Graduação

Psicologia

Página do Curso

Graduação | URI Câmpus de Erechim

O Curso de Psicologia

   O Curso de Psicologia da URI visa a formar profissionais competentes que assumam uma postura criativa e crítica diante das teorias, das técnicas e dos instrumentos psicológicos. Propõe-se, ainda, a uma prática voltada à solução de problemas e ao crescimento da Ciência, demonstrando interesse na pesquisa, na atualização e na revisão dos conhecimentos, métodos e técnicas, a partir de uma formação pluralista que possibilite, ao profissional, atuar nas áreas da saúde, da educação, das organizações da comunidade e da pesquisa.


O Profissional e o Mercado de Trabalho

 
O PROFISSIONAL

   O Curso de Psicologia busca a formação de um profissional com as seguintes capacidades:
     - Desenvolver a capacidade de aprender e de posicionar-se criticamente frente a uma ampla gama de questões sociais, políticas, econômicas e científicas que envolvem a formação e a atuação do psicólogo;
      - Compreender a Psicologia enquanto fenômeno histórico-social e culturalmente circunscrito, no sentido de responder às demandas sociais, particularmente àquelas que dizem respeito à comunidade na qual o curso está inserido;
      - Conhecer, refletir e propor ações voltadas ao desenvolvimento da realidade regional;
      - Desenvolver habilidades específicas, próprias do pesquisador em Psicologia;
      - Utilizar, de forma crítica, os instrumentos da Psicologia;
    - Aprimorar a postura científica através da colaboração no desenvolvimento de pesquisas em Psicologia.
 
O MERCADO DE TRABALHO

   Estamos numa época em que a qualidade de vida, a excelência nas relações sociais, a produtividade e a expansão do conhecimento são metas prioritárias do ser humano. O mercado de trabalho da Psicologia se amplia para dar suporte ao novo perfil do homem moderno, que busca desenvolver, cada vez mais, a sua subjetividade.
   As exigências da modernidade motivam organizações públicas e particulares a buscarem psicólogos necessários aos novos espaços profissionais. Também instituições educacionais buscam aprimorar-se através do conhecimento e aplicação da Psicologia. A exigência do autoconhecimento e a postura de prevenção das pessoas em relação à saúde mental ampliam a área da Psicologia através do atendimento individual, da psicoterapia familiar e de grupo.


O que você pode fazer como Psicólogo

São várias as possibilidades e áreas de atuação do profissional da Psicologia. Entre elas destacamos aquelas mais conhecidas e recorrentes na práxis do Psicólogo.

Psicologia Clínica
O Psicólogo atua na área da saúde, colaborando para a compreensão dos processos intra e interpessoais, com enfoque preventivo e curativo, tanto em clínica privada quanto em contextos institucionais.

Psicologia Social/Comunitária
Referencia-se a partir dos conhecimentos da Psicologia Social, em especial nos conceitos e metodologias para intervenções nos grupos e instituições sociais. Centra-se nas relações intrassubjetivas e inter-relacionais do sujeito, sua constituição psicológica e sua realidade sócio-econômica-cultural.

Psicologia Escolar
O Psicólogo busca compreender a dinâmica institucional/educacional através do conhecimento e análise da filosofia, dos objetivos e das propostas pedagógicas da escola e dos processos de aprendizagem.

Psicologia do Trabalho e Organizacional
Prática cujo horizonte se estabelece na relação entre saúde mental, produtividade e segurança no ambiente de trabalho.

Outras possibilidades de atuação
Psicologia Hospitalar, Psicologia do Trânsito, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, entre outras áreas.