DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Aprendizagem Motora: Fundamentos e Implicações na Educação Física Código: 40-722 Carga Horária: 45h Número de Créditos: 03
1 EMENTA Introdução à aprendizagem motora, conceitos e aplicações. Fundamentação teórica para análise dos mecanismos subjacentes a aprendizagem do movimento. Características, classificação e apresentação das habilidades motoras. Fatores que influenciam na aquisição das habilidades motoras. Processamento de informação, feedback, atenção, memória e transferência de aprendizagem. Interferência contextual. Variabilidade de prática. Aprendizagem motora no ensino dos esportes.
2 OBJETIVOS
3. CONTEÚDOS CURRICULARES:
UNIDADE I – INTRODUÇÃO A APRENDIZAGEM E PERFORMANCE MOTORA - Conceito de habilidade e performance motora - Classificação das habilidades motoras - Processamento de informação
UNIDADE II – AMBIENTE E O INDIVÍDUO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES MOTORAS - Sistema de circuito - Programa Motor Generalizado - Fontes de informação sensorial - Capacidade de atenção - Sistema de memórias - Diferenças individuais e capacidades motoras - Níveis de ativação
UNIDADE III – PROFISSIONAL E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES MOTORAS - Avaliação do processo de aprendizagem - Técnicas de apresentação das habilidades motoras - Formas de prática - Feedback - Aprendizagem motora no ensino dos esportes
4. METODOLOGIA: Aulas expositivas e dialogadas ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades. Leituras e elaboração de textos. Tarefas orientadas realizadas individualmente ou em pequenos grupos. Vivências motoras.
5. AVALIAÇÃO: A avaliação do aluno será realizada por meio de provas teórico-práticas, realização de trabalhos de pesquisa e seminários.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA MAGILL, A. R. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000. SCHMIDT, R. A. e WRISBERG, C. A. Aprendizagem motora: uma abordagem de aprendizagem baseada no problema. 2 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. TANI, G. Comportamento Motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1988. ECKERT, H. M. Desenvolvimento Motor. 3 ed. São Paulo: Manole, 1993. FERREIRA NETO, C. A.. Motricidade e jogo na infância. 3 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. LOPES, V.; MAIA, J.; MOTA, J. Aptidões e habilidade motoras: uma visão desenvolvimentista. Lisboa: Livros Horizonte, 2000. SHUMWAY-COOK A. e WOOLLACOTT, M. H. Controle Motor: teoria e aplicações práticas. Barueri: Manole, 2003.
|