Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciênias Biológicas

 

Disciplina: Delineamento Experimental

Código: 023-031

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

 

 1. EMENTA: Através do entendimento das diferentes correntes filosóficas que permeiam a Ciência, da aplicação do método científico, a verificação e discussão sobre hipóteses e formulação de delineamentos experimentais. A disciplina visa a conhecer, desenvolver e aplicar o método científico nas diferentes áreas temáticas que compõem a Ecologia, de forma a prover o discente sobre o sentido da pesquisa em ecologia e das ferramentas a serem utilizadas nesta área do conhecimento.

 

2. OBJETIVOS:

2.1 OBJETIVO GERAL: discutir os métodos de delineamento de experimento científico a luz do método científico.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (a) discutir o método científico e história da ciência de maneira ampla e depois contextualizar com a Ecologia; (b) discutir epistemologia da ciência; (c) discutir com os discentes aspectos do delineamento experimental em relação ao trabalho de investigação científica.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

3.1. História da ciência e do método científico

3.2. Pensamento crítico no fazer ciência

3.3. Contexto histórico do método científico nas ciências naturais e na ecologia

3.4. Delineamento de experimentos científicos em ecologia

 

4. METODOLOGIA:

Aulas terão caráter expositivo-dialogada. Serão propostas leituras de livros texto e artigos relacionados com o conteúdo programático.

 

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação será constituída de apresentação de seminários a partir do pré-projeto de mestrado dos próprios pós-graduandos, com ênfase na metodologia e principalmente no delineamento do experimento proposto.

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Breve história da ciência moderna. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.

KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.

MAYR, E. Desenvolvimento do Pensamento Biológico: diversidade, evolução e herança. Brasília: Editora UNB, 1998.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 2000.

FERREIRA, A. S.; ABREU, M. L. T.  Desconstruindo um artigo científico. Revista Brasileira de Zootecnia, n. 36. 2007, 377-385 p.

PETERS, R.H.  A critique for ecology. Cambridge: University Press, 1991.

POPPER, K.R. Conjecturas e refutações: pensamento científico. Brasília: Editora da Universidade Nacional de Brasília, 1972.

POPPER, K.R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.