Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Metodologia do Ensino da Dança

Código: 40-391

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

O corpo, o movimento, a dança e suas manifestações e estilos. Estudo histórico-crítico da dança. Aspectos didático-pedagógicos e metodológicos do ensino da dança. O professor, o aluno e os contextos. O processo de ensino-aprendizagem da dança: criatividade, ludicidade, expressão técnica e composição.

 

2 OBJETIVOS

  • Identificar aspectos marcantes da história e evolução da dança, bem como suas manifestações e estilos.
  • Desenvolver a prática de experimentação, improvisação e criação em dança, a partir dos princípios de criatividade, ludicidade, expressão, técnica e composição.
  • Vivenciar princípios básicos, "jogos corporais" e movimentos da dança.
  • Aplicar suas vivências na perspectiva de construção docente, estruturando o processo de ensino-aprendizagem da dança.
  • Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da dança.
  • Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa, de produção do conhecimento e de prática de pesquisa em dança.
  • Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos da dança enquanto conteúdo de ensino.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Unidade 1 - O corpo, movimento e o sujeito: pressupostos da dança:

1.1. O corpo e suas possibilidades.

1.2. Perspectivas da relação entre corpo e movimento.

1.3. Textos, intertextos e subtextos da dança: o sujeito como agente do processo.

1.4. O lúdico como possibilidade corporal.

 

Unidade 2 - A dança nos contextos:

2.1. A dança e sua evolução através dos tempos: perspectiva sociohistórico e crítica.

2.2. Dança - suas manifestações, modalidades e estilos numa construção teórico-prática.

Lei nº. 10.639/2003 e parecer CNE/CP3/2004 – Educação das Relações Étnico-Raciais.

Lei nº. 11.645 de 10/03/2008; Res. CNE/CP nº 1, de 17/07/2004 – Diretrizes Curriculares. Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

2.3. A dança e os contextos: importância, abordagens e finalidades.

2.4. Apontamentos da dança na contemporaneidade.

 

Unidade 3 - A educação pela dança:

3.1. Processo de ensino-aprendizagem da dança.

3.2. Abordagens pedagógicas do ensino da dança nos diferentes espaços.

3.3. O professor, o aluno e o método como fatores de aprendizagem na dança.

3.4. O espaço criativo em dança: experimentação e improvisação como processo de interação e construção.

3.5. Importância da dança na educação enquanto meio de desenvolvimento integral.

 

Unidade 4 - Planejamento da ação docente em dança:

4.1. Princípios e noções de progressões de aprendizagem.

4.2. A aula de dança: caracterização, planejamento e estruturação.

4.3. Plano de Unidade, Plano de Aula e Relatórios de ação docente.

 

Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento:

5.1. Elaboração de planejamentos que contemplem a dança enquanto conteúdo de ensino.

5.2. Aplicação de intervenções de cunho teórico pratico que contemplem a dança enquanto conteúdo de ensino.

5.3. Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.

  

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, atividades práticas, seminários e trabalhos em grupo.

  

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, mediante avaliações escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo,...), participação nas atividades teórico-práticas e autoavaliação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DANTAS, M. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed.UFRGS, 1999.

GARCIA, Â. e HASS, A. Ritmo e Dança. Canoas: Ed. ULBRA, 2003.

LARA, L. M. (ORG.). Dança: Dilemas e Desafios na Contemporaneidade. Maringá: UEM, 2013.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAGGIO, K.F. Arte do movimento na transformação pessoal. Erechim: EdiFAPES, 2002.

BREGOLATO, R. A. Cultura corporal de dança. vol. 1. São Paulo: Ícone, 2006.

BRIKMAN, L. A linguagem do movimento corporal. São Paulo; Summus Editorial, 1989.

CAMINADA, E. História da Dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

MARQUES, I. A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2003.