Publicações

Pedagogia

Página do Curso

Publicações | URI Câmpus de Erechim

Artigo

SER PROFESSOR: AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NAS SÉRIES INICIAIS

Autor(es): NOGARO, Ivânia; SCHEFFER, Nilce Fátima; NOGARO, Arnaldo

A escola como espaço de aprendizagem

Autor(es): Arnaldo Nogaro

Medo e ousadia

Autor(es): Josiele Sfredo

A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA AÇÃO PEDAGÓGICA

Autor(es): Licini Camila Karpinski

A DANÇA COMO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Autor(es): Ariane Tochetto

A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Autor(es): Édina Menegat Mecca, Mayara A. De Oliveira, Givanildo B. Godinho, Lionira M. G. Komosinski

A PESQUISA VISANDO À CAPACIDADE DE LEITURA CRÍTICA

Autor(es): Mayara Alessandra De Oliveira, Givanildo B. Godinho, Édina M. Mecca, Lionira M. G. Komosinki

Educação e Espaço Escolar

Autor(es): Profa. Drª. Adriana Dickel

ESPANHOL E TERCEIRA IDADE: UMA PRÁTICA POSSÍVEL

Autor(es): Fernanda Fátima Wepik,Joselma Maria Noal

ÉTICA FAMILIAR: A RESPONSABILIDADE DOS PAIS NA EFETIVIDADE DO DIREITO FUNDAMENTAL A EDUCAÇÃO DOS FIL

Autor(es): Cátia Rejane Liczbinski Sarreta, Alex Sandro de Oliveira, Giovana Fuzinatto,Liliane Schweikart de M

FORMAÇÃO CULTURAL NA CONTEMPORANEIDADE: A ALFABETIZAÇÃO VISUAL EM SALA DE AULA

Autor(es): Eliane de Oliveira Rodrigues, Adriane Melara,

NA ESCURIDÃO DO TÚNEL, UMA LUZ

Autor(es): Lemos, S., Mescka, P. M., Teston, A. T

O MUNDO CONTEMPORÂNEO E A EDUCAÇÃO: AS IMAGENS COMO MEDIADORAS DESTE PROCESSO

Autor(es): Adriane Melara, Eliane de Oliveira Rodrigues

O PAPEL DO EDUCADOR NA SEGUNDA INFÂNCIA

Autor(es): Almir Paulo dos Santos

OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA

Autor(es): Alessandra Avila Martins

PEDAGOGIA FREINET NA DIVERSIDADE DE FLEXIBILIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autor(es): Vânia Mendes, Josiane Ballen, Queli Velk, Genecí Leandro

PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

Autor(es): Cátia Manoela Gasparetto

PRÁTICA DE ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(es): Ana Lígia Rosa, Vivian Treichel Giesel

SER PROFESSOR: AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NAS SÉRIES INICIAIS

Autor(es): NOGARO, Ivânia. SCHEFFER, Nilse Fáima; NOGARO, Arnaldo

Monografia / TCC

“A contribuição das histórias infantis no desenvolvimento da criança surda, através do teatro”

Autor(es): Carmem Elisabete de Oliveira

Orientador(a): Maria Paula Giacomini

A Capoeira como Prática Pedagógica

Autor(es): Edilene Casagrande

Orientador(a): Marcos Mokva

A concentração no processo escolar: constatações e proposições

Autor(es): Silvana Arcoit

Orientador(a): Idanir Ecco

A concretização do espaço lúdico na Educação Infantil

Autor(es): Rachel Fragoso

Orientador(a): Joseliane Zanin Pagliosa

A construção de vínculos na adaptação escolar das crianças de zero a seis anos

Autor(es): Luciana Angela Scheneider

Orientador(a): Lenara Tais Reato Genro

A criança e sua arte

Autor(es): Livia Roberta Lira

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio

A Criança Surda E A Aquisição Da Primeira Língua

Autor(es): Jaqueline Boldo

Orientador(a): Denise A. Martins Sponchiado

A DOCÊNCIA E SUAS FASES

Autor(es): Ieda Antoniolli

Orientador(a): Maristela mantovani.

A educação formal escolar da alienação ao humanismo

Autor(es): Franciele Fátima Marques

Orientador(a): Idanir Ecco

A Educação Infantil na perspectiva da educação popular nas entidades sociais do município de GV

Autor(es): Marissandra Todero

Orientador(a): Mariléia Gollo de Moraes

A educação para além da escola

Autor(es): Tatiane Piva

Orientador(a): Jacqueline R. B. Enricone

A escola e a construção do sujeito ético

Autor(es): Claudete Antonia Mestura

Orientador(a): Jaqueline Enricone.

A filosofia e as crianças : educação para o pensar

Autor(es): Mirtes T. Strapasson

Orientador(a): Nilva Rosin

A gramática nas Séries Iniciais

Autor(es): Rosali Salete Dacampo Sandri

Orientador(a): Ana Maria Dall Zott Mokva

A importância do pedagogo nas empresas, para atuar na formação dos profissionais

Autor(es): Kátya Luísa Pietski

Orientador(a): Adriana Salete Loss Zorzan

A LEITURA DE TEXTO EXTRAVERBAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autor(es): Sirlei Pietrobelli

Orientador(a): Ana Mokva

A LEITURA NO FANTÁSTICO MUNDO DAS FADAS

Autor(es): Francieli Fernanda Mohr

Orientador(a): Ana Mokva

A relação entre o brincar, o desenvolvimento e a aprendizagem na educação infantil

Autor(es): Tatiana Fossato

Orientador(a): Joseliane Zanin Pagliosa

A ressignificação da consciência do agente de pastoral

Autor(es): Eliange Salete Borsa

Orientador(a): Mariléia Gollo de Moraes

A sexualidade nas S.I.: um estudo dos livros didaticos de ciências naturais mais adotado na esc. bra

Autor(es): Jaqueline Pandolfo Ruhnke

Orientador(a): Sonia Zakrzevski

Acesso, permanência e eficiência da diversidade humana na escola.

Autor(es): Denise Maria Bordin Spadari

Orientador(a): Mariléia Gollo de Moraes

Ações educativas que permeiam a prática do pedagogo na empresa

Autor(es): Fernanda Perin

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

Afeto, alegria, prazer em aprender

Autor(es): Luciana Maróstica

Orientador(a):

AGRESSIVIDADE E INDISCIPLINA NA ESCOLA UMA PROPOSTA TEÓRICO – METODOLÓGICA

Autor(es): Eliana Lanzana

Orientador(a): Maria Lourdes Bortolanza

Aleitamento Materno: Uma Prática Educativa

Autor(es): Deise Mara Nespolo Pilar

Orientador(a): Roseana Spinelli

Aprender jogando: uma união que dá certo!

Autor(es): Marileusa Fátima Müller Baú

Orientador(a): Ana Maria Mokva

Aquisição da Leitura no Processo de Alfabetização

Autor(es): Maria Paza Bisolo

Orientador(a): Aida Teresinha Teston

As implicações do brincar na fase escolar dos anos iniciais

Autor(es): Taciane Moschen

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio

AS COMPETÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autor(es): Tainete Farina

Orientador(a): Maristela Mantovani

As concepções das crianças do meio rural sobre o meio ambiente

Autor(es): Cristiane De Oliveira Flores Companhoni

Orientador(a): Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski.

Autonomia Administrativa na Escola Pública Estadual

Autor(es): Simone Maria Barbieri

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

AUTONOMIA COMO FIM PRIORITÁRIO DA EDUCAÇÃO

Autor(es): GLAUCIA DAL VESCO

Orientador(a): MARISTELA LíRIO QUEVEDO MANTOVANI

Avaliação do Nível de Conhecimento sobre Sexualidade em Meninas de Quarta à Oitava Séries

Autor(es): Luciane Harres

Orientador(a): Terezinha Albina Bordin

Avaliação e Educação Infantil

Autor(es): Adriane M. Bombana Bernstein

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

Avaliação na Educação Infantil

Autor(es): Eliane Ivete Lira Gomes

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

Brincar: uma vivência reestruturante

Autor(es): Fernanda Hanauer

Orientador(a): Terezinha Albina Bordin

Cantigas de Roda

Autor(es): Alice Campagnolo Zanella

Orientador(a): Marcos Mokva

Compreensão textual no livro didático: possibilidades ou limitações?

Autor(es): Sandra Mara Gehlen

Orientador(a): Ana Maria Dall Zot Mokva

Contribuições das atividades lúdicas na aprendizagem

Autor(es): Eliane de Pierri Ubert

Orientador(a): Jacqueline Raquel Bianchi Enricone

Desenho e Pintura

Autor(es): Carla Daiana Toledo

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio

Desenvolvimento Humano e Afetividade na Aprendizagem

Autor(es): Rosimar Pagliosa

Orientador(a): Maria Lourdes Bortolanza

Dificuldades de Aprendizagem nas Séries Iniciais

Autor(es): Ivani Inês Trentin

Orientador(a): Maria Lourdes Bortolanza

Dificuldades de Aprendizagem nas séries iniciais

Autor(es): Ivani Drachenberg

Orientador(a):

Educação de gêmeos

Autor(es): Ines Ramos Kieznier

Orientador(a): Maria Lourdes Bortolanza

Educação e mediação no espaço escolar

Autor(es): DAIANE MOREIRA PRESTES

Orientador(a):

Educação Infantil: promovendo aprendizagens com o uso de jogos pedagógicos

Autor(es): Eliana Maria Rossi

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio.

Educação matemática de jovens e adultos

Autor(es): Raquel Ardais Medeiros Ferlin

Orientador(a): Neila Tonin Agranionih

Explorando o campo conceitual aditivo com crianças de 8 a 12 anos da Obra Promocional Santa Marta

Autor(es): Edenise Delavechia

Orientador(a): Neila Tonin Agranionih

Fracasso escolar e autoconceito: percepção de alunos de 5ª série do ensino fundamental

Autor(es): Regina Lourenço Roman

Orientador(a): Jacqueline R. B. Enricone

GESTÃO EDUCACIONAL

Autor(es): Elizete Rita Lucion

Orientador(a): Maria Rubia Bispo Orth

Imagem e auto-imagem do professor das séries iniciais

Autor(es): Dúnia Omizzolo Bergamo

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

Incluir ou excluir: do querer ao fazer

Autor(es): Silvia Maria Bonavigo

Orientador(a): Denise Sponchiado.

Inclusão dos Sujeitos com Necessidades Educacionais Especiais

Autor(es): Sulmara Aparecida de Giacometti

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

Inclusão: problema ou solução

Autor(es): Dorotilde Maria Ronsoni

Orientador(a): Denise Sponchiado

INDISCIPLINA, UM DESAFIO: ENTENDENDO SUAS CAUSAS

Autor(es): Margarete Tomazzetti Diolindo

Orientador(a): Lia Mara Inês Albertoni Rohenkohl

Infreqüência escolar

Autor(es): Ana Lúcia Scoloski

Orientador(a): Nely Zaffari

Interdisciplinaridade:Vertentes e aplicabilidades.

Autor(es): Viviane Romanowski

Orientador(a): Maristela Quevedo Lirio Mantovani

Jogos matemáticos cooperativos

Autor(es): Neiva Liane Bresolin Soares

Orientador(a): Neila Tonin Agranionih

Leitura: promovendo a auto-estima e o espírito de cidadania.

Autor(es): Cristiane Duarte

Orientador(a): Aida Teresinha Teston

Leitura: um processo interativo e criativo nas diferentes áreas do conhecimento

Autor(es): Andréia Bresolin

Orientador(a): Ana Maria Dal Zott Mokva

LIMITES ESTABELECIDOS EM CASA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autor(es): Rosenilda Andrade dos Santos

Orientador(a): Terezinha Albina Bordin.

Limites no convívio entre pais e filhos

Autor(es): Isamara Dalla Costa

Orientador(a): Lia Mara Rohenkohl

Literatura como processo lúdico educacional

Autor(es): Luciana Pandolfi Morandini

Orientador(a): Aida Teston.

Mensagem sublimar no filme infantil o Rei Lêão

Autor(es): Carina Rossetto Maria

Orientador(a): Aida Teston.

Meu professor inesquecível: concepção das alunas formandas do Curso de Pedagogia.

Autor(es): Francine Dallacqua

Orientador(a): Jacqueline Enricone

Novas exigências de aprendizagem na socidade do conhecimento

Autor(es): Fernanda Benvenuti

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

O brincar como instrumento de aprendizagem na Educação Infantil

Autor(es): Alzima de Freitas Carvalho

Orientador(a): Denise Sponchiado.

O brincar na Educação Infantil

Autor(es): Inajara Do Amaral Ribas

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio.

O Brincar nos Anos Iniciais

Autor(es): Siniclei Santina Tochetto

Orientador(a): Denise A. Martins Sponchiado

O construtivismo de jean piaget na epistemologia genética desdobramentos pedagógicos

Autor(es): Giovani Rossano Pinotti

Orientador(a): Elói Pedro Fabian

O espaço físico como elemento fundamental para a prática educativa com crianças de zero a seis anos

Autor(es): Zeli Maria Wozniak

Orientador(a): Joseliane Zanim Pagliosa

O lúdico na Educação Infantil

Autor(es): Aline Patricia Segatti

Orientador(a): Joseliane Zanin Pagliosa

O papel do educador e do educando no processo de ensino-aprendizagem nas séries inic. do ens. funda.

Autor(es): Mirian Odila Graichen

Orientador(a): Lenara Taís Reato Genro

O Papel do educador no processo de ensino aprendizagem da criança hiperativa

Autor(es): Roselaine Padilha

Orientador(a): Simone Krahl

O papel do professor e da instituição diante da tarefa de cuidar e educar crianças da Ed. Infantil

Autor(es): Leila Cristina Breitenbach

Orientador(a): Joseliane Zanin Pagliosa

O pedagogo e sua atuação nos espaços educativos não-formais

Autor(es): Vânia Miechoanski

Orientador(a): Adriana Salete Loss Zorzan

O Processo de Adaptação Escolar na Educação Infantil

Autor(es): Gabriela Corrêa de Aguiar

Orientador(a): Jacqueline R. B. Enricone

O processo de alfabetização no ensino fundamental

Autor(es): Liliana Maria Rizzotto

Orientador(a): Lenara Taís Reato Genro

O processo de desenvolvimento da linguagem oral nas crianças: do balbúcio a fase de alfabetização

Autor(es): Bárbara Elisa Anselmini

Orientador(a): Aida Teresinha Teston

O processo de inclusão escolar dos alunos portadores de necessidades educativas especiais

Autor(es): Kátia Inês Zago Mezomo

Orientador(a): Simone Krahl

Os Contos de Fadas presentes na Literatura Infantil

Autor(es): Jussara Maria Branchi

Orientador(a): Aida Teresinha Teston

OS REFLEXOS DA (IN)DISCIPLINA DO ALUNO NO TRABALHO DOCENTE

Autor(es): Neura Mara Bresolin

Orientador(a): Maristela Mantovani

Pedagogia Social: Mais um Campo Profissional a ser desvelado

Autor(es): Daiane Mezzalira

Orientador(a): Anelise Brod

Poder e disciplina na visão de Michel Foucault e suas relações com a instituição escolar

Autor(es): Patrícia Sartor Segatti

Orientador(a): Maristela Quevedo Lirio Mantovani

POSSIBILIDADES PARA TRANSFORMAR A DIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DE UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autor(es): Daiane Gauze

Orientador(a): PROFª. MARILÉIA GOLLO DE MORAES

Psicomotricidade na educação infantil

Autor(es): Patricia Elena Meneguello

Orientador(a): Marcos Mokva

Psicomotricidade no contexto escolar: corpo e mente saudaveis

Autor(es): Inéia P. U. Brusamarello

Orientador(a): Marcos Mokva

Quando a aprendizagem não acontece... e aí professor(a)?

Autor(es): Roseli V. Maleski

Orientador(a): Profª Adriana Loss Zorzan

Relação família e escola na educação infantil.

Autor(es): Zanete Fuzinatto

Orientador(a): Maria Lurdes Bortolanza

Relação Família-Escola: Vivências na Educação Infantil em Classes Populares

Autor(es): Quendra Lenara Baranoski

Orientador(a): Jacqueline Enricone

resolução de problemas multiplicativos na aprendizagem da matemática

Autor(es): Marisa Cecchin de Lima

Orientador(a): Neila Tonin Agranionih

SABERES DOCENTES

Autor(es): Patrícia Sorgatto

Orientador(a): Arnaldo Nogaro.

Saberes necessários a uma Educação Infantil de qualidade

Autor(es): Letícia Dalla Rosa

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Autor(es): Francieli Zanetti Angonese

Orientador(a): Lia Mara Inês Albertoni Rohenkohl

TEORIAS DO CURRÍCULO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE CONCRETA

Autor(es): DULCINEIA SALETE JACOBOSKI

Orientador(a): GESTINE CÁSSIA TRINDADE

Trabalho Em Equipe: Fatores Concorrentes Na Colaboração Mútua Da Equipe

Autor(es): Marlete Gosch Machado

Orientador(a): Mara Rubia Orth

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Autor(es): João Luiz Pereira Dos Santos

Orientador(a): Lenara Reato Genro

A alfabetização no contexto atual

Autor(es): Luci Claudia Wietrzykowski

Orientador(a): Lenara Taís Reato Genro

A alimentação saudável na idade escolar.

Autor(es): Jaqueline Petzhold Riste de Brito.

Orientador(a): Roseana Spinelli.

A aprendizagem da leitura e da escrita: um processo significativo e prazeroso

Autor(es): Dinamara Fátima Salvi Veroneze

Orientador(a): Lenara Taís Reato Genro

A aprendizagem da leitura e escrita de forma prazerosa, significativa e atraente

Autor(es): Ieda Maria Tonial Miotto

Orientador(a): Lenara Taís Reato Genro

A contribuição das formas inadequadas de avaliação para a exclusão escolar.

Autor(es): Rosemari Janecki Mazzutti.

Orientador(a): Mara Rubia Bispo Orth.

A importância da Avaliação Escolar

Autor(es): Geneci Bisolo Tibola

Orientador(a): Anelise Brod

A importância da lateralidade nas Séries Inciais

Autor(es): Janete Jurema da Silva

Orientador(a): Marcos Mokva

A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular

Autor(es): Marilisa Margarida Dal Molim Szczygiel

Orientador(a): Denise Sponchiado

A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): Nair Mussiol

Orientador(a): Marcos Mokva

A Relação professor reflexivo e aprendizagem do aluno.

Autor(es): Fabiana Saúde Casanova

Orientador(a): Idanir Ecco

A relação professor/aluno na perspectiva da educação humanizadora

Autor(es): Nair da Silva

Orientador(a): Idanir Ecco

A sexualidade na infância

Autor(es): Dinamar Munaretto Bordin

Orientador(a): Terezinha Albina Bordin

Afetividade na relação professor aluno

Autor(es): Rosangela Savegnago Salvi

Orientador(a): Ilza Kneib

Alegria, afetividade e ludicidade no processo de alfabetização

Autor(es): Liciane Tabaczinski

Orientador(a): Katia Franklin Baggio

Alfabetização Matemática

Autor(es): Izabel Lucia Garbin Picinin

Orientador(a): Neila Tonin Agranionih

Aprender: que tal jogando ?

Autor(es): Jussara Inês Zabot

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio.

Aprendizagem Significativa: uma abordagem conceitual e prática

Autor(es): Rosane Fátima Kempfer

Orientador(a): Idanir Ecco

APRENDIZAGEM UMA PROPOSTA LÚDICA

Autor(es): Neiva Gotz Tormen

Orientador(a): KÁTIA BAGGIO

Avaliação na educação de jovens e adultos

Autor(es): Eliane Terezinha Dallagnol Luchini

Orientador(a): Mariléia Gollo De Moraes

Brincadeiras de faz-de-conta

Autor(es): Neusa L. D. Menegat.

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio

Brincadeiras que o tempo apagou

Autor(es): Loeni Maria Basso

Orientador(a): Denise Sponchiado

Criatividade: a revolução em sala de aula

Autor(es): Marli Gottardo

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio

DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL:POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): Márcia Fátima Alves

Orientador(a): Maria Lourdes Bortolanza

E Conquistas Na Alfabetização De Jovens E Adultos

Autor(es): Lindamir Antonia Cantelli Sgarbi

Orientador(a): Mariléia Gollo De Moraes

E educação escolar numa perspectiva libertadora

Autor(es): Marcia Maria Lermen

Orientador(a): Idanir Ecco

Educação inclusiva: um desafio

Autor(es): Joselaine Pereira Pinto Toniello

Orientador(a): Denise Sponchiado

Educação No Meio Rural: A Escola E A Comunidade Do Divino, Ibiaçá – Rs

Autor(es): Ivete Carmen Zanatta Rossi

Orientador(a): Isabel R. Gritti

Ensinar e Aprender com Afeto na Educação Infantil

Autor(es): Ivone Teresinha Bertolassi

Orientador(a): Maria Lourdes Bortolanza

Escola e vida: uma aproximação possível e necessária

Autor(es): Dulcimara Bragagnolo

Orientador(a): Mariléia Gollo De Moraes

Inclusão do deficiente mental no Ensino Regular

Autor(es): Juciane Marcia Lorenzi

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

Inserindo as crianças da Educação Infantil no mundo da Alfabetização

Autor(es): Sonia Leonete Knecht Regalin

Orientador(a): Lenara Reato Genro

Interação professor e aluno: interferências

Autor(es): Dinara Rozin Strapazzon

Orientador(a): Lia Mara Roenkohl

Interação professor-aluno-conhecimento nas séries iniciais

Autor(es): Jucilei Morschel

Orientador(a): Maria Lourdes Bortolanza

Leitura e criança: uma relação fundamental para a construção do conhecimento

Autor(es): Luci Silva Lyra Biazus

Orientador(a): Aida Teresinha Teston

Leitura: do aprender ao apreender significados

Autor(es): Noelia Maria Gallina Pelisser

Orientador(a): Ana Maria Mokva

O brincar e a aprendizagem nas séries iniciais; a importancia da abordagem interdisciplinar

Autor(es): Lucimara de Oliveira Dogenski

Orientador(a): Marcos Mokva

O despertar do gosto pela leitura e a importancia dos contos de fadas

Autor(es): Elisabete Terezinha Fontana Boff

Orientador(a): Aida Teston

O papel do professor na Educação Infantil

Autor(es): Isabel D. Lucini

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

O profº de Edic. Infantil de 4 a 6 anos: dificuldades e necessidades sentidas na prática pedagógica

Autor(es): Roseli Fátima S. Plucinski

Orientador(a): Neila Tonin Agranionih

O resgate da brincadeira da amarelinha com crianças da educação infantil numa escola pública

Autor(es): Janeci Oleias Dariva

Orientador(a): Neila Tonin Agranionih

Os valores da cultura Guarani

Autor(es): Janete Fátima Tonatto

Orientador(a): Jairo Perin

Possibilidades pedagógicas de trabalho a partir da cultura dos alunos na perspectiva da ed. libertad

Autor(es): Neuza Inês Somenzi Klein

Orientador(a): Mariléia Gollo de Moraes

Recreio escolar como espaço de educação e aprendizagem

Autor(es): Rosângela Terezinha Dassi Fracasso

Orientador(a): Idanir Ecco

Relação Entre Letramento E Alfabetização

Autor(es): Cleusa M. da Motta Pelliser

Orientador(a): Lenara Taís Reato Genro

Resolução de Problemas na Educação Infantil

Autor(es): Lia Mara Wandscheer Lorenzi

Orientador(a): Neila Tonin Agranionih

Sexualidade infantil

Autor(es): Mariana Kutzke

Orientador(a): Yolanda dos Santos Paiva

Uma visão de Educação Inclusiva nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Autor(es): Idolores Pereira da Silva

Orientador(a): Denise Sponchiado.

Desafios de Ser Professor na Atualidade

Autor(es): Cherli Fátima Bampi

Orientador(a): Idanir Ecco

Autor(es): Francine Brambatti

Orientador(a): Maristela Quevedo Mantovani

A (in) disciplina no contexto escolar

Autor(es): Cleonice Maria Pedroski

Orientador(a): Idanir Ecco

A Ação Pedagógica E A Resistência À Práticas Inovadoras

Autor(es): Manoela Rocha Bertuol

Orientador(a): Idanir Ecco

A afetividade - relação professor - aluno

Autor(es): Jaqueline Elen Cizerça

Orientador(a): Lia Mara Rohenkohl

A Afetividade Na Relação Professor-Aluno Na Educação Infantil.

Autor(es): Cleonice Wisniewski

Orientador(a): Denise Sponchiado

A Arte De Ensinar Violino E Teoria Musical De Maneira Lúdica Para Crianças.

Autor(es): Juliana Machado

Orientador(a): Maria Paula Giacomini

A Conferência Infanto-Juvenil De Meio-Ambiente: O 1º Passo Do Caminho Da Construção Da Agenda 21

Autor(es): Cristiane Paula Lichinski

Orientador(a): Sonia Zakrzevski

A construção da avaliação numa perspectiva emancipatória

Autor(es): Simone Luisa Secco

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

A contribuição da música no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil

Autor(es): Rejane Eva Ziger

Orientador(a): Maria Paula Giacomini

A educação infantil e os espaços físicos pedagógicos

Autor(es): Teolides Kurek

Orientador(a): Adriana L. Zorzan

A Formação Do Professor Na Educação Infantil

Autor(es): Angélica Sciesleski

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

A função do pedagogo na empresa

Autor(es): Lidiani Pistoia De Oliveira Medeiros

Orientador(a): Anelise Brod

A importância da família no desenvolvimento da criança hiperativa

Autor(es): Gislaine Camargo

Orientador(a): Simone Krahl

A Importância da Pintura na Educação Infantil

Autor(es): Rosieli Trez

Orientador(a): Maria Paula Giacomini

A importância do brincar

Autor(es): Silvia Bevilaqua

Orientador(a): Marcos Mokva

A interdisciplinaridade nas séries iniciais do ensino fundamenta

Autor(es): Alini Fernanda Ferri

Orientador(a):

A leitura e a escrita das crianças da classe popular

Autor(es): Liziane Acorsi Inocente

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

A linguagem das histórias em quadrinhos em sala se aula

Autor(es): Carina Giaretton

Orientador(a): Ana Maria Mokva

A Ludicidade na Prática Pedagógica da Educação Especial

Autor(es): Josane Boldo

Orientador(a): Denise Sponchiado

A música como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem

Autor(es): Oiara Pirez Magdanz

Orientador(a): Maria Paula Giacomini

A Pesquisa na Formação Docente: Um olhar para o Curso de Pedagogia

Autor(es): Marilina Oliveira

Orientador(a): Idanir Ecco

A Prática Pedagógica No Processo De Ensino-Aprendizagem Da Educação Especial

Autor(es): Daniele Vassali

Orientador(a): Denise Sponchiado

A Relação entre Brincadeiras e Gênero na Educação Infantil

Autor(es): Talita Luana Bandurka

Orientador(a): Joseliane Zanin Pagliosa

A sociedade atual e o educador intelec. transformador: uma exigência às sér. inic. da escolarização

Autor(es): Francieli Martinelli

Orientador(a): Gestine Cássia Trindade

Adaptação escolar: uma proposta possível e necessária

Autor(es): CLÁUDIA FRANCESCHETTO

Orientador(a): Lia Mara Albertoni Rohenkohl.

Afetividade na aprendizagem escolar

Autor(es): Cleicimara Nunes

Orientador(a): Ilza Kneib

Alfabetização - uma questão de método?

Autor(es): Fabiana Krignl

Orientador(a): Lenara Reato Genro

As diversas formas de leitura na educação infantil

Autor(es): Márcia Aparecida Cardoso Anzolin

Orientador(a): Ana Maria D. Mokva

Avaliação Escolar: Restrições e Possibilidades

Autor(es): Rodrigo Antonio Lora

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

Avaliação na educação infantil

Autor(es): Juliane Sandri

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

Comunicação oral: agente eficaz no processo educacional

Autor(es): Rosimar Bittarello Tochetto

Orientador(a): Ana Mokva

Consciência Pedagógica crítica

Autor(es): Adriana Geni Rodrigues

Orientador(a): Gestine Cássia Trindade

Contribuições do pedagogo em projetos de Humanização Hospitalar

Autor(es): Sandra Elisabete Rosin

Orientador(a): Terezinha Albina Bordin

COTIDIANO E VIOLÊNCIA ESCOLAR

Autor(es): FRANCINE TOMMASINI

Orientador(a): MARISTELA MANTOVANI

Desafios e perspectivas na construção de políticas púb.de inclusão escolar na rede munic. de Erechim

Autor(es): Aline Miguela Barcelos Teles

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

Divisão na primeira Série

Autor(es): Sandra Carla Tonatto

Orientador(a): Neila Ronin Agranionih

Educação Ambiental nas Escolas Municipais Rurais do Município Rurais de Aratiba/RS

Autor(es): Mônica Cristina Tonel

Orientador(a): Sônia Beatriz Zakrzevski

Educação Infantil: Afetividade na Relação Professor/Aluno

Autor(es): Franciele Ximeni Picolli Ferrari

Orientador(a): Yolanda Paiva

Educação Popular: Uma Alternativa Na Construção De Processos Emancipadores

Autor(es): Juliana Carla Girotto

Orientador(a): Verenice Teresinha Lipsch

Inclusão Escolar

Autor(es): Rose Mari Schultz Sovernigo

Orientador(a): Denise Aparecida Martins Sponchiado

Infreqüência na educação infantil e suas implicações na alfabetização

Autor(es): CLÉRIS FÁTIMA GRANDO

Orientador(a): Lenara Taís Reato Genro

Invernada Artística: Uma Possibilidade Pedagógica

Autor(es): Ariane Tochetto

Orientador(a): Kátia Franklin Bágio

Jogos recreativos e cooperativos nos anos iniciais

Autor(es): Patrícia T. Maraschin

Orientador(a): Marcos Mokva

JOGOS, BRINCADEIRAS E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autor(es): Mauren Dornelles Biolo

Orientador(a): Neila Tonin Agranionih

Leitura e escrita: uma relação interdependente

Autor(es): Tânia Mara Wilk

Orientador(a): Ana Mokwa

Leitura e Ludicidade por Meio de Textos Extraverbais

Autor(es): Francielis I. B. Rodrigues da Silva

Orientador(a): Ana Maria Mokva

Limites na Educação Infantil

Autor(es): Keila Kopko Paviani

Orientador(a):

Linguagem não verbal: do contato ao desenvolvimento ao desenvolvimento de habilidades

Autor(es): Rosmari Salete Ribeiro

Orientador(a): Ana Maria Dalzott Mokva

Ludicidade em crianças com Síndrome de Down

Autor(es): Simone Scoloski

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

O Aluno E Suas Dificuldades De Aprendizagem À Luz Dos Problemas Familiares

Autor(es): Indiana Aparecida Dudek

Orientador(a): Denise Sponchiado

O brincar na vida da criança

Autor(es): Elizane Signor Backes

Orientador(a):

O desenvolvimento da linguagem em crianças de 0 a 3 anos

Autor(es): Cristiane Câmara

Orientador(a): Aida T. Teston

O ensino da geometria na 3ª série dos anos iniciais

Autor(es): Elis Carine Woicik

Orientador(a): Neila Tonin Agranionih

O erro no processo de ensino e aprendizagem

Autor(es): Eliane Troczinski

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

O karate em sala de aula

Autor(es): Marcelo

Orientador(a):

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Autor(es): Fernanda Morandini

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

O lúdico na prática docente das séries iniciais

Autor(es): Michele Dalla Rosa

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio.

O lúdico no desenvolvimento infantil

Autor(es): Janete Link de Paris

Orientador(a): Lia Rohenkohl

O lúdico no ensino da matematica na educação infantil

Autor(es): Lídia Paula Bagnara

Orientador(a): Neila Agranionih

O Papel Da Educação Infantil Na Sociedade

Autor(es): Marilei Bressan

Orientador(a): Mara Rubia Bispo Orth

O papel do educador na formação do cidadão de seis anos frente ao processo de alfabetização

Autor(es): Lucimara Welke

Orientador(a): Lenara Taís Reato Genro

O pedagogo na ed. do trânsito, dentro dos centros de formação de condutores “fazendo a diferença

Autor(es): Levita Carmen Dariva Chiamenti

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

O Pedagogo No Espaço Empresarial

Autor(es): Maristela Barros Ribeiro

Orientador(a): Anelise Brod

O Perfil Pedagógico do Educador

Autor(es): Luciane Aparecida Carus

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

O processo de aprendizagem da criança hiperativa

Autor(es): Maria Inês Morgan

Orientador(a): Simone Krughl

O professor educador

Autor(es): Gilceli Maffessoni

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

Olhares sobre o pensar e o fazer dos Coordenadores Pedagógicos

Autor(es): Anelise Fátima Bianchi

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

Pedagogia Empresarial: Conquistando espaços, buscando oportunidades

Autor(es): Carine Paula Poletto

Orientador(a): Anelise Brod

Pesquisa na educação básica

Autor(es): Rosângela Silva Pereira

Orientador(a): Nely Zaffari

Relação Biblioteca e Pedagogia

Autor(es): Rosicler Pasin

Orientador(a): Aida Teresinha Teston

Relação família & escola um ato de amor a criança

Autor(es): Gicele Maisa de Christo

Orientador(a): Maria de Lourdes Bortolanza

Representação Social e Pedagógica na Escola

Autor(es): Graciela Maria Castilho

Orientador(a): Ilza Kneib

Um olhar histórico sobre a educação infantil

Autor(es): Caroline Wanda Kessler

Orientador(a): Nely Zaffari

: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autor(es): Fernanda Catarina Adona

Orientador(a): Denise Sponchiado

A ALFABETIZAÇÃO: APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE HISTÓRIAS

Autor(es): Marisa Polazzo

Orientador(a): Lenara Tais Reato Genro

A atuação do pedagogo na empresa

Autor(es): Carla Blanger

Orientador(a): Anelise Brod

A dança na escola

Autor(es): Solange Cristina Nonnenmacher

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio

A Didática Para A Humanização Da Informática No Processo Ensino-Aprendizagem

Autor(es): Sílvia Patrícia Varella Scherer

Orientador(a): Anelise Brod

A Educação Escolar e a Formação Cidadã

Autor(es): Seli Bonatti

Orientador(a): Idanir Ecco

A educação inclusiva no ensino regular

Autor(es): JOANA NELCI TARTAS

Orientador(a): Denise Sponchiado

A Educação Infantil e a Musicalização como forma de Aprendizagem

Autor(es): Mariângela Varotto

Orientador(a): Maria Paula Giacomini

A importância da leitura

Autor(es): Maria de Lourdes Pedó Trentin

Orientador(a): Aida Teresinha Teston

A importância do Movimento Escoteiro na educação

Autor(es): Adriane Fagundes Silveira Alves

Orientador(a): Anelise Brod

A importância dos Exercícios Psicomotores para a criança e a terceira idade.

Autor(es): Idéte Pistore Tombini

Orientador(a): Marcos Mokva

A INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESCOLA

Autor(es): Ivone Teresinha Vaselevski Kessler

Orientador(a): Denise Martins Sponchiado

A inclusão dos sujeitos com Síndrome de Down.

Autor(es): Fernanda Pauletti

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

A Inclusão dos Sujeitos Portadores de Necessidades Especiais

Autor(es): Eleonor Canal

Orientador(a): Adriana Zorzan

A Magia Do Mundo Da Leitura E Escrita Através Da Afetividade, Alegria, Prazer E Ludicidade

Autor(es): Solange Menin Rogalski

Orientador(a): Aida Terezinha Teston

A orientação sexual na escola: um estudo nas escolas públicas municipais de Erechim/RS

Autor(es): Cristian Fátima Stakonski

Orientador(a): Sônia B. Zakrzevski

Ação pedagógica com portadores de necessidades especiais

Autor(es): Cleci Lucia Romanoski

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

Aprendizagem Lúdica na Educação Infantil.

Autor(es): Denise Maria Cararo Rodhe

Orientador(a): Kátia F Baggio

Brinquedoteca: uma nova proposta

Autor(es): Dolair Maria Bampi Potrich

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio

Dificuldades encontradas para incluir alunos com deficiência auditiva em sala de aula regular

Autor(es): Marinês Fátima Santin

Orientador(a): Denise Sponchiado

Educação Escolar e Práticas Pedagógicas de Exclusão

Autor(es): Roselani M. Cauzzi

Orientador(a): Idanir Ecco

Encontro de gerações na educação de jovens e adultos e suas implicações no processo ensino-aprendi

Autor(es): Jacilene Teresinha Romanoski

Orientador(a): Mariléia Gollo De Moraes

Entrada na escola: um movimento de dessimbiose e inclusão

Autor(es): Morvana Baldissera

Orientador(a): Maria de Lourdes Bortolanza

ENTRE RISCOS E RABISCOS

Autor(es): Eliane Fatima Boniatti Coghetto

Orientador(a): Katia Franklin Baggio

Filosofia da Educação e a Formação do Educador

Autor(es): Mari Terezinha Negretti Letrari

Orientador(a): Idanir Ecco

Filosofia para crianças

Autor(es): Stelamaris Palavicini

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

Autor(es): Solange Cristina Balbinoti

Orientador(a): Arnaldo Nogaro.

Formação Continuada Do Educador Na Rede Pública De Ensino.

Autor(es): Antonieta Marieta Nesvera.

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

Formação permanente do professor

Autor(es): Marlene Dysarz Plucinski

Orientador(a): Idanir Ecco

Gestão Administrativa e Pedagógica Escolar

Autor(es): Janice Inês Casanova Pessini

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

Inclusão: Fatores Fisiológicos E Sua Interferência Na Aprendizagem

Autor(es): Lucimar Teresinha Sartor Stubinski

Orientador(a): Maria Lourdes Bortolanza

Jogos Cooperativos na Educação Infantil

Autor(es): Silvane Casagrande

Orientador(a): Marcos Mokva

Leitura na educação infantil

Autor(es): LEONILDE JOSEFINA BARIVERA

Orientador(a): ANA MARIA MOKVA

Literatura Infantil na Escola

Autor(es): Dione Correa da Silva

Orientador(a): Jairo Perin

Motivação e interesses das crianças de 0 a 6 anos – educação infantil

Autor(es): Juliana Anzolin Bortolassi

Orientador(a): Maria de Lourdes Bortolanza

O conhecimento da merendeira e o processo educativo da alimentação escolar

Autor(es): Marilene Bez

Orientador(a): Roseana Spinelli

O corpo fala

Autor(es): Tânia Maria Suligo

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio

O ensinar – aprender leitura nos anos iniciais de escolaridade

Autor(es): Camila Sbardelotto

Orientador(a): Aida Teresinha Teston

O Lúdico

Autor(es): Geneci Bagnara Maciel

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio

O Pedagogo Na Coordenação Pedagógica Das Escolas

Autor(es): Marilene Bortoli

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA ESCOLA

Autor(es): Ivete Teresinha Colonego Pasa

Orientador(a): Paulo Bittencourt

O universo das histórias em quadrinhos na educação infantil

Autor(es): Márcia Regina Bortolanza Mezaroba

Orientador(a): Ana Maria Mokva

Pedagogia da humanização no sistema de saúde público-municipal.

Autor(es): Marilene Baccin Coppini

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

Pedagogo Empresarial:Mediador Para O Desenv. De Novas Competências Visando o crescim. das Empresas

Autor(es): Sandra Elizabeth Francescon Roque Rieger

Orientador(a): Mara Bispo Orth

PSICOMOTRICIDADE

Autor(es): Márcia Blanger Slomp

Orientador(a): Marcos Mokva

Sugestões de atividades que auxiliam a criança a desenvolver o gosto pela leitura

Autor(es): Márcia Teresinha Mingotti Colling

Orientador(a): Aida Teresinha Teston

Teatro na Educação Infantil

Autor(es): Graciele Pertuzzatti Dallabona

Orientador(a): Maria Paula Giacomini

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autor(es): Alaídes Grazioli Pomiecinski

Orientador(a): Denise Sponchiado

Viver e conviver na educação infantil: entre a autonomia e os limites

Autor(es): Gelci Fátima Bampi

Orientador(a): Maria de Lourdes Bortolanza

A Contribuição da Avaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem

Autor(es): Rachel Rese

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

A difícil tarefa de colocar limites na criança na contemporaneidade

Autor(es): Aline Blanger

Orientador(a): Lia Mara Rohenkohl

A Educação para o Trânsito na Educação Formal Escolar

Autor(es): Alexandra Auziliero Banaszeski

Orientador(a): Idanir Ecco

A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR

Autor(es): Roseli Mores

Orientador(a): Neide Piran

A função do pedagogo no hospital público

Autor(es): Cristiane Dondoni

Orientador(a): Roseana Baggio Spinelli

A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO DE CADA UMA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): ROBERTA DE SOUZA VISINTAINER

Orientador(a): ANA MOKVA

A música e a criança

Autor(es): Raquel Leal Kanigoski

Orientador(a): Maria Paula Giacomini

A MÚSICA E A CRIANÇA AUTISTA: UM ESTUDO DE CASO

Autor(es): Aracely Grando

Orientador(a): Kátia Frankin Baggio

Afamília e a formação profissional do pedagogo

Autor(es): Márcia Paholski

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

Agressividade Infantil: O papel da família e da escola na busca de sua compreensão e resolução.

Autor(es): Letícia Zabot

Orientador(a): Lia Mara I. Albertoni Rohenkohl

Avaliação Escolar

Autor(es): Andréia Angela Pandolfi Buratti

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

Desenvolvimento emocional na Educação Infantil

Autor(es): Greice Mara Portes

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): DANIELE CLÁUDIA MIOZZO

Orientador(a): Marcos Mockva

Dificuldades de Aprendizagem

Autor(es): Miriam Bez

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan.

Dificuldades de Aprendizagem: A Dislexia.

Autor(es): Daniela Gauze

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

Dificuldades de aprendizagem: os benefícios que a dança traz.

Autor(es): Jaqueline Aguiar de Souza

Orientador(a): Kátia Baggio

Educação Afrodescendente

Autor(es): Caroline Singor

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

Educação Cidadã Inclusiva

Autor(es): Silvane Franceschetto Cervi

Orientador(a): Denise Sponchiado

Educação do Campo

Autor(es): Daiane De Giacometti

Orientador(a): Mara Rubia Bispo Orth

ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA: da aprendizagem à aprendizagem significativa

Autor(es): Mairi Novelo

Orientador(a): Adriana Loss Zorzan

Jogos educativos na proposta pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autor(es): Cassia Sotoriva

Orientador(a): Joseliane Zanin Pagliosa

Limites e indisciplina

Autor(es): Kaciane Miola

Orientador(a): Lia Mara Rohenkohl

MINHA HISTÓRIA DE LEITURA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autor(es): Renata Trentini

Orientador(a): Aida Teston

O Brincar na Educação Infantil

Autor(es): Naiara Tagliari

Orientador(a): . Joseliane Pagliosa

O caráter lúdico e recreativo das atividades desenvolvidas na terceira idade

Autor(es): Morgana Fiorini

Orientador(a): Ilza Kneib e Marcos Mokva

O Desafio da Educação Carcerária. A Mudança é Possível...

Autor(es): Danielle Taques Schimidt

Orientador(a): Neide Piran

O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS.

Autor(es): Grasiela de Abreu Wozcniaki

Orientador(a): Neila Tonin Agranionih

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor(es): Silvana Gonçalves

Orientador(a): Sônia Zakrzevski

O lúdico chegou a escola

Autor(es): Lidiane Brandalise

Orientador(a): Kátia Baggio

O PAPEL DO PEDAGOGO NA EMPRESA ATUANDO NOS RECURSOS HUMANOS

Autor(es): Ricarda Bavaresco

Orientador(a): Anelise Brod

O papel do professor Alfabetizador

Autor(es): Ana Paula Fontana

Orientador(a): Lenara Taís Reato Genro

O PEDAGOGO FRENTE OS GRUPOS DE DIABÉTICOS E HIPERTENSOS

Autor(es): Fabiane Vendruscolo

Orientador(a): Roseana Baggio Spinelli

O PLANEJAMENTO DA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA

Autor(es): Mariane Rodrigues Branco

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Autor(es): Solange Batisti

Orientador(a): Anelise Brod

PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA PRÁTICA NTERDISCIPLINAR

Autor(es): Cátia Manoela Gasparetto

Orientador(a): Lenara Taís Reato Genro

Práticas pedagógicas e formação do educador

Autor(es): Rosane Bortoloto

Orientador(a): Anelise Brod

Realidades e desafios da Política Educacional do Ensino Fundamental de nove anos

Autor(es): Greicimára Samuel do Nascimento

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

Representações educacionais e sociais no discurso do desenho animado de televisão.

Autor(es): Eunice Radomski

Orientador(a): Prof. Paulo Bittencourt

DESENVOLVIMENTO HUMANO E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autor(es): Aruana Tuany de Freitas

Orientador(a): Felipe Biasus

A afetividade e a mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem

Autor(es): Jaqueline Bebber

Orientador(a): Cassandra Cardoso

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

Autor(es): Aline Miozzo

Orientador(a): MARILÉIA GOLLO DE MORAES

A Formação do Professor Universitário

Autor(es): Daiana Bragagnolo

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

A INFÂNCIA E A TRAJETÓRIA DO DIREITO DE SER CRIANÇA

Autor(es): Ana Cândida Guth

Orientador(a): Mariléia Gollo de Moraes

A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO FRACASSO ESCOLAR

Autor(es): Jorgeana Andréia Colpo

Orientador(a): Denise M. Sponchiado

A influência do currículo na formação e na aprendizagem da criança

Autor(es): Josiane Rossi

Orientador(a): Ilza Kneib

A Inteireza do Ser Educador

Autor(es): Andréia Teixeira Inocente

Orientador(a): Adriana Salete Loss Zorzan

A Linguagem na Perspectiva da Teoria Sócio-interacionista

Autor(es): Sonize Carla Bigolin

Orientador(a): Jacqueline Raquel Bianchi Enricone

A MOTIVAÇÃO NA PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Autor(es): Kenia Maria Melotto Malossi

Orientador(a): Maria Paula Giacomini

A participação dos pais na escola

Autor(es): Simone Eloisa Parisotto

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

A RELEVÂNCIA DOS JOGOS PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Autor(es): Viviane Paula Casasola

Orientador(a): Joseliane Pagliosa

A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): Ângela Maria Guarnieri de Oliveira

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

Ações Pedagógicas no Processo de Construção da Leitura e Escrita

Autor(es): Neudiane Menegola

Orientador(a): Joseliane Pagliosa

AS INFLUÊNCIAS DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A APRENDIZAGEM

Autor(es): Eliziane Levinski Butrinoski

Orientador(a): Kátia Franklin Bággio

Atuação do Psicopedagogo no Processo de Aprendizagem

Autor(es): Rafaela Cristine Brandão

Orientador(a): Lenara Taís Reato Genro

Autismo: possibilidades de inclusão

Autor(es): Michele Lúcia Dal’Agnol

Orientador(a): Denise Sponchiado

CONTOS DE FADAS NO DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE

Autor(es): Renata Carla Dorigon

Orientador(a): Ana Maria Mokva

DESAFIOS AO PEDAGOGO NA SOCIEDADE ATUAL

Autor(es): Talite Fochesato

Orientador(a): Adriana Salete Loss Zorzan

Educação Rural

Autor(es): Elisandra Taschin

Orientador(a): Isabel Rosa Gritti

Gestão Escolar e Políticas Públicas Educacionais – Possíveis Aproximações

Autor(es): Lílian Garcez

Orientador(a): Mara Rúbia Bispo Orth

Hiperatividade nas Séries Iniciais / TDAH

Autor(es): Evângelo José Malinowsky

Orientador(a): Denise Sponchiado

O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autor(es): Simone Skrzek

Orientador(a): Kátia Franklin Baggio

O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): Carine Sobis Trombetta

Orientador(a): Maria Paula Giacomini

O PEDAGOGO EM SEU PAPEL DE GESTOR EMPRESARIAL

Autor(es): Juliana Polli Valmorbida

Orientador(a): Anelise Brod

Obesidade na educação infantil

Autor(es): Analu Régia Vizzotto Ferrari

Orientador(a): Roseana Baggio Spinelli

Recreação na Terceira Idade

Autor(es): Tainara Mentz

Orientador(a): Marcos Mokva

Texto Oral

Autor(es): Fernanda Carla Adamczuk

Orientador(a): Aida Teresinha Teston

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE: FALTA DE LIMITES

Autor(es): Dionéia Maria Bao

Orientador(a): Denise Sponchiado

Transtornos de Aprendizagem Matemática – Discalculia

Autor(es): Franciane Carla Marchetto

Orientador(a): Neila Tonin Agranionih

TURISMO PEDAGÓGICO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autor(es): Michele Sansigolo dos Santos

Orientador(a): Idanir Ecco

UTILIZAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NA SUPERAÇÃO DAS

Autor(es): Daniele Giordani

Orientador(a): Lenara Taís Reato Genro

ADAPTAÇÃO ESCOLAR

Autor(es): CASSIELE LETÍCIA FÁVERO

Orientador(a): Felipe Biasus

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA ÁREA EMPRESARIAL

Autor(es): ANA PAULA LOSE

Orientador(a): Vera Lúcia Anzolin Bruch

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR

Autor(es): MARIANE BERTUOL MARTINS

Orientador(a): Anelise Brod

CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES

Autor(es): ANDRESSA LUCIA BORSA DALL AGNOL

Orientador(a): Arnaldo Nogaro

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA: DISLEXIA, DISGRAFIA E DISORTOGRAFIA

Autor(es): ROZIMERE KOHN ROSA

Orientador(a): Ana Maria Dal Zott Mokva

OS VALORES DAS HISTÓRIAS INFANTIS NO PROCESSO EDUCATIVO

Autor(es): JOSEANA ONHATE

Orientador(a): Ana Maria Dal Zott Mokva

A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO CURSO NORMAL

Autor(es): DEISE MARIA KASZEWSKI MENEGUELLO

Orientador(a): Fernando Sotilli

Autor(es): Bruna Kátia Samoyedem

Orientador(a): As Mudanças Sociais e a Relação Família e Escola

Bullying no Contexto Escolar: Estratégias para Intervenções Pedagógicas

Autor(es): Dayane Agnolin

Orientador(a): Denise Aparecida Martins Sponchiado

A Dança na Educação Infantil

Autor(es): Priscila Da Rosa Fisch

Orientador(a): Giuliano Jacques Liotto

A Escola e as Diferentes Configurações Familiares

Autor(es): Rosangela Fatima Piaseski

Orientador(a): Marcia dos Santos Caron

A Gestão Participativa em Escolas do Campo

Autor(es): Ariane Maria Toso

Orientador(a): Anelise Brod

A Inclusão de Alunos com Deficiência na Escola Regular

Autor(es): Cleir de Oliveira Tomasi

Orientador(a): Simone Teresinha Marangoni

A Inclusão do Aluno Surdo na Educação Infantil

Autor(es): Júlia Carolina Culau

Orientador(a): Denise Aparecida Martins Sponchiado

A Influência da Mídia no Processo de Erotização Infantil

Autor(es): Maiara Fernanda Fusinatto

Orientador(a):

A Psicomotricidade como Meio Pedagógico na Educação Infantil

Autor(es): Rosicler França

Orientador(a): Giuliano Jacques Liotto

Acessibilidade e Inclusão: uma Responsabilidade Social na Educação Superior

Autor(es): Daiane Lira

Orientador(a): Denise Aparecida Martins Sponchiado

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): ANDRESSA VIEIRA DOS SANTOS

Orientador(a): LEONICE ALZIRA RIBEIRO

APRENDIZAGENS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES

Autor(es): ANDRESSA PRISCILA MENDES FANTIN

Orientador(a): LIA MARA ALBERTONI ROHENKOHL

Atuação do Pedagogo na Empresa

Autor(es): Marinei Fátima Anzolin Cancian Soares

Orientador(a): Lia Mara Ines Albertoni Rohenkohl

AUTOESTIMA DA CRIANÇA NA SALA DE AULA EM ANOS INICIAIS

Autor(es): ELIZANDRA BALEN

Orientador(a): FELIPE BIASUS

Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil, nas Últimas duas Décadas, no Brasil

Autor(es): Eliane Fátima Naduk Glouvacki

Orientador(a): Franciele Fátima Marques

Desenvolvendo a Aprendizagem Através da Ludicidade na Educação Infantil

Autor(es): Isabel Bucior

Orientador(a): Denise Aparecida Martins Sponchiado

Desenvolvimento Intelectual da Criança na Educação Infantil

Autor(es): Adrieli Tomaluski

Orientador(a): Fernanda Grendene

DISLEXIA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM

Autor(es): SUÉLEN BATISTA RODRIGUES

Orientador(a): DENISE APARECIDA MARTINS SPONCHIADO

Educação Inclusiva de Crianças Autistas: Escola, Família e Sociedade

Autor(es): Marivete Moretto

Orientador(a): Denise Aparecida Martins Sponchiado

Evasão Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autor(es): Maria Inez Sbardelotto

Orientador(a): Franciele Fátima Marques

Gestão Democrática a Partir da Lei de Diretrizes e Bases nas Escolas Públicas

Autor(es): Luana Jenifer Santin

Orientador(a): Denise Aparecida Martins Sponchiado

JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA: ORIENTAÇÃO PARA PAIS E PROFESSORES

Autor(es): ALINE GALLEAZZI

Orientador(a): CARLOS ANTONIO DA SILVA

JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): MARILAINE FERNANDES

Orientador(a): FERNANDA TERESA MORO

Letramento nas Classes de Alfabetização das Escolas Municipais do Campo de Barão de Cotegipe

Autor(es): Gleise Binotto Mariga

Orientador(a): Franciele Fátima Marques

LIMITES E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CENAS DO COTIDIANO ESCOLAR

Autor(es): EVA GRAZIELE DOS SANTOS

Orientador(a): JACQUELINE RAQUEL BIANCHI ENRICONE

Ludicidade: Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

Autor(es): Eliane Salete Modzel

Orientador(a): Joseliane Zanin Pagliosa

Métodos e Práticas na Tendência Pedagógica Liberal Tradicional no Contexto Escolar Atual

Autor(es): Priscila Bertuzzi Livinalli

Orientador(a): Franciele Fátima Marques

Música na Educação Infantil

Autor(es): Gislaine Dias da Silva

Orientador(a): Joseliane Zanin Pagliosa

NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Autor(es): DANIELA JOSIANE GLOWACKI

Orientador(a): ARNALDO NOGARO

O Brincar na Educação Infantil: uma Abordagem Pedagógica

Autor(es): Geice Conte

Orientador(a): Giuliano Jacques Liotto

O Desenvolvimento de Competências Socioemocionais no Ambiente Escolar

Autor(es): Renata Batista de Azevedo Barbosa

Orientador(a): Jacqueline R. B. Enricone

O PAPEL DO PEDAGOGO NA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Autor(es): FRANCIELI STRADA

Orientador(a): FRANCIELE FÁTIMA MARQUES

O Papel do Pedagogo na Formação da Identidade da Criança: as Contribuições de Piaget, Vygotsky e Rousseau

Autor(es): Maiara Amábile Detofol

Orientador(a): Franciele Fátima Marques

O Papel do Professor na Tarefa do Cuidar e do Educar na Educação Infantil

Autor(es): Vanessa Paula Openkoski

Orientador(a): Joseliane Zanin Pagliosa

O Pedagogo e os Processos de Aprendizagem na Empresa

Autor(es): Marlei De Sena

Orientador(a): Anelie Brod

O PLANEJAMENTO DA ESCOLA E DOS PROFESSORES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): LUCIVANE MARIA ROSSIOLI

Orientador(a): JOSELIANE ZANIN PAGLIOSA

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (CICLO DA ALFABETIZAÇÃO)

Autor(es): JOASSARA DIAS DA SILVA

Orientador(a): FRANCIELE FÁTIMA MARQUES

O Trabalho Pedagógico das Classes Multisseriadas no Contexto da Educação do Campo

Autor(es): Eliane Fátima Halabura Follador

Orientador(a): Anelise Brod

POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO

Autor(es): DENISE DA SILVA

Orientador(a): ARNALDO NOGARO

Possibilidades Tecnológicas para Ensinar Geografia no Quinto Ano do Ensino Fundamental

Autor(es): Rejane Claudia Zanchet Ganasini

Orientador(a): Carlos Antonio da Silva

Práticas Pedagógicas para Criar o Hábito de Ler desde os Anos Iniciais

Autor(es): Taíse Alexandra Fontana

Orientador(a): Ana Maria Dal Zott Mokva

Relação Família e Escola: Contribuição no Processo de Ensino e Aprendizagem

Autor(es): Sandra Maria Meneghel Farina

Orientador(a): Idanir Ecco

Relação família e escola: percepção de professoras de uma escola de educação infantil

Autor(es): Vanessa Eliza Seemann

Orientador(a): Relação família e escola: percepção de professoras de uma escola de educação infantil

TDAH E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA

Autor(es): ALINE VANESSA PETRI

Orientador(a): ARNALDO NOGARO

Tecnologias de Informação e Comunicação: Alicerce para a Inovação da Contação de Histórias

Autor(es): Adilene Angélica Boeira

Orientador(a): Ana Maria Dal Zott Mokva

A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA: O PROFESSOR COMO GESTOR DA SALA DE AULA

Autor(es): Kananda Morganti Sadoski

Orientador(a): Franciele Fátima Marques

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autor(es): Juliana Paula Sitnieski

Orientador(a): Carlos Antonio da Silva

ESTRATÉGIAS QUE AUXILIAM A LER NOS ANOS INICIAIS

Autor(es): Claudia Mariana Pollo

Orientador(a): Ana Maria Dal Zott Mokva

O PAPEL DO EDUCADOR EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Autor(es): Ananda Paula Regoso

Orientador(a): Anelise Brod

OS EFEITOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA APRENDIZAGEM INFANTIL

Autor(es): Marília Piovesan

Orientador(a): Carlos Antonio da Silva

PROCESSOS CRIATIVOS COMO ESTRATÉGIAS NO INCENTIVO À LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): Rochele Carla Pertuzatti

Orientador(a): Ana Maria Dal Zott Mokva

RETRATAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): Adalgiza de Oliveira

Orientador(a): Ana Maria Dal Zott Mokva