Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Disciplina: EMPREENDEDORISMO E FORMALIZAÇÃO DO NEGÓCIO A Código: 60-598 Carga Horária: 45 Número de Créditos: 03 Créditos
1 EMENTA Desenvolver conceitos de Empreendedorismo. Desenvolver o capital humano para se tornar empreendedor. Estilos gerenciais das organizações empreendedoras na era do conhecimento. Empreendedorismo, mudança, criação, iniciativa e inovação como desafios do administrador e das empresas. Como constituir uma empresa. Aspectos legais e formas de criação e registro de empresas. Atualidades, novidades e tendências em empreendedorismo e em formação de empresas.
2 OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL Proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a importância do reconhecimento de suas características como empreendedor na gestão, possibilitando um melhor entendimento sobre seu próprio comportamento.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES - História da Gestão e Empreendedorismo - Conceitos de Empreendedorismo - Os Mandamentos do Empreendedor - Perfil do empreendedor e do Executivo - Quem é empreendedor - O que é ser um executivo empreendedor - Busca de novas oportunidades e de novos negócios - Visão sistêmica, inconformismo e iniciativa como ferramentas empreendedoras - Análise de risco - Busca de informações, Planejamento, Plano de Negócio e Plano de Marketing como - ferramentas para empreender melhor - Planejamento e monitoramento - Persistência e comprometimento - Tópicos atuais, novidades e tendências em empreendedorismo - Formas legais de constituição da Empresa - Estatuto e Contrato Social - Melhor enquadramento tributário, tamanho da empresa, forma societária - Como ser um empreendedor individual legalizado - Passos para Registro legal do empreendimento: como abrir a empresa - Tópicos atuais, novidades e tendências na constituição de novas empresas
4 METODOLOGIA O ensino será realizado com a adoção de métodos que propiciem a construção do 144 conhecimento, levando em conta o conhecimento técnico, a interdisciplinaridade e a diversidade, visando a agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais aos futuros biólogos. Serão utilizados diferentes métodos de ensino, contemplando seminários, aulas expositivas, trabalhos em grupos, discussões em sala de aula, dentre outros.
5 AVALIAÇÃO A avaliação será contínua, levando em conta a construção do conhecimento do aluno e seu aprendizado na área Critérios como a participação, o envolvimento e desenvolvimento das atividades desafiadas para o aluno, a capacidade de entender e se fazer entender bem como a de aplicar o que aprendeu também são considerados formas de avaliação que se juntam a métodos tradicionais como as provas com ou sem consulta, dentre outros. |
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Câmpus, 2008. DOLABELA, F. O Segredo de Luísa. São Paulo: CulturaEditores Associados, 2002. IUDICÍBUS, S. Contabilidade comercial. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1995.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BERNARDES, Cyro. Você pode criar empresas. São Paulo: Saraiva. BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009. CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo, SP: Saraiva, 2005. FARAH, O. E.; CAVALCANTI, M.; MARCONDES, L. P. (Orgs.). Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas . São Paulo: Cengage Lerning, 2008. JULIEN, P. A. Empreendedorismo regional e economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.
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