Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPORTES INDIVIDUAIS II (NATAÇÃO) Código: 40-241 Carga Horária: 60 horas (Teórica: 30h/Prática: 30h) Créditos: 04
EMENTA Estudo histórico-crítico da natação. Fundamentos técnicos dos nados, noções de regras e arbitragem. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino da natação.
OBJETIVOS Identificar aspectos marcantes da história e evolução da natação. Estruturar o processo de ensino-aprendizagem da natação a partir de progressões de exercícios e tarefas. Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da natação. Dominar os fundamentos técnicos básicos dos diferentes estilos de nados. Aplicar noções básicas de regras e arbitragem da natação. Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em natação. Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos da natação enquanto conteúdo de ensino
CONTEÚDO CURRICULAR Unidade 1 - Introdução à Natação: 1.1. Histórico e evolução da natação; 1.2. Características específicas da natação; 1.3. Adaptação ao meio líquido.
Unidade 2 - Metodologia do Ensino da Natação: 2.1. Processo de ensino-aprendizagem dos nados; 2.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem; 2.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas; 2.4. Abordagens pedagógicas do ensino da natação.
Unidade 3 - Fundamentação Técnica Básica da Natação: 3.1. Nado Crawl: técnica da pernada, braçada e respiração; 3.2. Nado Costas: técnica da pernada, braçada e respiração; 3.3. Nado Peito: técnica da pernada, braçada e respiração; 3.4. Nado Borboleta: técnica da pernada, braçada e respiração; 3.5. Noções de saídas e viradas.
Unidade 4 - Regulamentação Básica da Natação: 4.1. Noções das regras básicas de natação; 4.2. Noções de arbitragem da natação.
Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento 5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem a natação enquanto conteúdo de ensino 5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem a natação enquanto conteúdo de ensino 5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.
METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivo-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de natação.
AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo) e autoavaliação.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA BASILONE NETTO, J. Natação: a didática moderna da aprendizagem. Rio de Janeiro: Palestra Sport, 1995. LIMA, W.U. Ensinando Natação. São Paulo: Phorte, 1999. FARTO, E. R. Treinamento da Natação Competitiva: uma abordagem metodológica. São Paulo: Phorte, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANDRIES Jr, O. (Org.). Natação: treinamento técnico. Barueri: Manole, 2002. HINES, E. Natação para Condicionamento Físico 60 sessões – Treinamento para velocidade, resistência e técnica. São Paulo: Manole, 2010. GOMES, W.D.F. Natação: uma alternativa metodológica. Rio de Janeiro: Sprint,1995. MASSAUD, M.G. Natação 4 nados: aprendizado e aprimoramento. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. MASSAUD, M. G. Natação para adultos. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.
|