Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Interações Metabólicas

Código: 40-334

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Fundamentada na Ciência da Nutrição, a disciplina aborda as interações dos nutrientes e elementos bioativos no organismo humano, identifica e analisa os processos de regulação metabólica durante a vida abordando situações fisiológicas e patológicas estimulando uma visão crítica e reflexiva sobre a nutrição do homem.

 

2. OBJETIVOS:

    1. Objetivo Geral: Compreender as interações entre os nutrientes, os processos de regulação metabólica e os efeitos dos principais hormônios que regulam o metabolismo.

 

2.2. Objetivos Específicos:

- Identificar os processos de regulação metabólica, analisando diferentes situações fisiológicas e patológicas.

- Conhecer os efeitos metabólicos dos principais hormônios que regulam o metabolismo.

- Conhecer os elementos bioativos que integram os alimentos, identificando os mecanismos de atuação.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Integração do metabolismo

- Nutrição Molecular: Genômica Nutricional

- Regulação do paladar

- Regulação da Ingestão de Alimentos (fome e saciedade)

- Efeitos metabólicos dos principais hormônios do metabolismo:

Insulina e hormônios contra regulatórios.

Hormônios que afetam os níveis de cálcio e sódio.

Hormônios tireoidianos

- Características básicas do metabolismo e sua regulação:

Estado alimentado.

Estado de jejum e traumas.

- Integração metabólica e efeitos metabólicos básicos das dietas:

Hiperglicídica.

Cetogênica.

Hiper e hipoprotéica.

- Processos de formação e degradação de radicais livres e sua relação com os nutrientes.

- Elementos bioativos e ácidos graxos essenciais: funções e sua importância nutricional.

- Efeitos bioquímicos e objetivos dos principais nutrientes utilizados no suporte nutricional.

 

4. METODOLOGIA:

- Aulas expositivas e dialogadas, com uso de mídia eletrônica.

- Seminário, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos.

 

5. AVALIAÇÃO:

- Provas teóricas

- Estudos dirigidos

- Seminário

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CÂMPUS ERECHIM

NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ROSS, A. Catharine et al. Nutrição moderna de Shils na saúde e na doença. – 11. ed. – Barueri, SP: Manole, 2016. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520451670/pageid/1025.Acesso em 31 de julho de 2019.

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CÂMPUS ERECHIM

COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato; COMINETTI, Cristiane. Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2013. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520445006/pageid/5. > Acesso em 31 de julho de 2019.

DOUGLAS, Carlos Roberto. Fisiologia aplicada a` nutric¸a~o. 2.ed. Edição Digital. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-277-1973-5/pageid/4. >Acesso em 31 de julho de 2019.

SHILS, Maurice E. (Maurice Edward) (Coord.). Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. 9. ed. São Paulo: Manole, 2003. 2 v.

VOET, Donald. Fundamentos de bioquímica: a vida em nível molecular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 1168 p.

WAITZBERG, Dan. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 5. ed. revisada. São Paulo: Atheneu, 2019. Volume 2