Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Aprendizagem Motora: Fundamentos e Implicações na Educação Física

Código: 40-722

Carga Horária: 45h

Número de Créditos: 03

 

 

1 EMENTA

Introdução à aprendizagem motora, conceitos e aplicações. Fundamentação teórica para análise dos mecanismos subjacentes a aprendizagem do movimento. Características, classificação e apresentação das habilidades motoras. Fatores que influenciam na aquisição das habilidades motoras. Processamento de informação, feedback, atenção, memória e transferência de aprendizagem. Interferência contextual. Variabilidade de prática. Aprendizagem motora no ensino dos esportes.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Conhecer a fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem motora em Educação Física e aplicá-los nas situações de ensino, identificando os principais aspectos relacionados à aprendizagem motora;
  • Identificar e diferenciar os estágios da aprendizagem de habilidades motoras e do processamento de informação;
  • Descrever e discutir a significância da prática, transferência da aprendizagem e
  • do conhecimento do resultado no ensino de habilidades motoras;
  • Compreender a função da atenção e das memórias no processo de aprendizagem das habilidades motoras;
  • Discutir a função do profissional de Educação Física no ensino de habilidades motoras;
  • Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos enquanto conteúdo de ensino.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO A APRENDIZAGEM E PERFORMANCE MOTORA

- Conceito de habilidade e performance motora

- Classificação das habilidades motoras

- Processamento de informação

 

 

UNIDADE II – AMBIENTE E O INDIVÍDUO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES MOTORAS

- Sistema de circuito

- Programa Motor Generalizado

- Fontes de informação sensorial

- Capacidade de atenção

- Sistema de memórias

- Diferenças individuais e capacidades motoras

- Níveis de ativação

 

UNIDADE III – PROFISSIONAL E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES MOTORAS

- Avaliação do processo de aprendizagem

- Técnicas de apresentação das habilidades motoras

- Formas de prática

- Feedback

- Aprendizagem motora no ensino dos esportes

 

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas e dialogadas ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades. Leituras e elaboração de textos. Tarefas orientadas realizadas individualmente ou em pequenos grupos. Vivências motoras.

 

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação do aluno será realizada por meio de provas teórico-práticas, realização de trabalhos de pesquisa e seminários.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MAGILL, A. R. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

SCHMIDT, R. A. e WRISBERG, C. A. Aprendizagem motora: uma abordagem de aprendizagem baseada no problema. 2 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

TANI, G. Comportamento Motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1988.

ECKERT, H. M. Desenvolvimento Motor. 3 ed. São Paulo: Manole, 1993.

FERREIRA NETO, C. A.. Motricidade e jogo na infância. 3 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

LOPES, V.; MAIA, J.; MOTA, J. Aptidões e habilidade motoras: uma visão desenvolvimentista. Lisboa: Livros Horizonte, 2000.

SHUMWAY-COOK A. e WOOLLACOTT, M. H. Controle Motor: teoria e aplicações práticas. Barueri: Manole, 2003.