Departamento: Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA Código: 40-732 Carga Horária: 60 h (Teórica: 30h/Prática: 30h) Créditos: 04
EMENTA Atividades físicas de aventura compreende o estudo do Planejamento, organização e prática de Esportes Radicais, Esportes de Aventura, não Formais e Atividades Físicas na Natureza, buscando através da interação com o meio o desenvolvimento de uma consciência ecológica. Identificação de métodos de ensino e aprendizagem de técnicas específicas para cada um destes esportes.
OBJETIVOS • Contribuir na formação de profissionais de Educação Física qualificados para intervir, acadêmica e profissionalmente, na orientação e ensino de atividades ligadas à natureza e à aventura em diferentes instituições, por intermédio de diferentes manifestações e expressões do movimento humano. • Identificar os principais conceitos e significados que sustentam a realização de • Atividades físicas de aventura; • Compreender os princípios básicos de educação ambiental; • Estruturar o processo de ensino-aprendizagem de atividades físicas de aventura no ensino da Educação Física; • Distinguir as formas e perspectivas de realização das atividades físicas de aventura; • Aplicar noções básicas na vivência prática das atividades físicas de aventura; • Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em • Atividades físicas de aventura.
CONTEÚDO CURRICULAR Unidade 1 - Ambiente e Ecologia: ideias e concepções – Lei nº 9705/99, de 27 de abril de 1999 e Decreto nº 4281, de 25 de junho de 2002 – Políticas de Educação Ambiental. • Concepções de ambiente, ecologia e natureza. • Relação homem-natureza. • Princípios básicos da educação ambiental.
Unidade 2 -Atividades Físicas de Aventura: • Conceituação, classificação e tendências. • Impactos das atividades físicas ao ambiente natural. • Perspectiva educacional das atividades físicas de aventura. • Perspectiva de turismo das atividades físicas de aventura.
Unidade 3 -Noções básicas e vivências práticas de Atividades Físicas de Aventura: Esportes Radicais, Esportes de Aventura, não Formais e Atividades Físicas na Natureza.
METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, trabalhos em grupo, vivências práticas.
AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo).
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA BERNADES, L.A. Atividades e Esportes de Aventura para profissionais de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2013. CAVALLARI, G. Manual de Trekking e Aventura. São Paulo: Ed. Kalapalo, 2008. ROMANINI, V. UMEDA, M. Esportes de Aventura ao seu alcance. São Paulo: Ed. Bei, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CARVALHO, M. O que é natureza. São Paulo: Brasiliense, 1999. GRUN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 5º ed., 2005. PELEGRINI FILHO, A. Ecologia, cultura e turismo. Campinas: Papirus, 2001. REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2002. RUSCHMANN, D. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas: Papirus, 2002.
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