Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

Código: 20-375

Carga horária: 05

Nº de Créditos: 75 horas

 

1 EMENTA

Introdução ao estudo da microbiologia. Morfologia e fisiologia geral de bactérias e fungos. Métodos básicos de cultivo, isolamento, caracterização e controle de microrganismos. Conceitos básicos de imunologia. Imunógenos e imunizações; imunoglobulinas; o sistema complemento; o sistema de resposta imune e sua regulação. Métodos laboratoriais aplicados à imunologia.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

- Conhecer as características biológicas gerais de microrganismos (bactérias e fungos microscópicos), bem como técnicas básicas para manipulação e cultivo destes organismos em laboratório.

- Compreender os mecanismos imunológicos normais do ser humano e suas interações com o ambiente, notadamente, com microrganismos patógenos.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Microbiologia

- Introdução à Microbiologia

- Posição dos microrganismos no mundo dos seres vivos

- Metabolismo microbiano

- Morfologia e estrutura bacteriana

- Morfologia e estrutura fúngica

- Meios de cultivo microbiano

- Métodos de isolamento, identificação, conservação e quantificação de microrganismos

- Curva de crescimento microbiano

- Sistemas de Fermentação e produção de metabólitos

- Controle de microrganismos por agentes físicos e químicos

 

Imunologia

- Imunidade inata e adquirida

- Órgãos e tecidos linfóides

- Infecção, resistência e virulência

- Conceito e características de antígenos, tipos de antígenos

- Conceito e produção de anticorpos

- Reação antígeno-anticorpo

- Resposta imune primária, secundária e memória imunológica

- Diferentes tipos de imunidade (celular, humoral), imunodeficiência, imunoproteção

- Técnicas básicas baseadas em avaliação imunológica

 

4 METODOLOGIA

As estratégias metodológicas poderão incluir aulas teóricas dialogadas e interativas, aulas práticas, leitura e interpretação de textos, estudo de caso, estudos dirigidos, seminários, entre outros, sempre tendo foco no aprendizado.

 

5 AVALIAÇÃO

Serão realizadas avaliações, individuais ou coletivas, visando acompanhar o aprendizado dos alunos em termos de conhecimentos teóricos e habilidades desenvolvidas ao longo da disciplina. Dentre estas atividades poderão ser incluídas provas teóricas e/ou práticas, estudos de caso, seminários, relatórios, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, entre outras.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CALICH, V.; VAZ, C. Imunologia. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2009.

TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R; CASE, C.L. Microbiologia.10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

TRABULSI, L.R.; ALTERTHUM, F. (Coord.). Microbiologia. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H; POBER, J. S; FARIAS, A. dos S. (Trad.). Imunologia celular e molecular. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

BARBOSA, H.R.; TORRES, B.B. Microbiologia básica. São Paulo: Atheneu, 2000.

FORTE, W.C.N. Imunologia: do básico ao aplicado. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

MACÊDO, J.A.B. Métodos laboratoriais de análises físico-químicas e microbiológicas. 3. ed., atual. e rev. Belo Horizonte: CRQ-MG, 2005.

ROITT, I.M; BROSTOFF, J.; MALE, D. Imunologia. 6. ed. São Paulo: Manole, 2003.