Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: Tópicos Especiais em Meio Ambiente e Biodiversidade I

Código: 20-382

Carga horária: 45 horas

Nº de Créditos: 03

 

1 EMENTA

Aprofundamento de estudos em meio ambiente e biodiversidade, em suas diferentes interfaces como dinâmica e diversidade biológica, monitoramento e gestão ambiental, tecnologias ambientais e saúde ambiental.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Aprofundar temas na grande área de meio ambiente e biodiversidade, a partir de abordagens contemporâneas e interdisciplinares.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Considerando a natureza da disciplina, o conteúdo programático será apresentado pelo docente responsável em cada semestre letivo, com anuência do Núcleo Docente Estruturante do curso.

 

4 METODOLOGIA

Desenvolvimento de atividades teórico e/ou práticas interativas, com foco no aprendizado, podendo incluir aulas dialogadas, práticas de campo e/ou laboratório, elaboração de pesquisas, seminários entre outros.

 

5 AVALIAÇÃO

Serão realizadas avaliações, individuais ou coletivas, visando acompanhar o aprendizado dos alunos em termos de conhecimentos teóricos e habilidades desenvolvidas na disciplina. Dentre estas atividades poderão ser incluídas provas teóricas e/ou práticas, estudos de caso, seminários, relatórios, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, produção de material técnico-científico entre outras.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Será definida pelo docente responsável em cada semestre letivo, de acordo com o conteúdo programático.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Será definida pelo docente responsável em cada semestre letivo, de acordo com o conteúdo programático.