Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Oficina de Experiência Docente C

Código: 40-718

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência em futebol/futsal sob orientação e supervisão docente. Prática pedagógica compreendendo atividades de observação, planejamentos didáticos, experiências de ensino e reflexão da ação pedagógica.

 

2 OBJETIVOS

  • Auxiliar no processo formativo do estudante e na sensibilização para as atividades didático-pedagógicas a partir da articulação de conhecimentos pedagógicos de conteúdos específicos de futebol/futsal
  • Realizar estudos individuais relacionados aos conteúdos de futebol/futsal a fim de contribuir para o planejamento e resolução de situações problemas das experiências de ensino.
  • Vivenciar experiências de ensino em futebol/futsal mobilizando conhecimentos, competências e habilidades para o exercício da docência estabelecendo a relação teórico pratica.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Unidade 1 - Experiências de Ensino de Futebol/Futsal:

1.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino de futebol/futsal;

1.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos de futebol/futsal;

1.3. Planejamento didático de coteúdos do futebol/futsal;

1.4. Estudos individuais aplicados ao futebol/futsal.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência, aulas expositivas-dialogadas, estudos individuais, pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas, seminários e outros.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de prática de ensino, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AEBLI, H. Prática de Ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. São Paulo: EPU, 1982.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DE ROSE JR.; D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FERREIRA, R. L. Futsal e a iniciação. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

MELO, R. S. Futsal 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

MUTTI, D. Futsal: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2003.

SAAD, M.; COSTA, C. F. Futsal: movimentações defensivas e ofensivas. Florianópolis: Bookstore, 2001.

SANTOS FILHO, J. L. A. Manual de Futebol. São Paulo: Phorte, 2002.