DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Médio A Código: 40-735 Carga Horária: 135h Número de Créditos: 09
1 EMENTA Estágio de aplicação de conhecimentos, sob orientação e supervisão docente, na disciplina de Educação Física no Ensino Médio, compreendendo a elaboração de planejamentos didáticos, realização/docência de aulas, discussão dos resultados do trabalho e relatório de Estágio.
2 OBJETIVOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
Unidade 1 - Planejamento do Estágio em Educação Física no Ensino Médio: 1.1 Diagnóstico institucional/escola da disciplina de Educação Física no Ensino Médio; 1.2 Elaboração de planejamento pedagógico da disciplina de Educação Física; 1.3 Estudos individuais aplicados à disciplina de Educação Física.
Unidade 2 - Realização de Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Médio: 2.1 Atividades de observação pedagógica de aulas de Educação Física da turma escolhida; 2.2 Atividades de participação conjunta nas aulas de Educação Física da turma escolhida; 2.3 Atividades de docência (organização e gestão) de aulas de Educação Física na turma escolhida.
Unidade 3 - Relatório das Atividades de Estágio: 1.1 Encontros de orientação e discussão das situações de estágio; 1.2 Seminário de apresentação dos relatórios de estágio.
4 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através da realização de Estágio Supervisionado, aulas expositivas-dialogadas, encontros de orientação pedagógica, discussão das situações de estágio e seminários.
5 AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de planejamento, realização e relatório de estágio, bem como na participação nos encontros de orientação, discussão do estágio e do seminário de apresentação dos relatórios de estágio.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA NEIRA, M. G. Educação Física – Desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2006. DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2004. BORSARI, J. R. et al. Educação Física da pré-escola à universidade: planejamento, programas e conteúdos. São Paulo: EPU, 1980. FAZENDA, I. C. A. et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 2005. PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001. PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
|