Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Prática em Saúde Coletiva

Código: 40-340

Carga Horária: 60h (Teórica 30) (Prática 30)

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

A evolução e o campo da saúde pública na organização da atenção à saúde. Conceito e instrumentos de saúde pública. Movimento político sanitário. SUS. Usos da epidemiologia e dos indicadores de saúde. As principais áreas programáticas da saúde pública nos serviços de saúde oferecidos à população. Especificidades e práticas de saúde pública nos vários campos profissionais, sua inserção social e atuação na saúde coletiva.

 

2 OBJETIVOS

Compreender os serviços de saúde pública e identificar as necessidades nutricionais da população.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Conceitos de saúde e doença: Saúde individual e saúde coletiva. Evolução histórica da saúde pública / saúde coletiva. O SUS. Noções de estatística e demografia. Indicadores de saúde. O método epidemiológico.

O campo da saúde pública: Vigilância epidemiológica. Vigilância sanitária de alimentos, medicamentos e outros. Planejamento e administração de saúde. Zoneamento e controle do meio ambiente. Educação para a saúde. Áreas programáticas de saúde pública. O conceito de risco e grupo de risco. Saúde: do trabalhador, do idoso, materno-infantil, zoonoses, alimentação e nutrição, doença infecciosa e parasitária. Especificidades profissionais em saúde pública: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição e outras profissões.

PNAE ( Programa nacional de Alimentação e Nutrição).

Trabalho de campo: Delimitação de um tema, por grupos de alunos, de interesse atual em saúde pública. Realização de pesquisa / trabalho de campo. Apresentação de paper, escrita conforme padrões técnicos de publicações de trabalhos científicos (ABNT).

Seminários: Apresentação dos resultados do trabalho de campo em seminários, coordenados e dirigidos por grupos de alunos.

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas com estudos de casos clínicos.

Práticas de nutrição em unidades de saúde, grupos de saúde, escolas municipais, Vigilância sanitária.

5 AVALIAÇÃO

Prova.

Seminários dos trabalhos de campo. Entrega do paper. Resumos dos seminários.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GALLEGUILLOS, Tatiana Gabriela Brassea Epidemiologia: indicadores de saúde e análise de dados. 1. ed. Edição Digital. São Paulo : Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito.  Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536520889/cfi/2!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em 03 de fevrerio de 2017.

ROUQUAYROL, Maria Zélia; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia e saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003.

VITOLO, Márcia Regina. Nutrição:da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KAC, Gilberto; SICHIERI, Rosely; GIGANTE, Denise Petrucci (Org.). Epidemiologia nutricional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.

TOLEDO Solha, Raphaela Karla. Sistema Único de Saúde: componentes, diretrizes e políticas públicas. 1. ed. Edição Digital.São Paulo: Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536513232/cfi/2!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em: 03 de fevereiro de 2017.

TADDEI, José Augusto de A. C. (Coord.). Nutrição em saúde pública. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emília Trigueiro. Deficiências Nutricionais: Técnicas de avaliação, prevenção de doenças e diagnóstico. 1 ed. Ediçào Digital. São Paulo: Érica, 2015. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536520841/recent>. Acesso em 14 de setembro de 2016.

NEGRI, Barjas; VIANA, Ana Luiza d'Ávila (Org.). O Sistema Único de Saúde em dez anos de desafio. São Paulo: Cealag, 2002.