DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Oficina de Experiência Docente B Código: 40-717 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
1 EMENTA Experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência em ginástica e natação sob orientação e supervisão docente. Prática pedagógica compreendendo atividades de observação, planejamentos didáticos, experiências de ensino e reflexão da ação pedagógica.
2 OBJETIVOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Unidade 1 - Experiências de Ensino da Natação: 1.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino da Natação; 1.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos da natação; 1.3. Planejamento didático de conteúdos da natação; 1.4. Estudos individuais aplicados à natação.
Unidade 2 - Experiências de Ensino da Ginástica Esportiva 2.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino da Ginástica Esportiva; 2.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos do atletismo; 2.3. Planejamento didático de conteúdos da Ginástica Esportiva; 2.4. Estudos individuais aplicados a Ginástica Esportiva.
4. METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida através experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência, aulas expositivas-dialogadas, estudos individuais, pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas, seminários e outros.
5. AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de prática docente, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão pedagógica.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA AEBLI, H. Prática de ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. São Paulo: EPU, 1982. DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARAÚJO, C. Manual de ajudas em ginástica. Porto: FCDEF-UP, 2002. BASILONE NETTO, J. Natação: a didática moderna da aprendizagem. Rio de Janeiro: Palestra Sport, 1995. EVANS, J. Natação Total. São Paulo: Manole, 2009. FAZENDA, I. C. A. (et al). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 2005. GAIO, R. Ginástica rítmica desportiva popular: uma proposta educacional. São Paulo: Robe, 1996.
|