Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: BIOQUÍMICA II – A

Código: 20-350  

Carga horária: 60 horas (30h Teóricas, 30h Práticas)

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos e nucleotídeos, bem como suas relações com a nutrição humana e patologias relacionadas. Integração e regulação do metabolismo nos diferentes órgãos.

 

OBJETIVOS

Entender o papel das reações químicas biológicas envolvidas nas diversas vias de metabolização celular de nutrientes orgânicos, bem como sua importância para a fisiologia celular normal ou durante patologias.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver conhecimentos sobre o metabolismo celular de carboidratos, lipídeos, proteínas e nucleotídeos, bem como a sinalização e regulação das vias metabólicas, associando com a integração do metabolismo entre diferentes tecidos do organismo humano num estado normal ou patológico.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Metabolismo de Carboidratos: Glicólise, glicogenólise, gliconeogênese; glicogênese; bases moleculares, características, diagnósticos e tratamentos das principais complicações do metabolismo de carboidratos.

 

Metabolismo de Lipídeos: ß-oxidação de ácidos graxos; catabolismo e biossíntese de ácidos graxos, biossíntese de eicosanóides (prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos); catabolismo e biossíntese de triacilgliceróis, estrutura, funções e metabolismo de lipoproteínas plasmáticas (quilomícron, VLDL, LDL e HDL); bases moleculares, características, diagnósticos e tratamentos das principais complicações do metabolismo de lipídeos.

 

Metabolismo de Aminoácidos: Dinâmica geral do catabolismo de aminoácidos, catabolismo do cetoácido, catabolismo do grupo amino, toxicidade da amônia, formas de transporte do grupo amino no sangue; o ciclo da glicose-alanina; os aminoácidos essenciais; biossíntese de aminoácidos não-essenciais no organismo; metabolismo especializado dos aminoácidos (biossíntese de histamina, serotonina, melatonina, melaninas, DOPA, adrenalina e noradrenalina); bases moleculares, características, diagnósticos e tratamentos das principais complicações do metabolismo de aminoácidos.

 

Metabolismo do etanol.

 

Integração, Especialização e Regulação do Metabolismo: Conversões metabólicas, enzimas reguladoras na integração do metabolismo; especializações metabólicas de diferentes órgãos, tecidos e células do organismo humano; mecanismos regulatórios do metabolismo; principais sítios regulatórios e seus efetores.

 

Nutrição, Digestão e Absorção: Composição corporal humana; principais desequilíbrios nutricionais; nutrientes essenciais da dieta humana e suas funções; nutrição e doenças (diabetes mellitus, lipoproteinemias, hiperuricemias); nutrição e envelhecimento; as bases moleculares da obesidade.

Ação Hormonal: Mecanismos gerais da ação hormonal; antagonistas da ação hormonal; natureza química dos hormônios; principais hormônios que atuam sobre o metabolismo e seus mecanismos de ação.

 

METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas com a utilização de data-show e lousa, aulas práticas, seminários, estudos de casos, trabalhos individuais e/ou em grupos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será através de provas teóricas e/ou teórico-práticas, relatórios de aulas práticas, trabalhos escritos e discussão de seminários. Também será avaliada a participação do aluno em sala de aula e seu desempenho nas aulas práticas.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DEVLIN, Thomas M. (Coord.). Manual de bioquímica com correlações clínicas. 4. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1997. 

MOTTA, Valter T. Bioquímica clínica para o laboratório: princípios e interpretações. 5. ed. Porto Alegre: Médica Missau, 2009.

NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAMPBELL, Mary K.; FARRELL, Shawn O. Bioquímica. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 

CISTERNAS, José Raul; VARGA, José; MONTE, Osmar. Fundamentos de bioquímica experimental. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 1999.

HARVEY, Richard A; FERRIER, Denise R. Bioquímica ilustrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

RIEGEL, Romeo Ernesto. Bioquímica. 5. ed. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012.