Infraestrutura

Engenharia de Produção

Página do Curso

Infraestrutura | URI Câmpus de Erechim

Laboratório de Química Geral e Orgânica

Iniciar os acadêmicos ao uso do Laboratório de Química e dar condição para o desenvolvimento de atividades que conduzam a uma melhor compreensão das interações que ocorram com a matéria. O Laboratório de Química Geral está instalado em uma sala de 52,20 m2 com capacidade para 25 alunos.


Laboratório de Ensaios Mecânicos

 
No Laboratório de Ensaios Mecânicos, os alunos têm à disposição um durômetro, um microdurômetro, duas máquinas universais de ensaio de tração, compressão e flexão de 10ton e 30ton; uma máquina de ensaio de tração simples de 500kN e uma máquina de ensaio de resistência ao choque, tipo Charpy, ultrassom e um espectrômetro. Estes equipamentos dão suporte a realização de ensaios pertinentes a Disciplina de Ciência dos Materiais e Mecânica dos Sólidos.
 


Laboratório de Desenho

É um espaço destinado ao ensino prático dos fundamentos necessários para o desenvolvimento de projetos. O Laboratório de Desenho Técnico está localizado nas salas 1.201 e 1.202, do Prédio 1, Campus II, e tem capacidade para 50 alunos.

 

Laboratório de Informática

O objetivo dos laboratórios de informática é proporcionar ao aluno o contato com aplicativos básicos, softwares de informática (Sistemas Operacionais, Editores de Texto, Planilhas Eletrônicas, Gerenciadores de Bancos de Dados, Linguagem de Programação), bem como aqueles específicos para o desenvolvimento de desenho assistido por computador - CAD (Solid Edge - Siemens), AutoCAD completo (Autodesk), SolidWorks, manufatura integrada por computador - CAM (NX – Siemens), simulação de processos produtivos e avaliação de aspectos ergonômicos (Plant Simulation e Jack Human Simulation - Siemens), e gerenciamento integrado de projetos (Teamcenter - Siemens), reforçando os ensinamentos através da aplicação prática. Todos os laboratórios possuem infraestrutura necessária para acesso aos principais serviços disponíveis na INTERNET. A URI – Erechim, dispõe de oito (8) laboratórios de Informática, instalados em salas de, em média, 80 m².

 

Laboratório de Usinagem, Soldagem e Robótica

Nos laboratórios de Usinagem, Soldagem e Robótica, os alunos têm acesso a infraestrutura completa de fábrica, onde realizam atividades práticas de Projeto de Fábrica e Gestão da Manutenção. Dentre os equipamentos já adquiridos estão um torno universal mecânico com barramento de 1 m, um torno universal mecânico com barramento de 2 m, uma fresadora ferramenteira, uma serra fita para materiais metálicos, uma furadeira de bancada, um torno CNC com barramento de 1 m e também um centro de usinagem CNC, máquina de solda tipo MIG/MAG Multivoltagem ESAB Aristo MIG 501i, duas fontes ESAB Bantam 250 Serralheiro para eletrodos revestidos, duas fontes ESAB Super Bantam 256 Plus para eletrodos revestidos, uma máquina de solda tipo TIG ESAB Heliarc WC 8, uma CADDY TIG 2200i AC/DC ESAB,  uma Origo TIG 200 HF TIG ESAB, e uma máquina de corta a plasma PawerCut 875 / PT 32EH. Os softwares usados nesse laboratório são o Solid Edge e o NX CAM.