DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Oficina de Experiência Docente G Código: 40-734 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA Experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência em dança sob orientação e supervisão docente. Prática pedagógica compreendendo atividades de observação, planejamentos didáticos, experiências de ensino e reflexão da ação pedagógica.
2 OBJETIVOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
Unidade 1- Experiências de Ensino de dança: - Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino de dança; - Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos da dança; - Planejamento didático de conteúdos da dança; - Estudos individuais aplicados à dança.
4 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência, aulas expositivas-dialogadas, pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas, seminários e outros.
5 AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de prática de ensino, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA AEBLI, H. Prática de Ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. São Paulo: EPU, 1982. DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, 2011. DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BAGGIO, K. F. Arte do movimento na transformação pessoal. Erechim: EdiFAPES, 2002. DANTAS, M. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre, RS: UFRGS, 1999. FERREIRA, S. (Org.). O Ensino das artes: construindo caminhos. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2012. MOREIRA, E. C. (Org.). Educação física escolar: propostas e desafios II. Jundiaí: Fontoura, 2004. VERDERI, É. B. L. P. Dança na Escola. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
|