Extensão

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Extensão | URI Câmpus de Erechim

Projeto Treluri


O que é o Treluri?
Trata-se de um software livre desenvolvido no LABSIM - Laboratório de Simulação Numérica do curso de Engenharia Mecânica da URI Erechim, a partir de um Projeto de Pesquisa financiado pelo Polo de Modernização Tecnológica do Norte, com recursos da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul. O software é acadêmico e é baseado no Método dos Elementos Finitos, tendo a capacidade de modelar e resolver numericamente estruturas treliçadas bi e tridimensionais. Atualmente, o Treluri encontra-se na versão inicial, versão 1, e está disponível para empresas do setor metal-mecânico da Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul.

Justificativa:
O crescimento do setor metal-mecânico no segmento da construção civil com aplicações em estruturas metálicas exige avaliações estruturais mais aprofundadas a fim de otimizar materiais, processos de fabricação e mão de obra para garantir competitividade, custos e qualidade, com a confiabilidade necessária.
Atualmente, pequenas e até médias empresas deste segmento se utilizam de avaliações baseadas em projetos já realizados e avaliações muito superficiais, podendo gerar estruturas sub ou superdimensionadas, com custo elevado e até mesmo risco de colapso.
Neste sentido, a ferramenta desenvolvida no referido projeto vem a auxiliar no processo de avaliação e otimização de estruturas metálicas treliçadas, servindo de suporte para os setores de Engenharia dessas organizações.

Objetivo Geral: Fornencer uma ferramenta computacional, de baixo custo, de operação simples e eficaz, utilizando o programa de computação algébrica e simbólica Maple, o Treluri, nas versões bi e tridimensionais. Esta ferramenta pode ser aplicada para a análise e o dimensionamento de estruturas metálicas treliçadas, utilizadas na construção de pavilhões industriais e comerciais, entre outros.

O que é uma treliça?
Em engenharia de estruturas, uma treliça é uma estrutura composta por cinco ou mais unidades triangulares construídas com elementos retos, cujas extremidades são ligadas em pontos conhecidos como nós. Forças externas e reações consideram-se, de forma simplificada, aplicadas nesses mesmos nós. Podem ser bi ou tridimensionais.

As forças resultantes nos vários elementos das estruturas são de tração ou compressão devido ao fato de todas as articulações serem tratadas como rotuladas (livre rotação) e pelo fato de, como referido, as forças externas e reações serem aplicadas nos nós.


Ferramenta Computacional
A ferramenta computacional desenvolvida neste projeto roda na plataforma do software comercial Maple e apresenta o seguinte fluxograma de operação.



Exemplificação

800x600 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4



Como obter o software para a sua empresa?
Para rodar o Treluri, o usuário deve possuir o software comercial Maple, versão 16 ou superior. Para obter o Treluri, o usuário deve entrar em contato por e-mail e solicitar informações.

Contato: treluri@uri.com.br

Manual do Usuário
Para obtenção do Manual de Utilização do Software Treluri, é necessário entrar em contato também por e-mail.

Contato: treluri@uri.com.br