Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso - N

Código: 40-344

Carga Horária: 60h (Prática 60)

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Desenvolvimento de trabalho de pesquisa individual sob orientação de um docente do Curso de Nutrição, constando de desenvolvimento prático sobre um tema específico da área de Nutrição e apresentação pública dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

2 OBJETIVOS

Oportunizar ao acadêmico a iniciação à pesquisa científica, tendo como base os conhecimentos construídos durante o Curso e complementados com a capacidade investigativa no decorrer do trabalho.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Procedimentos conforme Regulamento das disciplinas de Projetos de Pesquisa em Nutrição e Trabalho de Conclusão de Curso.

 

4 METODOLOGIA

O acadêmico deverá desenvolver individualmente o projeto de pesquisa realizado na disciplina Projetos de Pesquisa em Nutrição, conforme as linhas de pesquisa do curso de Nutrição.

A atividade didática desta disciplina será, totalmente do acadêmico, que deve desenvolver pesquisa ou aperfeiçoar em laboratórios, hospitais, ambulatórios, unidades de alimentação e nutrição ou na área da saúde pública o projeto elaborado.

Orientação e supervisão do trabalho de pesquisa por um professor do Curso de Nutrição, vinculado à Universidade, que tenha conhecimentos na linha de trabalho pretendida pelo acadêmico, desde que esta faça parte das linhas de trabalho do Departamento de Ciências da Saúde.

Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso, para a banca examinadora.

Entrega do Trabalho de Conclusão do Curso após correção das considerações realizadas pela banca examinadora.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação deve acontecer em dois momentos, a saber:

O primeiro na apresentação oral do Trabalho de Conclusão do Curso

O segundo pela apresentação escrita do Trabalho de Conclusão do Curso

A média aritmética das notas atribuídas resultará na nota final da disciplina. Será considerado aprovado o acadêmico que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero). As notas serão atribuídas pelo professor orientador e banca examinadora.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CALLEGARI-JACQUES, Sidia M. Bioestatística [recurso eletrônico]: princípios e aplicações / Sidia M. Callegari-Jacques. – Dados eletrônicos. –  Porto Alegre: Artmed, 2007. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536311449/cfi/2!/4/2@100:0.00>. Acesso em: 14 de setembro de 2016.

STORTI, Adriana Troczinski, et al. Trabalhos acadêmicos da concepção à apresentação. Erechim: Edifapes, 2013.

VITOLO, Márcia Regina. Como fazer seu trabalho de conclusão de curso em nutrição. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

MCWILLIAMS, M. Preparo de alimentos: um guia prático para profissionais. 11. ed. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2013. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520445037/cfi/0>. Acesso em: 14 de setembro de 2016.

NESPOLO, Cássia Regina; OLIVEIRA, Fernanda Arboite de; PINTO, Flávia Santos Twardowski; OLIVERA, Florencia Cladera. Práticas em tecnologia de alimentos. Edição Digital. Porto Alegre: Artmed, 2015. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582711965/cfi/0!/4/2@100:0.00>. Acesso em: 14 de setembro de 2016.

PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Nutrição e técnica dietética. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2006.

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.