Infraestrutura

Fisioterapia

Página do Curso

Infraestrutura | URI Câmpus de Erechim

Laboratório de Prática Multidisciplinares – Histologia e Embriologia

Os laboratórios de Práticas Multidisciplinares estão localizados no Prédio 11 - Câmpus I da URI Erechim e compreendem uma área destinada à realização de aulas práticas e/ou teórico-práticas de Histologia e Embriologia Geral, bem como ao estudo complementar com acompanhamento de monitores. Compreendem 06 (seis) laboratórios e uma secretaria.



Laboratório de Prática Multidisciplinares – Anatomia Humana

Localizados no Prédio 11, Salas 11.29, 11.30 e 11.31, os Laboratório de Anatomia Humana são um espaço destinado ao ensino por meio de aulas teórico-práticas, com a utilização de modelos e peças anatômicas, bem como ao estudo individualizado ou em grupo, com oacompanhamento de monitores.



Laboratórios de Anatomia

Localizado no Prédio 11, Sala 11.32, os Laboratórios de Anatomia constitui um espaço destinado ao ensino por meio de aulas teórico-práticas com a utilização de modelos e peças anatômicas, bem como ao estudo individualizado ou em grupo, com o acompanhamento de monitores.



Salas de Aula

As Salas de Aula destinadas ao Curso de Fisioterapia estão localizadas no Prédio 12 do Câmpus I da URI Erechim. Esses espaços destinam-se ao desenvolvimento de conteúdos teóricos mediante a utilização de estratégias metodológicas ativas. As salas estão preparadas para o uso de recursos multimídia e têm acesso a internet wireless.



Clínica Escola de Fisioterapia – URICEPP

 
O Curso de Fisioterapia da URI Erechim proporciona aos seus acadêmicos a possibilidade de práticas profissionais curriculares e não-curriculares, dentro de preceitos éticos e humanizados. Partindo desta premissa, o curso de Fisioterapia, que iniciou no ano de 2003 tendo sua primeira turma formada em 2008, oferece atendimento especializado à comunidade de Erechim e região. Dentre os diversos locais de atuação em prevenção, promoção e reabilitação em saúde, destaca-se a Clínica Escola de Fisioterapia, local este destinado a aulas práticas e estágios do curso. 
 A assistência fisioterapêutica é destinada a pessoas da comunidade menos favorecidas da cidade de Erechim e Região, onde todos os atendimentos são realizados pelos acadêmicos do curso, de segunda a sexta-feira nos turnos manhã e tarde, sob supervisão de preceptores e professores especializados, nas diferentes áreas de atuação. 
 


Hidroterapia

 
Através das diversas técnicas utilizadas, a Hidroterapia é um recurso de extrema importância terapêutica. Possibilita a abordagem fisioterapêutica em diferentes áreas como Ortopedia, Neurologia, Pediatria, Reumatologia, Oncologia, entre outras.
O espaço destinado ao Setor de Hidroterapia da Clínica Escola da URI é modelo de atenção em saúde, possuindo adaptações e acessibilidade de alto nível técnico, desde os vestiários até à entrada do paciente na piscina.
 


Fisioterapia em Neurologia Adulto

 
A demanda de pacientes neurológicos adultos é suprida em espaço adequado, adaptado e equipado com os recursos terapêuticos necessários aos atendimentos.
Os indivíduos com sequelas de Acidentes Vasculares Encefálicos (AVEs), Lesões Medulares, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, dentre outras patologias neurológicas, recebem atendimento especializado e individualizado, buscando-se o maior nível de independência funcional.
 


Neuropediatria

 
A área ds Fisioterapia Neuropediátrica conta com salas de atendimento individualizado, com adequações mobiliarias, espaços lúdicos e de possibilidade de ambientação terapêutica infantil diferenciados dos salões de Cinesioterapia. 
As crianças com sequelas de Síndromes Genéticas, Paralisia Cerebral, Doenças Miopáticas, Doenças Infecciosas do Sistema Nervoso, etc. recebem atendimento individualizado respeitando-se os períodos de adaptação e acompanhamento dos pais ou responsáveis.
 

 

Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia, Vascular e Desportiva

 
Esta área de atuação possui uma grande demanda de pacientes e possibilita intervenções terapêuticas nas mais variadas faixas etárias e patologias. Além disso, a atuação em educação preventiva é valorizada para que a reincidência ou a recidiva seja minimizada.
O espaço é equipado com aparelhos de Eletrotermofototerapia de última geração, além de recursos Cinesioterapeuticos e de Mecanoterapia. Os procedimentos terapêuticos são baseados nas técnicas disponíveis e necessidades individuais.
 


Oncologia

 
Esta área de atuação é referencia regional, visto que o curso de Fisioterapia da URI é pioneiro na inserção desta modalidade terapêutica na grade curricular. 
Para os atendimentos, conta-se com espaços individualizados e recursos adequados às particularidades de cada indivíduo. O respeito ao esquema terapêutico destes pacientes é seriamente debatido nas salas de reuniões e rounds de discussão de casos, visto que muitos estão em processo de Quimioterapia e/ou Radioterapia concomitante.
 


Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Metabólica

 
É uma área de excelência, onde a infraestrutura técnica e a assistência à saúde são consideradas padrão. Os pacientes são avaliados e acompanhados, além da equipe de Fisioterapia por méd
 

 

Fisioterapia em Pediatria

 


Pilates

 


Sala de Aulas Práticas