Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Educação Alimentar

Código: 40-325

Carga Horária: 45h (Teórica 30) (Prática 15)

Número de Créditos: 03

 

1 EMENTA

Baseada nos conhecimentos da Ciência da Nutrição e nas metodologias de ensino aprendizagem a disciplina aborda estratégias para o desenvolvimento de programas e planos de educação alimentar com vistas a desenvolver hábitos mais saudáveis de vida.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Conhecer as metodologias de ensino aprendizagem e suas estratégias de desenvolvimento de planos de educação alimentar e nutricional.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Educação alimentar: conceitos e definição

Períodos e/ou fases do desenvolvimento humano

Evolução das etapas cognitivas do ser humano

Ideias pedagógicas e metodologias básicas de ensino, teorias de aprendizagem;

Etapas fundamentais para um planejamento em educação alimentar

Técnicas do processo de educação alimentar

Educação Alimentar e o cuidado com o meio ambiente – Gerenciamento de Resíduos

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas.

Seminários de educação alimentar e nutricional.

Planejamento em educação alimentar para aplicação nos grupos fisiológicos.

5 AVALIAÇÃO

Prova escrita.

Projeto do planejamento a ser aplicado.

Seminários.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GARCIA, Luciana; GALISA, Mônica Santiago; NUNES, Alessandra Paula. Educação Alimentar e Nutricional: da Teoria À Prática. Roca, 2014.

LINDEN, Sônia. Educação nutricional: algumas ferramentas de ensino. São Paulo: Varela, 2005.

SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emília Trigueiro. Planejamento alimentar - Educação Nutricional nas Diversas Fases da Vida .1.ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2014.

Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521213/cfi/2!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em 14 de setembro de 2016.

  

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVARENGA, Marle et al. Nutrição comportamental. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2015.

Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448830/cfi/5!/4/4@0.00:14.0>. Acesso em: 03 de fevereiro de 2017.

FAGIOLI, Daniela; NASSER, Leila Adnan. Educação nutricional na infância e adolescência: planejamento, intervenção, avaliação e dinâmica. São Paulo: RCN, 2006.

LOCKMANN, Adriana (Org.). Jogos de ensinar: instrumentos de ensino e aprendizagem na educação alimentar. Porto Alegre: Nova Prova, 2010.

SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emilia Trigueiro. Nutrição e dietética. 2. ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521152/cfi/1!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em:14 de setembro de 2016.

SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.