Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: EMPREENDEDORISMO E FORMALIZAÇÃO DO NEGÓCIO A

Código: 60-598

Carga Horária: 45

Número de Créditos: 03 Créditos

 

1 EMENTA

Desenvolver conceitos de Empreendedorismo. Desenvolver o capital humano para se tornar empreendedor. Estilos gerenciais das organizações empreendedoras na era do conhecimento. Empreendedorismo, mudança, criação, iniciativa e inovação como desafios do administrador e das empresas. Como constituir uma empresa. Aspectos legais e formas de criação e registro de empresas. Atualidades, novidades e tendências em empreendedorismo e em formação de empresas.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a importância do reconhecimento de suas características como empreendedor na gestão, possibilitando um melhor entendimento sobre seu próprio comportamento.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- História da Gestão e Empreendedorismo

- Conceitos de Empreendedorismo

- Os Mandamentos do Empreendedor

- Perfil do empreendedor e do Executivo

- Quem é empreendedor

- O que é ser um executivo empreendedor

- Busca de novas oportunidades e de novos negócios

- Visão sistêmica, inconformismo e iniciativa como ferramentas empreendedoras

- Análise de risco

- Busca de informações, Planejamento, Plano de Negócio e Plano de Marketing como

- ferramentas para empreender melhor

- Planejamento e monitoramento

- Persistência e comprometimento

- Tópicos atuais, novidades e tendências em empreendedorismo

- Formas legais de constituição da Empresa

- Estatuto e Contrato Social

- Melhor enquadramento tributário, tamanho da empresa, forma societária

- Como ser um empreendedor individual legalizado

- Passos para Registro legal do empreendimento: como abrir a empresa

- Tópicos atuais, novidades e tendências na constituição de novas empresas

 

4 METODOLOGIA

O ensino será realizado com a adoção de métodos que propiciem a construção do 144 conhecimento, levando em conta o conhecimento técnico, a interdisciplinaridade e a diversidade, visando a agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais aos futuros biólogos. Serão utilizados diferentes métodos de ensino, contemplando seminários, aulas expositivas, trabalhos em grupos, discussões em sala de aula, dentre outros.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, levando em conta a construção do conhecimento do aluno e seu aprendizado na área Critérios como a participação, o envolvimento e desenvolvimento das atividades desafiadas para o aluno, a capacidade de entender e se fazer entender bem como a de aplicar o que aprendeu também são considerados formas de avaliação que se juntam a métodos tradicionais como as provas com ou sem consulta, dentre outros.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro:

Câmpus, 2008.

DOLABELA, F. O Segredo de Luísa. São Paulo: CulturaEditores Associados, 2002.

IUDICÍBUS, S. Contabilidade comercial. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1995.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BERNARDES, Cyro. Você pode criar empresas. São Paulo: Saraiva.

BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo, SP: Saraiva, 2005.

FARAH, O. E.; CAVALCANTI, M.; MARCONDES, L. P. (Orgs.). Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas . São Paulo: Cengage Lerning, 2008.

JULIEN, P. A. Empreendedorismo regional e economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.