Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA A Código: 40-738 Carga Horária: 60h (30h teórica/30h prática) Crédito: 04
EMENTA Concepção de jogo e o papel do jogo na Educação Física. Conhecimento das teorias do jogo e sua relação com o ser humano. Resgate e preservação da cultura lúdica. O jogo enquanto cultura corporal de movimento e suas manifestações. Jogos numa dimensão conceitual, atitudinal e procedimental. Potencialidades do jogo e suas implicações didático-pedagógicas. Tipos de jogos. Construção de brinquedos tradicionais e contemporâneos. Vivências lúdicas.
OBJETIVOS Compreender a relação que os jogos estabelecem como prática pedagógica na Educação Física, bem como o conhecimento das diversas teorias do jogo e suas implicações lúdicas. Identificar as diferentes manifestações do jogo enquanto cultura e sua relação com o processo ensino-aprendizagem. Resgatar por meio da prática de jogos e brincadeiras populares, elementos da cultura de determinadas comunidades e regiões, bem como aspectos históricos característicos.
CONTEÚDO CURRICULAR 1)Brincadeiras e jogos: a) conceito e a importância do jogo e brincadeira; b) jogo enquanto patrimônio cultural da humanidade; c) jogos e brincadeiras como conteúdos da educação física
2) Jogos numa dimensão conceitual, atitudinal e procedimental.
3) Os brinquedos e jogos na Educação Física.
4) Tipos de Jogos: a) Jogos cooperativos x Jogos Competitivos b) relações entre o jogo competitivo e cooperativo. c) Jogos característicos da cultura brasileira: - Jogos populares; - Jogos de raciocínio; - Jogos de mesa; - Jogos da cultura indígena e afro-brasileira; - Lei nº. 10.639/2003 e Parecer CNE/CP3/2004, Educação das Relações Étnico-Raciais. Lei nº. 11.645 de 10/03/2008; Res. CNE/CP nº 1, de 17de julho de 2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. - Jogos e brinquedos cantados. 5) Jogo criado, jogo jogado e jogos transformados.
6) Organização dos jogos de acordo com: o espaço físico, os recursos materiais, regras e necessidades do grupo.
7) O jogo como forma de inclusão.
8) Construção de jogos e brinquedos alternativos e próprios da cultura
METODOLOGIA O trabalho pedagógico deve ter como pressupostos a indissociabilidade entre investigação e ensino e entre teoria e prática - a prática sendo informada pela teoria, de forma concomitante, sendo por ela informada, e, o diálogo como elemento mediador da produção e validação de conhecimentos. - Exposições, leituras, debates, atividades individuais e grupais. - Produção de textos visando o apoio à formação, de modo a sistematizar os estudos, pesquisas e resultado de experiências construídas durante o desenvolvimento da disciplina. - Reflexão sobre o desenvolvimento das ações. A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas, seminários e outros.
AVALIAÇÃO A avaliação será paralela a qualquer atividade realizada e serão relevantes as observações das seguintes questões: evolução das aprendizagens dos alunos; evolução da relação professor-aluno. A avaliação do aluno também será feita através de provas teórico-práticas, seminário, trabalhos, atividades individuais e atividades em grupo.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA BROUGÉRE, G. Jogo e Educação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003. HUIZINGA, J. Homo ludens. 4. ed. São Paulo: Perpectiva, 1996. KISHIMOTO, T. E. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AMARAL, J. N. Jogos Cooperativos. São Paulo: Phorte, 2007. FREIRE, J. B. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2007. FRITZEN, S. J. Jogos dirigidos para grupos: recreação e aulas de educação física. Petrópolis: Vozes, 2009. NEGRINI, A. Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil: simbolismo e jogo. Porto Alegre, RS: Prodil, 1994. NEGRINI, A. Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil: perspectivas psicopedagogias. Porto Alegre, RS: Prodil, 1994.
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