DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Psicomotricidade A Código: 40-727 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
1 EMENTA Significação das fontes epistemológicas e compreensão das concepções históricas sobre a psicomotricidade. Desenvolvimento dos principais fundamentos e elementos da educação psicomotora. Relações entre psicomotricidade, movimento e educação física.
2 OBJETIVOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Fontes epistemológicas da psicomotricidade; Significados da psicomotricidade na perspectiva biopsicossocial; Raízes históricas da psicomotricidade e as abordagens: evolucionista, funcional e relacional; Psicomotricidade: a relação entre aprendizagem e desenvolvimento segundo Piaget e Vygotsky; Principais elementos psicomotores: conhecimento corporal, imagem corporal, esquema corporal, lateralidade, tônus, postura e equilíbrio, coordenação motora global (coordenação óculo-manual; óculo-pedal), coordenação motora fina, orientação (estruturação espacial e estruturação temporal), ritmo e relaxamento; Circuito funcional: estrutura, organização, planejamento e execução de sessões Prática psicomotora educativa relacional: estrutura, organização, planejamento e execução de sessões com crianças;
4 METODOLOGIA A metodologia visa contribuir com a formação crítico-reflexiva do educador tendo por base a problematização da relação teoria e prática. Ela se efetivará através de atividades tais como: pesquisa, pesquisa-ação, investigação crítica, análise e discussões de textos e/ou livros, elaboração e apresentação de trabalhos.
5 AVALIAÇÃO A avaliação do processo será constante, realizada através de testes e provas escritas. Seminários. Elaboração de textos.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2013. GO, TANI. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3º ed. São Paulo: Cortez, 2009.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SANTOS, S.M. P. O brincar na escola/metodologia lúdico-vivencial, coletânea de jogos, brinquedos e dinâmicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1988. LE BOULCH, J.O Desenvolvimento Psicomotor o nascimento até 6 anos: conseqüências educativas. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul Ltda, 1988. LLEIXÀ ARRIBAS, T.; MURAD, F. (Trad.). A educação física de 3 a 8 anos. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
|