Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Tópicos Especiais da Educação Física II

Código: 40-739

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Abordagem de temas atuais na educação física, suas implicações para os profissionais de educação física, bem como as formas de intervenção e sua atualização no campo de trabalho.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Possibilitar aos discentes a atualização em novas tendências da educação física preparando-os para a entrada no mercado de trabalho.
  • Abordar temas da atualidade voltados à Educação Física.
  • Ampliar os conhecimentos em relação a área de intervenção.
  • Identificar as temáticas atuais na Educação Física.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Abordar temas da Educação Física que estão em voga tanto na mídia como entre a população.

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas e práticas.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada por meio de provas teórico-práticas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARBANTI, V. J. Teoria e prática do treinamento esportivo. 2.ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

HOFFMAN, S. J. e HARRIS, J. C. Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROCHA, P. E. C. P. Medidas e avaliação em ciências do esporte. 6. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAVALLARI, G. Manual de trekking & aventura. São Paulo: Kalapalo, 2008.

FRAGA, A. B. WACHS, F. (Org.). Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2007.

MENDONÇA, M. E. Ginástica holística: história e desenvolvimento de um método de cuidados corporais. São Paulo: Summus, 2000.

ROBINSON, L. Exercícios inteligentes com pilates e yoga. 2.ed. São Paulo: Pensamento: 2005.

SCHWARTZ, G. M. (Org.). Aventuras na natureza: consolidando significados. Jundiaí: Fontoura, 2006.