DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: REALIDADE BRASILEIRA Código: 73-400 Carga Horária: 60h (Teórica – 60) (Prática – 00) Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA: Análise da Sociedade Brasileira em seus componentes econômicos, políticos, culturais, científicos e tecnológicos, investigando as raízes da atual situação e as saídas possíveis para os problemas nacionais. Análise das formas de participação política e da construção da cidadania nos dias atuais.
2. OBJETIVOS: Proporcionar conhecimentos básicos, oportunizando uma reflexão crítica acerca dos principais elementos que constituem a organização social brasileira.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: 1. Análise da Conjuntura 2. Formação Econômico-Social do Brasil 3. O Brasil no Contexto Econômico Mundial 4. Colapso da modernidade brasileira e a proposta da modernidade ética. 5. A questão agrária e agrícola 6. A questão da saúde pública 7. A questão da comunicação social 8. A questão da educação 9. A questão da ecologia 10. A questão da cidadania
4. METODOLOGIA: Compreenderá atividades variadas tais como: aulas expositivas – dialogadas, trabalhos e estudos em grupo, atividades de pesquisa, organização e apresentação de seminários, entre outras.
5. AVALIAÇÃO: Será realizada de forma individual e em grupo, através de provas, trabalhos, seminários e participação em atividades do curso.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CARRION, R. & Outros. Globalização, neoliberalismo e privatização. Porto Alegre: UFRGS, 1997. CUNHA, L. A. Educação, Estado e Democracia no Brasil. Cortez, 1991. FRIGOTTO, G. Educação e a Crise do Capitalismo Real. Cortez, 1996.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRUM, A. O desenvolvimento econômico brasileiro. Ijuí - RS: UNIJUÍ, 1997. FERNANDES, F. (Org). Educação e Crise do Trabalho: Perspectivas de Final de Século. Petrópolis: Vozes, 1998. MARTIN, H. P. A Armadilha da Globalização. São Paulo: Globo, 1998. NEUMANN, L. E. Realidade Brasileira: Uma Visão Humanizadora. Porto Alegre: Vozes, 1983. ROSSATO, R. Século XX: Urbanização e Cidadania. Santa Maria: Palloti, 1996.
|