Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Disciplina: ECOLOGIA DE CAMPO

Código:  023 - 004

Carga Horária: 45 horas

Nº de Créditos: 03

 

1. EMENTA:

Hipóteses, metodologias e instrumentalização de campo. Delineamento experimental, aquisição e interpretação de dados em ecologia de populações, comunidades e ecossistemas. Comunicação científica escrita e oral.

 

2. OBJETIVOS:

2.1 OBJETIVO GERAL: Desenvolver no discente o senso crítico relacionado ao planejamento e execução de estudos experimentais e observacionais em campo e análise de dados.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (a) estimular no discente habilidades de organização de trabalho científico individual e em grupo; (b) aplicar métodos de planejamento e análise de estudos ecológicos.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

3.1. Delineamento e organização de estudos ecológicos.

3.2. Métodos de estudos em ecologia de ecossistemas, populações e comunidades.

3.3. Análises de dados ecológicos.

 

4. METODOLOGIA:

Aulas terão caráter expositivo-dialogada. Serão propostas leituras de livros texto e artigos relacionados com o conteúdo programático. Será proposto a realização de exercícios e análise de caso. Sempre que possível, serão realizadas atividades práticas (laboratório e/ou campo) relacionadas aos conteúdos propostos. Algumas abordagens seguindo a proposta de metodologias ativas serão realizadas.

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação será constituída de provas teóricas sem consulta e individuais, além de trabalhos individuais e/ou em grupos de natureza aplicada/prática e apresentação de seminários.

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Brower, J.E., ZAR,? J.H.,? von ENDE, C.N. Field and Laboratory Methods for General Ecology. McGraw-Hill, 1987.

BENNETT, D.P. & HUMPHRIES, D.A. Introducción a la ecología de campo. Madrid: H. Blume Ediciones, 1978.

KREBS, C.J. Ecological methodology. Addison Wesley Longman, Inc., Menlo Park. 2000.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

LUDWIG, J. A. & REYNOLDS, J. F. Statistical Ecology. A primer on methods and computing. New York : John Wiley & Sons,1988.

VALENTIN, J. L. Ecologia Numérica. Uma introdução à análise multivariada de dados ecológicos. Rio de Janeiro: Interciência, 2000.

VANZOLINI, P.E. & PAPAVERO, N. Manual de coleta e preparação de animais terrestres e de água doce. Departamento de Zoologia e Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, 1967.

ZAR, J. H. Biostatistical analysis. Prentice Hall, Upper Saddle River. New Jersey, 1999