Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Metodologia do Ensino dos Esportes de Raquete

Código: 40-736

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Estudo histórico-crítico dos esportes de raquete. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras dos esportes de raquete. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino dos esportes de raquete.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Identificar aspectos marcantes da história e evolução dos esportes de raquete bem como as suas características básicas enquanto jogo esportivo.
  • Estruturar o processo de ensino-aprendizagem dos esportes de raquete a partir de progressões de exercícios e tarefas.
  • Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino dos esportes de raquete.
  • Dominar os princípios básicos dos fundamentos técnicos ofensivos e defensivos dos esportes de raquete.
  • Aplicar noções básicas de regras e arbitragem dos esportes de raquete.
  • Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa dos esportes de raquete.
  • Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos dos esportes de raquete enquanto conteúdo de ensino.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Unidade 1 - Introdução aos esportes de raquete:

1.1 Histórico e evolução;

1.2 Características específicas.

 

Unidade 2 - Metodologia do Ensino dos esportes de raquete:

2.1 Processo de ensino-aprendizagem esportiva;

2.2 Princípios e noções de progressões de aprendizagem;

2.3 Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas;

2.4 Abordagens pedagógicas do ensino dos esportes de raquete.

 

Unidade 3 - Fundamentos Básicos dos esportes de raquete:

3.1 Fundamentos técnicos básicos dos esportes de raquete;

3.2 Fundamentos básicos de defesa e de ataque dos esportes de raquete.

 

Unidade 4 - Regulamentação Básica dos esportes de raquete:

4.1 Noções das regras básicas e arbitragem.

 

Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento

5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem os esportes de raquete enquanto conteúdo de ensino

5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico pratico que contemplem os esportes de raquete enquanto conteúdo de ensino

5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de jogos de raquete.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo).

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMERICAN SPORT EDUCATION PROGRAM; MALVEZZI, M. (Trad.). Coaching Youth Tennis. Ensinando tênis para jovens. 2. ed. São Paulo: Manole, 1999.

BALBINOTTI, C. O Ensino do Tênis: Novas Perspectivas de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Artmed, 2009.

PAES, R.R., BALBINO, H. F. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LOPES, V.; MAIA, J.; MOTA, J. Aptidões e habilidades motoras: uma visão desenvolvimentista. Lisboa: Livros Horizonte, 2000.

ROTH, K.; KROGER, C. e MEMMERT, D. Escola Da Bola – Jogos De Rede E De Raquetes. São Paulo, Editora Phorte, 2017.

SAMULSKI, D. Treinamento Mental No Tênis - Como Desenvolver As Habilidades Mentais. 1. ed. São Paulo: Manole, 2012.

SILVA, S. Tênis para crianças: manual para pais, filhos e mestres. Suzana Silva; ilustrações de Valmir Frias. São Paulo: Via Lettera, 2003.

SKORODUMOVA, A. P. Tênis de campo: treinamento de alto nível. Guarulhos: Phorte, 2004.

 

CÂMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN

FONTOURA, Fernando. Tênis para todos. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2003. American Sport Education Program.

FOSS, ML; KETEYIAN, S. J. Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

GALLWEY, W. T. O jogo interior de tênis. São Paulo: Texto novo, 1996.

KIST, Cesar; LONGO, Elson. A quadra dos sonhos: histórias e conquistas do tênis brasileiro. São Paulo: Phorte, 2009.

SKORODUMOVA, Anna P. Tênis de campo: treinamento e alto nível . São Paulo: Phorte, FMU, 1999.

 

CÂMPUS DE SANTIAGO

BRUSTOLIN, M.Tênis no Brasil:História, ensino e idéias. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1995.

BUDINGER, H; KLIPPEL, P.; WEBER, K..Tênis para crianças. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1982.

DALCIM, J. N. Entenda o Tênis.São Paulo: Tênis Brasil, 2009

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya C.; OLIVEIRA, Amauri A. Bássoli de,(org).; Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote: badminton, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, atletismo. Maringá : Eduem, 2014. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/arquivos/snelis/segundoTempo/livros/esportesMarcaComRede.pdf

TREUHERZ, Rolf Mario. Tênis: técnicas e táticas de jogo : preparação estratégica, mental, física, nutricional. São Paulo: Alaúde Editorial, 2005. 

 

CÂMPUS DE SANTO ÂNGELO

FONSECA, K. V. O e SILVA, P. R. S. B. da. Bandminton Manual De Fundamentos E Exercícios. Federação brasileira de badminton. 2011.

HAWKEY, D. Guia Prático Do Squash. Coleção habitat,1991.

ROTH, K.; KROGER, C. e MEMMERT, D. Escola Da Bola – Jogos De Rede E De Raquetes. São Paulo, Editora Phorte, 2017.

TANI, G.; BENTO, J. O. e PETERSEN, R. D. de S. Pedagogia do Desporto. Editora Guanabara Rio de Janeiro, 2006.

DANTAS, Estélio H. M. A prática de preparação física. 4 ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.