POLÍTICA DE PRIVACIDADE | CONTRASTE NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  

Psicologia
Página do Curso


Concepção do Curso
O Curso de Psicologia da URI segue as orientações indicadas pelas Diretrizes Curriculares para os cursos de Psicologia propostas pelo Ministério da Educação (Resolução CNE/CES Nº 5 de 15/03/2011). Trata-se de uma estrutura curricular fundamentada em eixos norteadores que contemplam uma formação abrangente e generalista em Psicologia, buscando integrar teoria, prática e produção de conhecimento nas principais áreas e contextos que têm caracterizado os campos de atuação profissional.
  
Objetivo do Curso
 
O Curso de Psicologia da URI tem por objetivo formar psicólogos generalistas com uma visão abrangente e crítica da Psicologia e da realidade social, sensíveis às necessidades da comunidade e da nação, éticos em sua atuação profissional, e qualificados para o exercício da profissão em seus variados contextos e para a produção de conhecimento científico em Psicologia.
  
A fim de cumprir o seu objetivo, o curso de Psicologia da URI pauta-se por um conjunto de princípios ético-políticos, epistemológicos, didático-pedagógicos e metodológicos.
 Fundamentos Ético-Políticos
O curso de Psicologia da URI propõe-se a formar profissionais competentes, críticos, éticos, comprometidos com a comunidade e a nação, com a própria profissão e com a produção de conhecimento em Psicologia. Para tanto, fundamenta a formação oferecida nos seguintes princípios e compromissos de caráter ético e político:
a) Formar profissionais qualificados que possam responder às necessidades de intervenções no âmbito da Psicologia na região do Alto Uruguai e das Missões e mesmo em outras localidades;
b) Promover a construção e o desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia, buscando voltar-se às necessidades da comunidade;
c) Reconhecer e divulgar os múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico, considerando as suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais; incluindo a discussão de questões ambientais previstas na Lei;
d) Promover uma compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão; enfatizando a discussão das questões étnico-raciais na forma como foram propostas na Lei Nº 10.639 de 09, de janeiro de 2003, Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003.
e) Capacitar para a atuação profissional em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, e tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades, de acordo com Resolução Nº 1 de 30 de maio de 2012 (CNE);
f) Respeitar a ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas.
Fundamentos Epistemológicos
O curso de Psicologia da URI propõe-se a ser um espaço de formação profissional no qual privilegia-se a construção do conhecimento psicológico, buscando evitar vieses e pré-concepções nesse processo, tanto no âmbito do aprendizado pessoal quanto no âmbito da produção de conhecimento científico. Nesse sentido, a formação oferecida deve seguir os seguintes princípios:
a) Reconhecer e respeitar a diversidade de referenciais teóricos e metodológicos existentes na Psicologia, bem como divulgá-los.
b) Posicionar-se criticamente, com fundamentação teórica e metodológica, frente ao conhecimento psicológico sendo produzido e divulgado em âmbito nacional e internacional.
c) Valorizar os esforços de produção de conhecimento científico em Psicologia dentro e fora do curso, estimulando sua realização e divulgação.
d) Reconhecer e apontar a necessidade e a importância de produzir conhecimento científico a partir da prática profissional, assim como de buscar transpor, na medida do possível, resultados de pesquisas básicas para contextos aplicados.
Fundamentos Didático-Pedagógicos
O curso de Psicologia da URI propõe-se a oferecer uma formação na qual o aluno se aproprie do saber psicológico de maneira crítica e autônoma, responsabilizando-se pela sua própria formação durante e além do curso de graduação. Além disso, busca promover a integração entre teoria, prática e produção de conhecimento no processo de formação. Para tanto, segue os seguintes princípios norteadores:
a) Utilizar recursos didáticos e pedagógicos que fomentem a construção/apropriação crítica do conhecimento por parte do aluno.
b) Estimular a autonomia do aluno no seu processo de aprendizado, bem como a busca de aprimoramento profissional e educação continuada.
c) Promover atividades práticas que possibilitem ao aluno relacionar as teorias e suas aplicações.
d) Estimular a reflexão teórica e a produção de pesquisa empírica associadas às disciplinas e atividades práticas do curso.
Pressupostos Metodológicos do Curso
O curso de Psicologia segue os seguintes princípios metodológicos:

Relação Teoria-Prática

A relação teoria-prática está presente desde o primeiro semestre do Curso, mediante projetos e atividades incluídos na carga horária de diferentes disciplinas que compõem a grade curricular.

Relação entre Disciplinaridade e Interdisciplinaridade

Considera-se que a formação em Psicologia demanda estudos disciplinares que possibilitem a especificidade e o aprofundamento do conhecimento sobre o fenômeno psicológico, bem como estudos e atividades interdisciplinares propostos ao longo do Curso mediante a articulação entre o fenômeno psicológico e os diferentes campos do conhecimento (biológicos, culturais e sociais).

Ensino Problematizado e Contextualizado

O Curso propõe um ensino problematizado e contextualizado, relacionando o conhecimento científico à realidade social de psicólogos comprometidos com os valores da solidariedade e da cidadania. Essa relação ocorre, principalmente, por meio de trabalhos de graduação, atividades de extensão e estágios.

Integração com o Mercado de Trabalho

O curso oferece formação de psicólogos para atuar em diferentes contextos e orienta-se pelas demandas sociais do país e da região de sua inserção. O campo de atuação do psicólogo tem se alargado ao longo da história e o conhecimento científico desenvolvido no âmbito da ciência psicológica tem colocado em evidência o profissional psicólogo em diferentes contextos de trabalho. Por oferecer um formação ampla e generalista, o curso capacita seus egressos a utilizar os conhecimentos psicológicos, teorias e técnicas para a análise e intervenção em diferentes demandas sociais que emergem  da sociedade e configuram o mundo do trabalho.

Flexibilidade Curricular

A flexibilidade é efetivada por meio de atividades complementares à formação, como monitoria, iniciação científica e estágios voluntários e não obrigatórios. Além disso, as ementas que compõem as diferentes disciplinas garantem uma matriz curricular ampla e generalista. Da mesma forma os conteúdos estabelecidos podem ser trabalhados a partir de diferentes referenciais bibliográficos e autores.
Ainda é possibilitado aos acadêmicos a participação e inserção em projetos sociais, dentre outras atividades que dão abertura a espaços de experiência e de reavaliação da formação recebida.
Perfil Profissional
 
O Curso de Psicologia da URI oferece formação no perfil de Psicólogo. O egresso deste curso deverá apresentar as seguintes características:
a) Sensibilidade e comprometimento com as necessidades sociais, pautando sua atuação profissional por princípios éticos e buscando promover a qualidade de vida;
b) Formação generalista, demonstrando capacidade de atuar profissionalmente em diferentes contextos e frente a diferentes problemas ou situações;
c) Atenção especial à saúde, sendo capaz de realizar intervenções de caráter psicológico nos âmbitos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, em níveis individuais e coletivos;
d) Amplo conjunto de conhecimentos na área da Psicologia, solidamente embasado em princípios científicos e éticos;
e) Clareza quanto às raízes históricas das diversas teorias e sistemas em Psicologia, suas distinções epistemológicas e os limites do conhecimento psicológico;
f) Capacidade de produzir conhecimento científico em Psicologia de acordo com princípios metodológicos adequados;
g) Competência técnica para utilizar recursos e instrumentais próprios da Psicologia, tanto na intervenção quanto na produção de conhecimentos;
h) Aptidão para atuar em equipes multiprofissionais;
i) Comprometimento com a própria profissão, com o aprimoramento contínuo e a produção e divulgação do conhecimento científico em Psicologia;
j) Capacidades de administração e gerenciamento, liderança, comunicação e tomada de decisões.
 
 
Para tanto, o Curso de Psicologia da URI, observando o disposto nos artigos 8° e 9° da proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais, oferecerá aos seus alunos, durante o processo de formação, atividades acadêmicas visando a desenvolver as seguintes competências e habilidades:
a) Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
b) Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa;
c) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados (observação, entrevistas, inventários, questionários, testes e escalas) em Psicologia, tendo em vista a pertinência e os problemas quanto ao uso, construção e validação;
d) Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
e) Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional;
f) Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros;
g) Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
 h) Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
 i) Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação.
 
Conforme a proposta das diretrizes curriculares, as competências acima descritas deverão estar apoiadas no desenvolvimento das seguintes habilidades:
a) Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas, através de meios convencionais e eletrônicos;
b) Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios técnicos na área da Psicologia;
c) Utilizar os métodos experimental, de observação e outros métodos de investigação científica,
d) Planejar e realizar entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
e) Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
f) Analisar, descrever e interpretar manifestações verbais e corporais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
g) Utilizar os recursos da Matemática, da Estatística e da Informática para análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.
 

Centro de Psicologia Aplicada - CPA

 

Sala de Espera - CPA 

O Centro de Psicologia Aplicada - CPA oferece uma série de serviços à comunidade. Seus objetivos principais são:

Servir como um espaço para realização de práticas e estágios dos acadêmicos do Curso de Psicologia da URI Erechim;
Desenvolver atividades que promovam a qualificação profissional dos estudantes do Curso (seminários e supervisões);
Prestar serviços em Psicologia à comunidade da região;
Integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas em uma mesma área da Psicologia;
Oportunizar a integração das diferentes intervenções em Psicologia, por meio de práticas em que ocorra a interação de estagiários das diferentes áreas (clínica, social-comunitária, escolar, organizacional/trabalho);
Produzir conhecimentos para a Psicologia, a partir de pesquisas e da reflexão crítica e continuada sobre os serviços prestados.

Para atingir tais objetivos, os serviços oferecidos pelo CPA estão organizados de acordo com as ênfases do curso. A Ênfase A - Práticas Sociais e Institucionais está relacionada a práticas nas áreas da Psicologia Social Comunitária, Psicologia Escolar, Psicologia do Trabalho e das Organizações; e a Ênfase B - Processos Clínicos em Psicologia oportuniza práticas na área da psicologia clínica em diferentes abordagens teóricas (psicanálise, cognitivo-comportamental e sistêmica). Cada ênfase centraliza os estágios e os serviços oferecidos, bem como atividades de pesquisa e extensão que possam estar relacionadas. A ênfase é organizada por um professor coordenador e outros professores que se vinculam à mesma através de atividades de supervisão, pesquisa ou extensão, além de envolver alunos colaboradores, bolsistas e estagiários.


Conhecendo cada Ênfase
 
Ênfase A - Práticas Sociais e Institucionais
Por meio de estágios profissionalizantes, os acadêmicos desenvolvem atividades de prestação de serviços, extensão e pesquisa no âmbito da Psicologia Escolar, Psicologia Social Comunitária e Psicologia do Trabalho e das Organizações. São realizadas atividades tais como:

Assessoria a comunidades e instituições que desenvolvam ações comunitárias (associações, abrigos, centros de atenção, grupos comunitários, etc.);
Realização de diagnósticos de necessidades;
Elaboração e execução de projetos de intervenção de caráter psicológico, visando à promoção da saúde coletiva e à organização comunitária.
Avaliação psicológica de alunos;
Desenvolvimento de projetos de orientação profissional, sexualidade, relacionamento interpessoal, formação de professores, trabalho com famílias e intervenções institucionais que contribuam para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem.
Assessoria a empresas, sindicatos, cooperativas e associações;
Recrutamento e seleção de pessoal;
Treinamentos;
Descrição e análise de cargos;
Avaliação de desempenho;
Promoção da saúde mental e qualidade de vida no trabalho.
Ênfase B - Psicologia e Processos Clínicos
Por intermédio de estágios profissionalizantes, os acadêmicos desenvolvem atividades de prestação de serviços, extensão e pesquisa no âmbito da Psicologia Clínica, envolvendo as abordagens psicanalítica, cognitivo-comportamental e sistêmica. São realizadas atividades tais como:

Avaliação psicológica;
Psicodiagnóstico;
Atendimento psicológico clínico a crianças, adolescentes e adultos em modalidade individual e em grupo;
Assessoria em psicologia clínica.
O Centro de Psicologia Aplicada está localizado na Rua Maranhão, 560, no terceiro andar do Centro de Estágios e Práticas Profissionais da URI Erechim (URICEPP). O horário de atendimento é de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 22h30min e quinta e sexta-feira das 8h às 12h e das 13h 30min às 19h.

Telefone de Contato: (54) 3520-9000 - Ramal 9303.


Formulário para Solicitação de Nova Data de Prova   Solicitação de Afastamento (Acesso Restrito)
Ofício para Ajuste de Horários (Professores TI/TP) (Acesso Restrito)   Modelo de Carta de Apresentação de Acadêmicos (Acesso Restrito)
Ficha de Sugestão de Horários Professores - Secretaria-Geral (Acesso Restrito)   Ficha para Solicitação de Salas e Equipamentos (Acesso Restrito)
Ata de entrega de Planos de Aula - Curso de Psicologia (Acesso Restrito)   Modelo de Capa para CD - Relatório de Estágios Básicos
Modelo de Capa para CD - Trabalho de Conclusão de Curso   Modelo de Capa para CD - Relatório de Estágios Ênfase A - Práticas Soc. e Inst. em Psicologia
Modelo de Capa para CD - Relatório de Estágios Ênfase B - Processos Clínicos em Psicologia  
Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
Central de Análises
CEAPPI Superior
Núcleo de Acessibilidade
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
Fale com a Escola
Pós-Graduação
Principal
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2019 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil