Infraestrutura

Engenharia Química

Página do Curso

Infraestrutura | URI Câmpus de Erechim

Laboratórios de Pesquisa 2

 
Laboratório de Tecnologia Ambiental e Tratamento de Resíduos
Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas cujo foco é o tratamento de efluentes e resíduos sólidos industriais. Nas pesquisas são avaliadas técnicas já existentes, bem como o desenvolvimento e otimização de novas metodologias. Os resíduos gerados, quando necessário, são tratados no próprio laboratório e descartados de forma adequada.
 


Laboratórios de Pesquisa 1

 
Laboratório de Química Ambiental
É um laboratório destinado à pesquisa de novas rotas de obtenção de produtos, com responsabilidade ambiental, visando os princípios relacionados à “química verde” e com utilização de solventes com menor impacto ambiental; da síntese de produtos naturais, como aromas, e na presença de biocatalisadores enzimáticos em reações heterogêneas, sendo que se obtém a reutilização destes. Os resíduos são, em sua maioria, não prejudiciais ao meio ambiente, e aqueles agressivos são destinados à central de materiais.
 


Laboratório de Físico-Química

 
Laboratório de Físico-Química
Neste Laboratório são realizadas as aulas experimentais relacionadas principalmente com a disciplina de Físico-Química, mas também são realizadas aulas de Química Geral.
 


Laboratório de Química Orgânica

 
Laboratório de Química Orgânica
Neste laboratório são realizadas as aulas práticas referentes à disciplina de Química Orgânica. Como por exemplo a síntese de compostos aromáticos.
 


Laboratório de Química Geral e Química Analítica

 
Laboratório de Química Geral e Química Analítica
Neste laboratório são realizadas as aulas práticas referentes às disciplinas de Química Geral e Quimica Analítica, onde são realizados experimentos de identificação de compostos químicos, qualitativa e quantitativamente, além das mais variadas reações químicas que ocorrem em nosso dia a dia.
 


Laboratório de Análises

 
Laboratório de Análises
Neste laboratório estão localizados alguns aparelhos utilizados nas mais variadas técnicas de análises, podendo-se citar, dentre outros, a análise de difração de raios X (DRX); análise de cromatografia líquida (HPLC), análise de cromatografia gasosa (GCMS); análise de absorção atômica; análise textural de adsorção e dessorção; análise de carbono total (COT); análise de força atômica (AFM).