Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

 

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: QUÍMICA GERAL

Código: 10-970

Carga Horária: 60 h (40 horas teóricas, 20 horas práticas)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estrutura atômica, tabela periódica, ligações químicas, funções inorgânicas, funções da química orgânicas, reações químicas, soluções, Sistema Internacional de Unidades.

 

2 OBJETIVOS

Proporcionar um aprendizado geral sobre a matéria e suas transformações. Abordagem conceitual dos princípios fundamentais da química e suas aplicações usando exemplos de compostos inorgânicos e orgânicos. Ênfase na interface da química com as diversas áreas do conhecimento.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- Sistema Internacional de Unidades

- Estrutura Atômica e a Lei Periódica; Evolução Histórica do Modelo Atômico; Tabela Periódica

- Matéria: Classificação da Matéria; Estados Físicos da Matéria (Forças Intermoleculares e Propriedades Físicas). As Transformações da Matéria e a Lei da Conservação de Massa

- Ligações Químicas e Estrutura Molecular

- Ácidos e Bases: Conceito; Força Relativa de Ácidos e Bases; Dissociação da Água e Conceito de pH; Noções de Titulação Ácido-Base e Indicadores Ácido-Base

- Reações químicas. Tipos de reações químicas; Reações de óxido-redução, reações ácido-base, etc.

- Compostos orgânicos. Hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ésteres, éteres, fenóis, haletos, amidas: identificação, nomenclatura segundo a IUPAC, propriedades, usos.

- Soluções. Concentrações e Preparo de soluções

 

Parte Experimental

- Noções básicas sobre segurança no trabalho em laboratório de química

- Apresentação de equipamentos, materiais e vidrarias a serem utilizados durante a execução dos experimentos propostos

- Realização de experimentos representativos sobre temas que reforcem o aprendizado de conceitos fundamentais de química

- Execução de experimentos simples e que correlacionem o aspecto conceitual ao cotidiano no que se refere a análise e/ou preparação de materiais, tais como: polímeros, pigmentos e corantes, alimentos, bebidas, medicamentos, cosméticos, detergentes

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida sob a forma de aulas teóricas e de aulas experimentais. Para tanto poderão ser utilizado recursos audiovisuais, como retroprojetor, slides e vídeos.

 

5 AVALIAÇÃO

O acadêmico será avaliado por seu desempenho em duas provas descritivas e objetivas. Será também, avaliado por sua participação em aula e realização de trabalhos teóricos e práticos.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ATKINS, P.; JONES, L.. Princípios de Química. Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BROWN, T. L. Química. A ciência Central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

RUSSELL, J. B. Química Geral. v.1, São Paulo: Makron Books, 1994.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BESSLER, K. E.; NEDER, A.V.F. Química em Tubos de Ensaio: Uma abordagem para principiantes. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2004.

KOTZ, J. C.;TREICHEL J. P. Química e reações químicas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2002. 2 v.

MORITA, T. ASSUNÇÃO. Manual de Soluções, Reagentes e Solventes. São Paulo: Edgard. Blücher, 2001.

MATEUS, A. L. Química na cabeça: experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.

RUSSELL, J. B. Química Geral. v.2. São Paulo: Makron Books, 1994.