DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Metodologia do Ensino dos Esportes de Combate A Código: 40-740 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA Estudo das manifestações da cultura corporal de movimento dos diferentes esportes de combate, nas dimensões históricas, sócio-culturais, técnico-táticas e o processo de ensino aprendizagem, bem como as temas atuais e relacionados a produção científica.
2 OBJETIVOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
UNIDADE 1 - Dimensão histórica e cultural. 1.1. Surgimento, desenvolvimento e expansão. 1.2. Configurações (estilos) e atualidades. 1.3. Relacionar e diferenciar artes marciais de lutas e esportes de combate 1.4.Conceituar os principais aspectos socioculturais/filosóficos relacionando com a realidade social e cultural atual.
UNIDADE 2 - Dimensão técnico-tática e regulamentar 2.1. Características específicas 2.2. Elementos técnico-táticos 2.2.1. Classificação das técnicas 2.2.2. Características táticas 2.3. Rituais e procedimentos regulamentares 2.4 Dimensão metodológica do processo de ensino-aprendizagem 2.4.1. Etapas de ensino/características 2.4.2. Métodos de ensino 2.4.3. Orientações didático-metodológicas 2.4.4. Princípios da iniciação esportiva e treinamento aplicado à modalidade 2.4.5. Sequências pedagógicas de ensino
UNIDADE 3 - Os esportes de combate na promoção da saúde 3.1. Características da promoção da saúde na atualidade 3.2. Possibilidades de inserir os esportes de combates na promoção da sáude 3.3. Principais qualidades psico-físicas que os esportes de combate otimizam 3.4. Elaborar programas de atividades físicas que promovam saúde através dos esportes de combate
4 METODOLOGIA Aulas expositivas e dialogadas teórico-práticas Utilização de recursos audiovisuais e tecnológicos Técnicas de trabalhos em grupo, pesquisas e apresentações em seminários Oficinas e visitas de campo de diferentes formas de artes marciais e esportes de combate.
5 AVALIAÇÃO Serão avaliados: os conhecimentos teóricos/conceituais; A capacidade técnico-tática de execução dos fundamentos estudados; Conhecimento referente ao processo metodológico de ensino; a participação ativa do aluno em todo o processo de estudo desencadeado na disciplina. A avaliação será feita a partir de dois módulos: Módulo 1: Avaliação Teórica 1 e Módulo 2: Avaliação Teórica 2.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CARTAXO, C.A. Jogos de Combate: Atividades recreativas e psicomotoras. Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes, 2011. FRANCHINI, E. Judô: desempenho competitivo. Barueri: Manole, 2001.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CAPOEIRA, N. Capoeira: pequeno manual do jogador. Rio de Janeiro: Record, 2002. KANO, J. Judô Kodokan. São Paulo: Cultrix, 2009. NAKAYAMA, M; CALLONI, E. L. Karatê dinâmico: instruções pelo mestre. 2.ed São Paulo: Cultrix, 2005. OLIVIER, J.C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Referenciais curriculares do estado do Rio Grande do Sul: ciências da natureza e suas tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, 2009. 122 p. (Lições do Rio Grande)
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