DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Coordenação de Equipes nas Unidades de Alimentação e Nutrição Código: 40-505 Carga Horária: 30h (Teórica 30) Número de Créditos: 02
1 EMENTA Qualidade de vida no trabalho, recrutamento, seleção, condução e liderança de pessoas, desenvolvimento e treinamento de equipes de trabalho, atendimento ao cliente com excelência e postura ética, compreensão do comportamento alimentar de coletividades e condução de equipes em grandes eventos.
2 OBJETIVOS Oportunizar ao acadêmico de Nutrição uma visão antecipada sobre o papel de coordenador de equipes em UAN, para que ao assumir a chefia ou coordenação tenha segurança e ferramentas para conduzir a equipe ao trabalho com qualidade, com clima agradável, com resultados mensuráveis.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Qualidade de vida no trabalho: práticas relacionadas ao bem estar no trabalho, instrumento de avaliação destas práticas e indicadores de resultado em equipes nas UANs. Programas de qualidade. Cenários nas UANs. Atualidades. Clientes. Dimensionamento, recrutamento e seleção de pessoas – uma prática para nutricionistas. Desemprego = mão-de-obra não qualificada. Noções de direitos e deveres dos funcionários. Integração do novo funcionário. Como conduzir reuniões com seu grupo de trabalho. Itens de controle. Frequência das reuniões. Treinamento e desenvolvimento nas equipe: vantagens para os funcionários e para a empresa. Métodos e técnicas. Como liderar a equipe. Excelência no atendimento aos clientes, a partir das equipes de trabalho. Ética no atendimento aos clientes. Como lidar com o cliente hospitalizado e fragilizado. Como conduzir avaliações de desempenho com sua equipe de trabalho, visando melhoria contínua ou conduzir para o desligamento. Relacionamento com os outros setores e departamentos. Desenvolvimento e organização de projetos que visem o melhoramento das equipes. Como conduzir reunião e manter a equipe motivada. Habilidade de relacionamento ao educar o cliente. Entender o comportamento alimentar dos pacientes em clínicas, hospitais, creches, saúde pública e coletividades. Como conduzir sua equipe em grandes eventos.
4 METODOLOGIA Os métodos utilizados devem ser variados , permitindo explorar as diferentes competências e habilidades do grupo, por meio de aulas expositivas dialogadas, recursos de vídeos/documentários, que permitam a reflexão, seminários em grupo, estudos dirigidos, mesas redondas (roda de conversa) para discussão dos temas propostos e trocas entre o acadêmicos, visando sempre a construção de conhecimento.
5 AVALIAÇÃO Serão realizados processos avaliativos, levando em consideração o crescimento/construção/reconstrução do aluno ao longo da disciplina, através de atividades escritas, orais e participação.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7. ed. São Paulo: Atlas,2012. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Edição Digital. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520445495/cfi/5!/4/4@0.00:7.62>. Acesso em: 07 de fevereiro de 2017. MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 14.ed.São Paulo: Saraiva, 2012.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DRUCKER, Peter Ferdinand (Org.). O líder do futuro. São Paulo: Futura, 2003. LACOMBE, Francisco José Masset: HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009. MOSCOVICI, Fela. Equipes dão certo: a multiplicação do talento humano. 3. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995. Payne-Palacio, June; Theis, Monica. Gestão de negócios em alimentação: princípios e práticas. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2015. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448151/cfi/5!/4/4@0.00:38.1>. Acesso em: 07 de fevreiro de 2017.
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