Graduação

Engenharia Civil

Página do Curso

Graduação | URI Câmpus de Erechim

O Profissional

O Engenheiro Civil terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a desenvolver novas tecnologias e tomar decisões considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com uma visão ética em atendimento às demandas da sociedade.


Mercado de Trabalho

Com a tendência promissora de estabilidade econômica e retomada do crescimento do país, a Engenharia Civil volta a viver um bom momento, no qual investimentos em infraestrutura prometem ser significativos. Na área privada, grandes investimentos no setor imobiliário estão gerando inúmeros postos de trabalho para estes profissionais. No setor público, as políticas de desenvolvimento em campos vitais como econômico e social revelaram a necessidade de melhoria da logística de transportes, modernização e multiplicação de aeroportos, portos, hidrovias, ferrovias e expansão de saneamento básico. Além disso, é necessária uma ampliação na capacidade do Brasil de gerar a energia capaz de sustentar todos esses empreendimentos. Todas essas necessidades estão diretamente vinculadas à Engenharia Civil, o que a torna uma atrativa área de desenvolvimento profissional.


Atuação

Os egressos de Engenharia civil estarão habilitados a atuar no planejamento, projeto, execução e fiscalização de trabalhos relacionados com a construção de obras residenciais, comerciais e industriais, sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento, obras de terra (rios, canais, barragens e diques), drenagem e irrigação, grandes estruturas e serviços afins e correlatos, em:

- Empresas privadas e prestativas ligadas à construção civil como construtoras e empresas especializadas em estruturas pré-moldadas;
- Escritório particular, onde exercerá a profissão como autônomo;
- Empresas de planejamento, projeto, viabilidade econômica e consultoria;
- Órgãos e setores do serviço público municipal, estadual e federal.

O profissional poderá exercer ainda a carreira acadêmica, sendo professor e pesquisador, desde que tenha a formação complementar necessária.


O Curso

O Curso de Engenharia Civil da URI - Campus de Erechim tem como objetivo fornecer ao acadêmico sólida educação básica aliada à formação específica que o torne capaz de idealizar, planejar, implantar e controlar processos construtivos de forma eficaz, baseado em valores como competência, ética, empreendedorismo e legalidade.  Oportunizar atividades de integração com o mercado de trabalho, Universidade e comunidade, como estágios, pesquisa e extensão, que auxiliem o estudante no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências necessárias à formação profissional.