Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPORTES INDIVIDUAIS I (ATLETISMO) Código: 40-238 Carga Horária: 60 horas (Teórica: 30h/Prática: 30h) Créditos: 04
EMENTA Estudo histórico-crítico do atletismo. Corridas, saltos e arremessos: fundamentos técnicos básicos, noções de regras e arbitragem. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do atletismo.
OBJETIVOS Identificar aspectos marcantes da história e evolução do atletismo, bem como as suas características básicas enquanto modalidade esportiva individual. Estruturar o processo de ensino-aprendizagem do atletismo a partir de progressões de exercícios e tarefas. Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do atletismo. Dominar os fundamentos técnicos básicos das diferentes provas de atletismo. Aplicar noções básicas de regras e arbitragem de atletismo. Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em atletismo. Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do atletismo enquanto conteúdo de ensino CONTEÚDO CURRICULAR Unidade 1 - Introdução ao Atletismo: 1.1. Histórico e evolução do atletismo; 1.2. Características específicas do atletismo; 1.3. Iniciação ao atletismo.
Unidade 2 - Metodologia do Ensino do Atletismo: 2.1. Processo de ensino-aprendizagem das provas; 2.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem; 2.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas; 2.4. Abordagens pedagógicas no ensino do atletismo.
Unidade 3 - Fundamentação Técnica Básica do Atletismo: 3.1. Corridas: velocidade, meio fundo, fundo, revezamentos e marchas; 3.2. Saltos: altura, distância e triplo; 3.3. Arremessos: peso, disco e dardo.
Unidade 4 - Regulamentação Básica do Atletismo: 4.1. Noções das regras básicas de atletismo; 4.2. Noções de arbitragem das provas de atletismo.
Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento 5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem o atletismo enquanto conteúdo de ensino 5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem o atletismo enquanto conteúdo de ensino 5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.
METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de provas de atletismo.
AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo).
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA FERNANDES, J.L. Atletismo: corridas. 2ed. São Paulo: EPU, 2003. FERNANDES, J.L. Atletismo: lançamentos e arremesso. 2ed. São Paulo: EPU, 2003. FERNANDES, J.L. Atletismo: Os saltos. 2ed. São Paulo: EPU, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARBANTI, V.J. Treinamento físico: bases científicas. São Paulo: Baliero, 2001. MATVEEV, L.P. Treino desportivo: metodologia e planejamento. São Paulo: Phorte, 1997. MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonre, 2005. MOSSTON, M & ASHWORTH, S. La ensenanza de la Educacion Física. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 2001. SULLIVAN, J. A. Cuidados com o jovem atleta: enfoque interdisciplinar na iniciação e no treinamento esportivo. Barueri: Manole, 2004.
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