DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Educação Alimentar Código: 40-325 Carga Horária: 45h (Teórica 30) (Prática 15) Número de Créditos: 03
1 EMENTA Baseada nos conhecimentos da Ciência da Nutrição e nas metodologias de ensino aprendizagem a disciplina aborda estratégias para o desenvolvimento de programas e planos de educação alimentar com vistas a desenvolver hábitos mais saudáveis de vida.
2 OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL Conhecer as metodologias de ensino aprendizagem e suas estratégias de desenvolvimento de planos de educação alimentar e nutricional.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Educação alimentar: conceitos e definição Períodos e/ou fases do desenvolvimento humano Evolução das etapas cognitivas do ser humano Ideias pedagógicas e metodologias básicas de ensino, teorias de aprendizagem; Etapas fundamentais para um planejamento em educação alimentar Técnicas do processo de educação alimentar Educação Alimentar e o cuidado com o meio ambiente – Gerenciamento de Resíduos
4 METODOLOGIA Aulas teóricas. Seminários de educação alimentar e nutricional. Planejamento em educação alimentar para aplicação nos grupos fisiológicos. 5 AVALIAÇÃO Prova escrita. Projeto do planejamento a ser aplicado. Seminários.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA GARCIA, Luciana; GALISA, Mônica Santiago; NUNES, Alessandra Paula. Educação Alimentar e Nutricional: da Teoria À Prática. Roca, 2014. LINDEN, Sônia. Educação nutricional: algumas ferramentas de ensino. São Paulo: Varela, 2005. SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emília Trigueiro. Planejamento alimentar - Educação Nutricional nas Diversas Fases da Vida .1.ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521213/cfi/2!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em 14 de setembro de 2016.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALVARENGA, Marle et al. Nutrição comportamental. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2015. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448830/cfi/5!/4/4@0.00:14.0>. Acesso em: 03 de fevereiro de 2017. FAGIOLI, Daniela; NASSER, Leila Adnan. Educação nutricional na infância e adolescência: planejamento, intervenção, avaliação e dinâmica. São Paulo: RCN, 2006. LOCKMANN, Adriana (Org.). Jogos de ensinar: instrumentos de ensino e aprendizagem na educação alimentar. Porto Alegre: Nova Prova, 2010. SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emilia Trigueiro. Nutrição e dietética. 2. ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521152/cfi/1!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em:14 de setembro de 2016. SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
|