Laboratório Universitário de Análises ClínicasURI Erechim
 

Laboratório Universitário de Análises Clínicas

O Laboratório Universitário de Análises Clínicas da URI - Campus de Erechim foi fundado em 2003 com o objetivo de proporcionar aos alunos do Curso de Farmácia a rotina diária de um laboratório ambulatorial de análises clínicas. Atende pacientes de três Unidades Básicas de Saúde do município de Erechim-RS, através de um Projeto de Assistência Social denominado Atenção Farmacêutica às Análises Clínicas. Este projeto visa a suprir uma demanda excedente de exames ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde. Para tanto, são agendados, diariamente, 24 pacientes e são realizados em média 47 exames, dentre eles:


·        Hemograma

·        Plaquetas

·        VHS

·        Colesterol total e frações

·        Triglicerídeos

·        Creatinina

·        Uréia

·        Amilase

·        Transaminases

·        Bilirrubinas

·        Ácido úrico

·        Fosfatase alcalina

·        Gama-GT

·        Glicemia de jejum e pós-prandial

·        Hemoglobina glicada

·        Antiestreotolisina-o

·        Fator reumatóide

·        Proteína C reativa

·        Rotavírus

·        Monoteste

·        Beta HCG

·        Coombs direto e indireto

·        Tipagem sangüínea e Rh

·        VDRL

·        Exame qualitativo de urina

·        Exame parasitológico de fezes

·        Coprocultura

·        Urocultura

·        Cultura de secreções em geral

·        Pesquisa de leucócitos fecais

·        Pesquisa de sangue oculto nas fezes

·        Espermograma

                        

Os alunos do curso de Farmácia podem acompanhar a rotina a partir do 5º semestre, após terem cursado algumas disciplinas indispensáveis para o entendimento das técnicas utilizadas no diagnóstico laboratorial.

O laboratório atende, também, outra modalidade de atividade, que é o estágio curricular obrigatório, o qual é realizado durante o segundo semestre de cada ano. Nesse período, os alunos já cursaram todas as disciplinas do curso de Farmácia e dedicam-se exclusivamente à rotina do laboratório (agendamento de pacientes, coleta de material biológico, processamento das amostras, realização do testes e liberação de laudos), mediante acompanhamento de farmacêutica responsável técnica, bem como supervisão de professores do Curso de Farmácia. Em média, a cada ano, 10 alunos realizam este estágio no Laboratório Universitário de Análises Clínicas.

A credibilidade do Laboratório é garantida pela participação em um Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNQC/SBAC), nos módulos de controle interno e externo.

A equipe técnica é composta pela Farmacêutica Christine Bonissoni Biasus e a estagiária Andréia Stanguerlin.

O laboratório atende de segunda a sexta-feira das 7h até às 12h e das 14h até às 17h, no URICEPP, Rua Maranhão n°560, segundo andar.

Notícias do Curso

Ver todas