Infraestrutura

Engenharia Civil

Página do Curso

Infraestrutura | URI Câmpus de Erechim

Salas de aula

 
​Todas as salas de aula possuem mobiliário compatível às necessidades, ventilação adequada, projetores de multimídia, acesso à rede wireless, telas de projeção retrátil, quadros para comunicações, quadro de giz, apagador, bem como iluminação natural e artificial.
 

 

Laboratórios de Ciência dos Materiais e Ensaios Mecânicos

 
​Contam com duas máquinas de Ensaio Universal, Durômetro e Micro Durômetro, Ensaio Sharpy, Ultra som, além de Muflas e Fornos, Lixadeiras e Politrizes, Lupas e Microscópio com Computador para aquisição de imagens ampliadas.
 

 

Laboratório de Fenômenos de Transporte e Hidráulica

 
Conta com vários equipamentos para ensaios térmicos e de escoamentos, como o Canal de Hidráulico, Túnel de Vento, Bancada de Refrigeração e de Bombeamento, Pirômetro, Anemômetros, Tubos de Pitot, Câmara Termográfica, Sistemas de Aquisição de Dados, Manômetros e Termopares, bombas hidráulicas em corte, kit de irrigação por aspersão e de gotejamento.
 

 

Laboratório de Eletrotécnica

 
​Equipado com fontes de tensão trifásicas e CC ajustáveis, motores elétricos (corrente contínua, assíncronos e síncronos), controladores lógicos programáveis, osciloscópios, sensores (indutivos e capacitivos), cargas (resistivas, capacitivas e indutivas), freio de histerese controlado, dispositivos de proteção e acionamentos elétricos, soft-starters, inversores de frequência, tacômetros, multimedidores de potência, multimedidor para análise de energia, alicates Wattímetros e multímetros digitais.
 

 

Laboratório de Preparo de Amostras e Técnicas Construtivas – LAPATEC

 
​Possui britador trifásico de mandíbula, retífica pneumática com rebolo diamantado, moldes cilíndricos metálicos (concreto, argamassa, pasta), mesa vibratória, estufa ótica, betoneira vertical, balanças digitais de 3kg, 10 kg e 200 kg, misturador mecânico 220W, banho Maria, mesa para medição de índice de consistência, forno muflamax 1200 graus, moinho de bolas com dois jarros, motor de acionamento para vibrador de concreto, mangote de 3,5 metros para concreto, furadeira, máquina de solda elétrica, serra circular 7 ¼ maquita, serra mármore maquita, peneiras de aço galvanizado de tamanhos diversos, peneiras com caixilho redondo de vários tamanhos, tampas para peneira, fundos para peneira, vidrarias em geral, agitador de peneira eletromagnético, câmara úmida, câmara climatizada, máquina de ruptura servo hidráulica EMIC PC200CS, multímetro digital, termômetro digital, paquímetro analógico.
 

 

Laboratório de Solos e Pavimentação

Possui os equipamentos para realizar a caracterização de solos e britas: aparelhos para determinação dos limites de Atterberg, equipamentos para sedimentação e granulometria. Na área de pavimentação o laboratório está equipado com moldes CBR, Marshall e de Proctor, balanças, estufa, prensa Marshall, compactador elétrico Marshall, viga Benkelman e Rotarex.

Laboratório de Física

 
​Equipado com Plano inclinado complexo Kersting III com meio viscoso, Conjunto de réguas metálicas para teoria dos erros: 500 mm/ 50 cm 5 dm, Conjunto de mecânica Arete, Dinamômetro tubular standard para capacidade de 1 N, Dinamômetro tubular standard capacidade 2N, Conjunto de queda livre com sensor de largada, Colchão de ar linear master 1300 mm com unidade de fluxo ar e centelhador, Conjunto de lançamentos horizontais simples, Conjunto para molas e lei de Hooke, Painel de forças NDF II Sênior, Conjunto para mecânica estática, Conjunto de réguas projetáveis para teoria dos erros: 500 mm/ 50 cm/ 5 dm, Cronômetros digitais, Paquímetro em aço com comprimento de 15 cm e divisão de escala de 0,05, Canaleta de alumínio tipo U com dimensões 22 x 25 mm, Disco de ferro com eixo cônico, Lâmpada estroboscópica com controle de freqüência.
 


Laboratório de Química

 
Possui Agitador Horizontal de Solos, Estufa de Esterilização e Secagem FANEN 515, Fósforo, Colorímetro, BIOBLIN, Capela de Exaustão de Gases, PERMUTION em PVC, Balança Analítica MARTE, Centrífuga CELM, Bomba de Vácuo MARCONI, Chapa Aquecedora MARCONI, Moinho para Solos MARCONI, Agitador Magnético QUIMIS, Fotômetro de Chama para K, Ca, Na, Li, DIGIMED, Banho Marca DE LEO, Digestor TECNAL, Destilador de água, além de vidrarias (provetas, Erlenmeyers, Béckers, estratores, condensador bola, condensadores espiral, termômetros, pipetas graduadas, pipetas volumétricas, balões de fundo redondo, funis de decantação, sacarímetro, cápsulas de porcelana).
 

 

Laboratório de Topografia

 
​Conta com Teodolitos, Níveis, Estação Total, GPS Geodésico, e acessórios: trenas, balizas, miras, tripés, bastões, prismas.
 

 

Laboratório de Instalações Hidrossanitárias Prediais

Conta com instalações aparentes, onde estão instalados conjuntos de tubulações, conexões e acessórios para os sistemas de água fria, quente e esgoto.

Laboratório de Desenho Técnico

 
​Está equipado com mesas específicas para desenho com réguas paralelas em cada uma delas, esquadros, transferidores e escalímetros. 


 

Laboratórios de Informática

 
​Estão localizados nos Prédio 2 e 8, os quais compreendem (8) oito laboratórios em uma área física de 563,09 m2 e 196 computadores, além de uma sala de apoio com monitores e o suporte do NTI – Núcleo de Tecnologia da Informação. Os computadores destes laboratórios são utilizados para diferentes softwares de Engenharia, tais como Ansys CFX e Fluent, Maple 16, AutoCad, Solid Works, Solid Edge, Matlab, PSim, editores de texto, planilhas computadorizadas e contam com sistema operacional Windows.
 

 

Laboratório de Simulação Numérica LABSIM

 
Conta com três (3) Workstations Xeon multiprocessadas com grande capacidade de processamento, impressora HP Laser Mono, impressora HP Laser Color, 6 (seis) computadores Intel I7, com 16 Gb de RAM, HD de 1 Tb, e placas de vídeo Off Board, 6 (seis) computadores Intel Core Quad, com 8 Gb de RAM, HD de 500 Gb, e placas de vídeo Off Board, incluindo todos os softwares já citados, além de um pequeno acervo bibliográfico com obras importantes na área de Energia e contando também com sinal wi-fi.