Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS IV (VOLEIBOL) CÓDIGO: 40-591 Carga Horária: 60 (T:30/P:30) Crédito: 04
EMENTA Estudo histórico-crítico do voleibol. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras do voleibol. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do voleibol.
OBJETIVOS Identificar aspectos marcantes da história e evolução do voleibol bem como as suas características básicas enquanto jogos esportivos coletivos. Estruturar o processo de ensino-aprendizagem no voleibol a partir de progressões de exercícios e tarefas. Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do voleibol. Dominar os princípios básicos dos sistemas ofensivos e defensivos do voleibol. Aplicar noções básicas de regras e arbitragem do jogo de voleibol. Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em voleibol. - Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do voleibol enquanto conteúdo de ensino.
CONTEÚDO CURRICULAR Unidade 1 - Introdução ao Voleibol: 1.1 Histórico e evolução do voleibol. 1.2 Caracterização dos jogos esportivos coletivos. 1.3 Características específicas do voleibol.
Unidade 2 - Metodologia do Ensino do Voleibol: 2.1 Processo de ensino-aprendizagem esportiva. 2.2 Princípios e noções de progressões de aprendizagem. 2.3 Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas. 2.4 Abordagens pedagógicas do ensino do voleibol.
Unidade 3 - Fundamentos Básicos e Sistemas Ofensivos e Defensivos do Voleibol: 3.1 Fundamentos técnicos básicos do voleibol. 3.2 Sistemas básicos de defesa e de ataque no voleibol.
Unidade 4 - Regulamentação Básica do Voleibol: 4.1 Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de voleibol.
Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento: 5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem o voleibol enquanto conteúdo de ensino. 5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem o voleibol enquanto conteúdo de ensino. 5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.
METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de jogos de voleibol.
AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo, entre outros) e autoavaliação.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA AMERICAN SPORT EDUCATION PROGRAM. Ensinando voleibol para jovens: endossado oficialmente pelo voleibol norte-americano. 2. ed. São Paulo: Manole, 1999. BIZZOCCHI, C. O. Voleibol de Alto Nível: da iniciação à competição. 4 ed. Manole, 2013. BOJIKIAN, J. C. M. Ensinando Voleibol. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DA CRUZ, E. E. Treinamento de Voleibol Visando o Jogo. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2012. HESPANHOL, J. E.; ARRUDA, M. de. Fisiologia do Voleibol. São Paulo: Phorte, 2008. RIBEIRO, J. L. S. Conhecendo o Voleibol. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. SHONDELL, D.; REYNAUD, C. A Bíblia do Treinador de Voleibol. Rio de Janeiro: Artmed, 2005. SUVOROV, Y. P; GRISHIN, O. N. Voleibol: iniciação. 5. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.
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