Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental (Anos Finais)

Código: 40-730

Carga Horária: 135h

Número de Créditos: 09

  

1 EMENTA

Estágio de aplicação de conhecimentos, sob orientação e supervisão docente, na disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Finais, compreendendo a elaboração de planejamentos didáticos, realização/docência de aulas, discussão dos resultados do trabalho e relatório de Estágio.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Contribuir na formação didático-pedagógica do estudante para que possa desempenhar, de forma consciente e espontânea, as funções de professor de Educação Física no Ensino Fundamental.
  • Realizar estudos individuais em conteúdos específicos da Educação Física no Ensino Fundamental, de acordo com o interesse de aprofundamento do estudante.
  • Oportunizar a vivência de situações de estágio, de aplicação de conhecimentos na disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental– Anos Finais, em Instituições de Ensino, situadas na região de abrangência da Universidade.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Unidade 1 - Planejamento do Estágio em Educação Física no Ensino Fundamental – Anos Finais:

1.1 Diagnóstico institucional/ escola da disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental;

1.2 Elaboração de planejamento pedagógico da disciplina de Educação Física;

1.3 Estudos individuais aplicados à disciplina de Educação Física.

 

Unidade 2 - Realização de Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental – Anos Finais:

2.1 Atividades de observação pedagógica de aulas de Educação Física da turma escolhida;

2.2 Atividades de participação conjunta nas aulas de Educação Física da turma escolhida;

2.3 Atividades de docência (organização e gestão) de aulas de Educação Física na turma escolhida.

 

Unidade 3 - Relatório das Atividades de Estágio:

3.1 Encontros de orientação e discussão das situações de estágio;

3.2 Seminário de apresentação dos relatórios de estágio.

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através da realização de Estágio Supervisionado, aulas expositivas-dialogadas, encontros de orientação pedagógica, discussão das situações de Estágio e seminários.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de planejamento, realização e relatório de estágio, bem como na participação dos encontros de orientação, discussão do estágio e do seminário de apresentação dos relatórios de estágio.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PALMA, A. P. T. V.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação Física e a organização curricular: educação infantil e ensino fundamental. Londrina, PR: Eduel, 2008.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2004.

MOREIRA, E. C. (Org.). Educação Física Escolar: desafios e propostas. Jundiaí: Fontoura, 2004.

MOSSTON, M.; ASHWORTH, S. La enseñanza de laEducación Física. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 1993.

OLIVEIRA, V. M. Educação Física Humanista. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1987.

SOLER, R. Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.