Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

Código: 40-728

Carga Horária: 75h

Número de Créditos: 05

 

1 EMENTA

Estágio de aplicação de conhecimentos em Educação Física Escolar, sob orientação e supervisão docente no Ensino Fundamental Anos Iniciais, compreendendo a elaboração de planejamentos didáticos, realização de aulas, discussão dos resultados e relatório de estágio.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Contribuir na formação didático-pedagógica do estudante para que possa desempenhar, de forma consciente e espontânea, as funções de professor de Educação Física no Ensino Fundamental Anos Iniciais;
  • Realizar estudos individuais em conteúdos específicos da Educação Física no Ensino Fundamental Anos Iniciais, de acordo com o interesse de aprofundamento do estudante;
  • Oportunizar a vivência de situações de estágio, de prática de ensino de Educação Física no Ensino Fundamental Anos Iniciais, em instituições de ensino, situadas na região de abrangência da Universidade.

 

 

3.CONTEÚDO CURRICULAR:

 

Unidade 1 - Prática de Ensino de Educação Física no Ensino Fundamental nos Anos Iniciais:

1.1 Observação e reflexão de situações contextualizadas de Educação Física no Ensino Fundamental Anos Iniciais;

1.2 Planejamento didático de conteúdos de Educação Física;

1.3 Atividades de participação conjunta na docência de aulas;

1.4 Atividades de docência (organização e gestão) de aulas de Educação Física na turma escolhida.

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através da realização de Estágio Supervisionado, aulas expositivas-dialogadas, encontros de orientação pedagógica, discussão de situações de estágio e seminários.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de prática de ensino, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, bem como da participação nos encontros de orientação e discussões pedagógicas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PALMA, A. P. T. V.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação Física e a organização curricular: educação infantil e ensino fundamental. Londrina, PR: Eduel, 2008.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2004.

FAZENDA, I. C. A. et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 2005.

FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione, 2001.

GONZÁLEZ RODRIGUEZ, C.; FRANCINE JÚNIOR, R. (Trad.). Educação física infantil: motricidade de 1 a 6 anos. São Paulo: Phorte, 2005.

LLEIXÀ ARRIBAS, T.; MURAD, F. (Trad.). A Educação Física de 3 a 8 anos. 7. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.