Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: INTRODUÇÃO A BIOLOGIA

Código: 20-311  

Carga horária: 30 horas

Nº de Créditos: 02

 

1 EMENTA

O papel do Biólogo no mercado de trabalho e instituições de ensino e pesquisa. Áreas de atuação do Biólogo. Postura do Biólogo com relação à sociedade. Os Conselhos Federal e Regional de Biologia.

 

2 OBJETIVOS

 

2.1 OBJETIVO GERAL

- Elaborar uma visão geral sobre a profissão de biólogo.

- Identificar as responsabilidades e os direitos profissionais do biólogo.

- Refletir sobre o papel ético do profissional biólogo.

- Perceber o papel do profissional biólogo em instituições de ensino e pesquisa.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

  •  A profissão do Biólogo
  • Ética profissional
  • Áreas de Atuação
  • Conselho Federal e Regional de Biologia

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas, dialogadas, seminários com profissionais das diferentes áreas de atuação.

 

5 AVALIAÇÃO

Utilização de provas escritas, participação e apresentação de trabalhos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – BACHARELADO

NAMBA, E. T. Manual de bioética e biodireito. São Paulo: Atlas, 2009.  

LEPARGNEUR, H. Bioética, novo conceito: a caminho do consenso. São Paulo: Loyola, 1996.  

PAZ, R. J. (Org.). Legislação federal aplicada ao biólogo. Ribeirão Preto: Holos, 2000.   

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO

CALLEGARO, V.L. A profissão do biólogo: palestra. Erechim: Foto Vídeo Artusi, 1996. 1 fita de vídeo (56min): NTSC/VHS: son., color.

D'ASSUMPÇÃO, E.A. Comportar-se fazendo bioética: para quem se interessa pela ética. Petrópolis: Vozes, 1998.  

DURAND, G.; NETTO, P. F.A. (Trad.). A bioética: natureza, princípios, objetivos. São Paulo: Paulus, 1995.

SEGRE, M.; COHEN, C. (Org.). Bioética. 3.ed., ver. Ampl. São Paulo: Edusp, 2008.

VIEIRA, T. R. Bioética e direito. 2. ed. São Paulo: Jurídica Brasileira, 2003.