Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM EDUCAÇÃO FÍSICA B Código: 40-726 Carga Horária: 30h (Teórica: 30h) N° de Créditos: 02
EMENTA Elaboração e desenvolvimento da pesquisa em Educação Física. Análise e interpretação da pesquisa do trabalho de conclusão do curso. Exposição e apresentação do trabalho de conclusão de curso em Educação Física.
OBJETIVOS • Analisar pesquisas desenvolvidas na área de Educação Física. • Elaborar o trabalho de conclusão de curso em Educação Física. • Apresentar o trabalho de conclusão do curso em Educação Física.
CONTEÚDO CURRICULAR Unidade 1 – Trabalho de conclusão de curso (TCC): • Etapas na elaboração do TCC. • Elementos constitutivos da pesquisa de TCC. • Elaboração do TCC na área de Educação Física. • Apresentação do TCC
METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, estudos individuais, análise de estudos, elaboração da pesquisa e apresentação oral.
AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas discussões realizadas nas aulas ministradas, bem como a elaboração e apresentação do trabalho de conclusão do curso.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA FERRARI, R.F.; BRUM, O.; ECCO,I.; VENDRUSCOLO, G.B.B. Manual de normas técnicas para produções acadêmicas da URI. (recurso eletrônico). Frederico Westphalen, RS: URI, 2017. GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007. THOMAS, J. R.; NELSON, N. K. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CONFORTIN, H. et al. Trabalhos acadêmicos da concepção à apresentação. Erechim, RS: Edifapes, 2006 LAKATOS, E.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2010. MOLINA NETO, V.; TRIVINOS, A. N. S. A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre, RS: Sulina, 2004. PICCOLI, J. C. J. Normalização para trabalhos de conclusão em Educação Física. Canoas, RS: ULBRA, 2006. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.
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