Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Estágio Supervisionado em Nutrição Coletiva I

Código: 40-608

Carga Horária: 225 (Prática)

Número de Créditos: 15

 

 

1 EMENTA

Prática da nutrição Coletiva nas atividades de saúde a nível primário, em Unidades Básicas de Saúde, nos programas ligados a Nutrição e no Programa da Alimentação Escolar nas escolas municipais e em atividades que se relacionem às condições alimentares e nutricionais da população em populações carentes.

 

 

2 OBJETIVOS

Oportunizar a prática profissional nas atividades de saúde coletiva, desde o diagnóstico nutricional as atividades de educação nutricional.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Execução de serviços de atenção dietética no atendimento individual ou coletivo, nos serviços públicos de saúde e sua projeção para a população assistida.

Relatórios das atividades.

Execução de atividades que busquem a integração do Serviço de Saúde com  as ações desenvolvidas pela população da (s) comunidade (s) de sua área de influência (escolas, serviços de assistência, instituições religiosas e / ou filantrópicas).

Conhecimento da situação local com identificação das características da clientela e de suas condições de vida, com vistas ao reconhecimento da realidade da área de influência do serviço de saúde.

Atendimento a grupos de risco nutricional com intensificação de ações educativas.

Planejamento das atividades.

Capacitação de pessoal auxiliar e/ou voluntários compreendendo aspectos de nutrição básica aplicados à Saúde Pública e outros de interesse específico.

Análise e crítica de Programas de Alimentação e Nutrição, no âmbito do Ministério da Saúde.

Conhecimento dos procedimentos peculiares à segurança alimentar e nutricional.

Elaboração de relatório final e/ou projeto específico na área além da produção de material educativo em Nutrição.

 

 

4 METODOLOGIA

Supervisão e acompanhamento das atividades de estágio com suporte teórico-prático.

5 AVALIAÇÃO

Relatório final.

Ficha de avaliação do Supervisor Local quanto postura profissional.

 

Observação:Para aprovação no Estágio Curricular, o aluno deverá obter nota igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero), não havendo a realização  do exame final, uma vez, que o mesmo não condiz com a natureza da disciplina.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

TADDEI, José Augusto de A. C. (Coord.). Nutrição em saúde pública. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

ROUQUAYROL, Maria Zélia; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia e saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003.

SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emília Trigueiro. Deficiências Nutricionais: Técnicas de avaliação, prevenção de doenças e diagnóstico. 1 ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2015. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536520841/recent>. Acesso em 14 de setembro de 2016.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KAC, Gilberto; SICHIERI, Rosely; GIGANTE, Denise Petrucci (Org.). Epidemiologia nutricional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.

LINDEN, Sônia. Educação nutricional: algumas ferramentas de ensino. São Paulo: Varela, 2005.

TADDEI, José Augusto de A. C. (Coord.). Nutrição em saúde pública. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

TIRAPEGUI, Julio. Nutrição: fundamentos e aspectos atuais. São Paulo: Atheneu, 2002.

TOLEDO Solha, Raphaela Karla. Sistema Único de Saúde: componentes, diretrizes e políticas públicas. 1. ed. Edição Digital.São Paulo: Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536513232/cfi/2!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em: 03 de fevereiro de 2017.