero da termodinâmica, motores de combustão interna, bancadas de climatização e de refrigeração, compressores e alguns trocadores de calor compactos. Alguns dispositivos para análises de transferência de calor também estão disponíveis nesse espaço, tais como uma bancada para anáise de transferência de calor em tubulações isoladas, trocador de calor de tubos concêntricos e um experimento para a determinação do coeficiente de transferência de calor em placas planas, assim como uma bancada de refrigeração.

OBS.: Para a parte da termodinâmica está se planejando instalar, no novo prédio da EM, que está em construção, uma pequena caldeira, a GLP, para produção de vapor saturado, totalmente instrumentada, incluindo medidores de vazão de vapor e de combustível, assim como um analisador de gases de combustão. Adicionado a este gerador de vapor pretende-se incorporar uma pequena linha de vapor para adaptação de trocadores de calor (compactos e do tipo casco e tubos), motores a vapor, etc. Esse novo equipamento, assim como uma instalação de ar comprimido, deverá ficar no novo prédio da EM.

 Disciplinas Envolvidas: Este laboratório é utilizado para as disciplinas de Termodinâmica Aplicada, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor e Massa I e II, Máquinas de Fluxo, Maquinas térmicas B.



Laboratório de Máquinas de Fluxo

 

Esse laboratório está instalado junto ao Laboratório de Mecânica dos Fluidos, Sala 2.107, Prédio 2, no Campus II. Algumas bombas e ventiladores industriais foram adquiridos e preparados para fins didáticos. Existe também uma bancada para ensaios de bombas.

 

Disciplinas Envolvidas: Este laboratório é utilizado para as disciplinas de Máquinas de Fluxo e Mecânica dos Fluidos.

 



Laboratório de Eletrotécnica

 

O Laboratório de Eletrotécnica está instalado na sala 2.113 do Prédio 2, no Campus II. É um espaço destinado ao ensino com a finalidade do desenvolvimento de aulas práticas de Eletrotécnica do Curso de Engenharia Mecânica.

Móveis: Este laboratório conta com (36) bancos para laboratório, (02) bancadas centrais com rede elétrica, monofásica e trifásica, (01) balcão lateral com 4 portas, (01) quadro branco 2,0 x 1,0 m.

Dentre os equipamentos desse laboratório estão: (01) Motor Eberle Indução Trifásico 0,25cv (Motor Eberle Mod.), S 71 A4E 761 (Motor Eberle Mod.), FB56 (Motor Eberle Mod.), S80 A8 E1240 (Motor Eberle Mod.), PB56 FC1149J (Motor Eberle Mod.), AC 004619 (Motor Eberle Mod.), BND 71E0821 (Motor Eberle Mod.), AC 002513 (Motor Eberle Mod.) e um AS80 A6 E1140. Este laboratório também conta com uma fonte de alimentação (tipo assimétrica) (Mod. FA-3003) com cabo de alimentação, (01) contador CWM 9.10 220V 50/60 Hz, (06) pulsador campainha Int., (09) osciloscópio 20 MHS (Mod. DF 4328 Marca Homis), (01) Gerador de funções 2MHz (Mod. MFG 4201 Marca Minipa) com cabos, multímetros digitais, alicates amperométricas digitais, inversor de freqüência, fontes de alimentação, tacômetro digital, chaves contactoras, lâmpadas de vapor metálico, lâmpadas fluorescentes, fios elétricos, alicates universais, alicates de corte, chaves de fenda, dentre outros.

 

 

Disciplinas Envolvidas: Este laboratório é utilizado para as disciplinas de Eletrotécnica Básica e Eletrificação Rural.

 



Laboratório de Metrologia e Instrumentação

 
Este laboratório está montado junto ao Laboratório de Física do Campus II, Prédio 7, em ambiente totalmente limpo. É um espaço destinado ao ensino, e tem por finalidade a realização de aulas práticas do Curso de Engenharia Mecânica.
Equipamentos didáticos, e também de uso industrial, foram adquiridos, tais como equipamentos de medição linear e angular, de área, de volume, blocos padrões, diâmetros padrões, pesos padrões, pressostatos, barômetros, manômetros, termômetros, termopares, medidores de vazão para líquidos e gases, sistemas de aquisição de dados, blocos padrões, etc.
Disciplinas envolvidas nesse laboratório: Esse espaço é utilizado para a Disciplina de Princípios de Metrologia e Controle dimensional e de Instrumentação, Monitoração e Controle.
 


Laboratório de Informática e Computação

 

Laboratórios de Informática e Computação

 

     Estes laboratórios encontram-se nas Salas 2.200, 2.201 e 2.011, Prédio 2, no Câmpus II. O espaço tem a finalidade de permitir ao corpo docente ministrar aulas de informática aos diferentes Cursos de Graduação da Universidade, proporcionando ao acadêmico a execução de softwares aplicativos, buscando aprofundar conhecimentos quanto à operacionalização eficientemente, dando uma visão ampla do que existe no mercado, além de ser disponibilizado aos estudantes para a realização de trabalhos acadêmicos, com acompanhamento de instrutores/monitores permanentes.
     As atualizações ocorrem por demanda dos avanços tecnológicos da área, pelas necessidades gerais e específicas dos Cursos de Graduação, sendo avaliadas permanentemente pelo responsável dos laboratórios e pelas Coordenações de cada Curso. Ele conta com iluminação e ventilação naturais e apresenta três espaços, cada um com 25 computadores, havendo um projetor multimídia em cada espaço. Nesse laboratório estão instalados alguns softwares de engenharia (Ansys CDF, Multiphisics e Mechanical) e também softwares de desenho em CAD (Solid Edge, AutoCAD, Solidworks) 2D e 3D, softwares de CAM (NX CAM) e softwares matemáticos (Maple e MatLab). Softwares de digitação de texto e planilhas eletrônicas também estão instalados, assim como acesso à internet, e uma rede Wireless, para que os alunos acessem a Internet em computadores individuais.

 

     Disciplinas Envolvidas: Este laboratório é utilizado para as disciplinas de Algoritmos Estruturados e Introdução à Programação, Cálculo Numérico Computacional, Desenho Assistido por Computador, Fabricação Assistida por Computador e Introdução à Simulação Numérica.

 



Laboratório de Ensaios Mecânicos

 

Atualmente, este laboratório está instalado Prédio 7, no Câmpus II. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade a realização de aulas práticas do Curso de Engenharia Mecânica.

 

Dentre os equipamentos estão um durômetro, um microdurômetro, duas máquinas universais de ensaio de tração, compressão e flexão de 10 ton. e 30 ton.; uma máquina de ensaio de tração simples de 500kN e uma máquina de ensaio de resistência ao choque, tipo Charpy, ultrassom e um spectrômetro.

 

Disciplinas envolvidas neste laboratório: Este laboratório é utilizado para as disciplinas de Mecânica dos Sólidos I e II, Engenharia de Materiais, Tratamentos Térmicos e Superficiais, Ciência dos Materiais e Processos de Conformação.

 



Biblioteca de Engenharia

 
Localizada no Campus II, a Biblioteca de Engenharia conta com acervo bibliográfico nas diversas áreas de Engenharia Mecânica, cobrindo desde as disciplinas Básicas e Específicas até as Profissionalizantes.
Esta biblioteca também conta com um grande número de periódicos de Engenharia Mecânica, na sua maioria nacionais e até alguns internacionais, de nível A, B e C do Qualis - Capes/CNPq. Dentre eles, podemos citar:
- Mechanical Sciences and Engineering
- Soldagem & Inspeção
- Metalurgia & Materiais
- Produção
- MM - Máquinas e Metais
- Revista do Frio & Ar Condicionado
- Polimeros - Ciência e Tecnologia
- Conselho em Revista
- Gestão & Produção
- Engenharia Térmica
- Latin American Journal of Solids and Structures
- Metrologia & Instrumentação
Nos Campi da URI, a partir de 2009, também estão disponíveis via internet todos os Periódicos Capes:
 

 
 

Laboratório de Usinagem

 
Este laboratório está montado junto ao novo prédio do Campus II, Prédio 7, no setor destinado à área de processos de fabricação, em ambiente totalmente adequado à realização de aulas práticas e trabalhos na área de processos de usinagem. É um espaço destinado ao ensino, e tem por finalidade a realização de aulas práticas do Curso de Engenharia Mecânica, bem como de atividades de confecção de peças e dispositivos a serem usados nos projetos dos alunos e trabalhos de conclusão de curso.
Dentre os equipamentos já adquiridos estão um torno universal mecânico com barramento de 1 m, um torno universal mecânico com barramento de 2 m, uma fresadora ferramenteira, uma serra fita para materiais metálicos, uma furadeira de bancada, um torno CNC com barramento de 1 m e também um centro de usinagem CNC. Os softuares usados nesse laboratório são o Solid Edge e o NX CAM.

Disciplinas envolvidas nesse laboratório: Esse laboratório é utilizado para as disciplinas de Processos de Usinagem I e II, Fabricação Integrada por Computador - CIM, Fabricação Assistida por Computador - CAM, além de ser um espaço para a confecção de peças para projetos desenvolvidos por alunos, Mini-Baja e Aerodesign.
 


Laboratório de Máquinas Térmicas - Motores

 
Esse laboratório está instalado no prédio 7 do Campus II da URI. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade a realização de aulas práticas dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Agrícola. Atualmente esse laboratório conta com diferentes motores, ciclo Otto e ciclo Diesel, alguns em funcionamento sobre bancada e outros disponíveis para montagem e desmontagem, a fim de que os alunos dos cursos possam observar na prática diferentes princípios de funcionamento desses motores, características construtivas, assim como os seus principais dispositivos e o devido acoplamento destes. Junto a esse laboratório está também a Oficina Mecânica do curso onde é possível ter acesso e todas as ferramentas necessárias para os trabalhos práticos do curso.
 
Disciplinas Envolvidas: Este laboratório é utilizado para as disciplinas de Termodinâmica aplicada, Máquinas Térmicas e Elementos de Máquinas I e II.
 

Laboratório de Soldagem

 
Este laboratório está montado junto ao Prédio 7 do Campus II, no setor destinado à área de processos de fabricação, em ambiente totalmente adequado à realização de aulas práticas e trabalhos na área de processos de soldagem. É um espaço destinado ao ensino, e tem por finalidade a realização de aulas práticas do Curso de Engenharia Mecânica, bem como de atividades de confecção de peças e dispositivos a serem usados nos projetos dos alunos e trabalhos de conclusão de curso.
Dentre os equipamentos adquiridos estão uma máquina de solda tipo MIG/MAG Multivoltagem ESAB Aristo MIG 501i, duas fontes ESAB Bantam 250 Serralheiro para eletrodos revestidos, duas fontes ESAB Super Bantam 256 Plus para eletrodos revestidos, uma máquina de solda tipo TIG ESAB Heliarc WC 8, uma CADDY TIG 2200i AC/DC ESAB,  uma Origo TIG 200 HF TIG ESAB, e uma máquina de corta a plasma PawerCut 875 / PT 32EH.

Disciplinas envolvidas nesse laboratório: Esse laboratório é utilizado para as disciplinas de Processos Metalurgicos - Soldagem, Fabricação Assistida por Computador - CAM, Ensaios Mecânicos, Ciência dos Materiais, além de ser um espaço para a confecção de peças para projetos desenvolvidos por alunos, Mini-Baja e Aerodesign.
 


Laboratório de Automação Industrial e Comandos Hidráulicos e Pneumáticos

 
Este laboratório está montado no prédio 7 do Campus II, e está adequado às práticas apresentadas na disciplina de Elementos de Automação. Está equipado com bancada didática padrão, compostas por placas modulares que permitem desenvolver trabalhos de eletrotécnica básica, programação de micro-CLP´s, controle de velocidade de motores CA, partida de motores CA utilizando Soft-Starter, CLP´s e suas expansões, módulos aplicados a redes industriais, controladores de temperatura e módulos contadores.  Também possui sensores e atuadores diversos para serem utilizados em conjunto com os módulos programáveis. Para simular cargas em motores elétricos possui um conjunto Freio de Focault. O laboratório permite ao aluno vivenciar práticas de automação que serão encontradas no meio industrial quando da atuação do Engenheiro Mecânico egresso do Curso.
O laboratório também conta com uma bancada de pneumática equipada com atuadores, motores, válvulas, etc..., adequado para as aulas práticas de Comandos Hidráulicos e Pneumáticos.
Disciplinas relacionadas: Elementos de Automação, Fundamentos de Eletrônica, Eletrotécnica Básica, Instrumentação Monitoração e Controle, Comandos Hidráulicos e Pneumáticos.