DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Metodologia do Ensino dos Esportes de Combate Código: 40-737 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA Estuda os esportes de combate enquanto manifestação da cultura corporal de movimento, contextualizando-as histórica, social e culturalmente. Abordagem dos esportes de combate presentes no contexto comunitário, regional, brasileiro e de diversos países do mundo.
2 OBJETIVOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
Unidade 1 - Contextualização histórica e sócio-cultural das lutas: Lei nº. 10.639/2003 e Parecer CNE/CP3/2004, Educação das Relações Étnico-Raciais. Lei nº. 11.645 de 10/03/2008; Res. CNE/CP nº 1, de 17de julho de 2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais pra Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Origem e evolução histórica das lutas; Surgimento das manifestações de luta; Características culturais das práticas de luta; Processo de institucionalização, esportivização e expansão das lutas. Unidade 2 - Fundamentação, organização e estruturação didático-metodológica do conteúdo dos esportes de combate: Conceito, Classificação e características gerais das lutas; Fundamentação pedagógica; Objetivos dos conteúdos dos esportes de combate; Princípios para organização dos conteúdos; Etapas de ensino e sequência dos conteúdos; Procedimentos de ensino e avaliação; Elaboração e aplicação de unidades didáticas de ensino.
Unidade 3 - Vivência, análise e estruturação das atividades de luta não codificadas: 3.1. Jogos de oposição/atividades de luta: A grande distância; A média distância; Situações macro e micro-grupal; 3.2. Jogos de luta corpo a corpo: Situações de luta com golpe; Situações de luta com derrubada/imobilização/exclusão do espaço; Situações de luta com toque por implemento.
4 METODOLOGIA As aulas serão desenvolvidas utilizando os seguintes procedimentos: Aulas expositivas; Leituras, comentários e debates baseados em textos específicos; Utilização de recursos audiovisuais; Técnicas de trabalhos em grupo; Trabalhos de pesquisa; Seminários; Aulas práticas.
5 AVALIAÇÃO Serão avaliados: os conhecimentos teórico-conceituais; a capacidade técnico-tática de execução dos fundamentos estudados; conhecimento referente ao processo metodológico de ensino; a participação ativa do aluno em todo o processo de estudo desencadeado na disciplina. Utilizar-se-á como instrumentos de avaliação: prova teórica e prática; fichas e trabalhos de pesquisa.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA SANTOS, S.L.C. Jogos de Oposição: O ensino das lutas na escola. São Paulo: Phorte, 2012. CARTAXO, C.A. Jogos de Combate: Atividades recreativas e psicomotoras. Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes, 2011. REID, H.; CROUCHER. O caminho do guerreiro: o paradoxo das Artes Marciais. 3ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CAPOEIRA, N. Capoeira: pequeno manual do jogador. Rio de Janeiro: Record, 2002. KANO, J. Judô Kodokan. São Paulo: Cultrix, 2009. NAKAYAMA, M; CALLONI, E. L. Karatê dinâmico: instruções pelo mestre . 2.ed São Paulo: Cultrix, 2005. OLIVIER, J.C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Referenciais curriculares do estado do Rio Grande do Sul: ciências da natureza e suas tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, 2009. 122 p. (Lições do Rio Grande).
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