Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO

Código: 24-103

Carga horária: 60 h

Nº de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Abordagem sobre a estrutura e constituição genética da população: equilíbrio, fatores que afetam a população e a forma de seleção natural, espécie como taxon básico e mecanismos de especialização. O homem como agente deste processo.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Promover a aquisição e compreensão dos conhecimentos sobre a genética das populações e desenvolver o pensamento crítico sobre a teoria da evolução.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Genética de Populações

 

A população e seus genes

- Estrutura das populações

- Fatores que afetam as frequências gênicas

- Cálculo das frequências gênicas

 

O princípio de Hardy-Weinberg

- Enunciado e demonstração matemática

- Propriedades de uma população em equilíbrio

- Testes de equilíbrio

 

Equilíbrio de H. W. para genes ligados ao sexo

- Equilíbrio de H. W. para dois locos

 

Forças evolutivas e mudanças nas freqüências gênicas

- Mutação direta e reversa. Equilíbrio com mutação

- Seleção natural: conceito. Valor adaptativo. Equilíbrio com seleção

- Tipos de seleção: estabilizadora, direcional, disruptiva

- Fluxo gênico

- Deriva genética: efeito do fundador

 

Sistemática Filogenética

- História da vida e estudo da diversidade. Escolas sistemáticas: sistemática tradicional, genética, gradista e filogenética

- Sistemática Filogenética: plesiomorfia, apomorfia, agrupamentos taxonômicos, grupos monofiléticos, parafiléticos e polifiléticos, sinapomorfia, homoplasia, matrizes de caracteres, construção de cladogramas

 

Evolução

 

Origem de novas raças e espécies

- Caracterização de raças, espécies, subespécies, espécies incipientes e espécies críticas

- Barreiras de isolamento reprodutivas

- Tipos de especificação: simpátrica, alopátrica, estasipátrica e quântica

- Importância da hibridação na especiação

- Constância evolutiva

- Extinção de espécies

 

O homem como espécie biológica

- A filogenia

- Homo sapiens como espécie politípica

- Problemas biológicos do homem moderno

 

Forças evolutivas e mudanças nas freqüências gênicas

- Mutação direta e reversa. Equilíbrio com mutação

- Seleção natural: conceito. Valor adaptativo. Equilíbrio com seleção

 

Teoria da Evolução

- Origens do pensamento evolutivo

- Pré-Darwinismo

- Darwinismo

- Pós-Darwinismo

 

4 METODOLOGIA

ulas expositivas/dialogadas, utilizando diferentes recursos audiovisuais (quadro negro, retroprojetor, videoshow, datashow). Resolução e discussão de exercícios. Discussão e análise de artigos, filmes e documentários.

 

5 AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado por meio de provas teóricas e pelo desempenho nas demais atividades propostas (seminários, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, entre outros), além de sua participação em aula.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FUTUYMA, Douglas J. Biologia Evolutiva. 3.ed. Ribeirão Preto: FUNPEC-PR, 2009.

FREEMAN, S.; HERRON, J. Análise Evolutiva. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RIDLEY, M. Evolução. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

STEARNS, S. C.; HOEKSTRA, R. F. Evolução uma introdução. São Paulo: Atheneu, 2003.

POUGH, F. H. et. al. A vida dos vertebrados. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2003.

AMORIM, D. Fundamentos de Sistemática Filogenética. Ribeirão Preto: Holos, 2002.

PAPAVERO, N. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica. 2.ed. São Paulo: Unesp, 1994.

MATTLER, L. E. Genética de populações e evolução. São Paulo: Polígono, 1973.