Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: FUNDAMENTOS DE FÍSICA

Código: 10-131

Carga Horária: 60 (Teórica: 40h ) (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisitos: -

 

1 EMENTA

Tópicos de Mecânica. Tópicos de hidrostática e hidrodinâmica. Tópicos de termodinâmica. Conceitos básicos de eletricidade. Espectro eletromagnético. Tópicos de Óptica. Tópicos de Ondulatória. Tópicos de radiologia.

 

2 OBJETIVO

- Conhecer os Fundamentos de Física aplicados às Ciências Biológicas, do ponto de vista teórico e prático.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

1 Introdução: aspectos históricos; importância da Física nas Ciências Biológicas

 

2 Sistemas de unidades, conversão de unidades, notação científica, erros de medidas

 

3 Leis de Newton; Trabalho;Energia: conceito, formas de manifestação, conservação da energia

 

4 Fluidos: pressão hidrostática; medidas de pressão; princípio de Pascal; alguns efeitos fisiológicos da variação da pressão dos fluidos; escoamentos de fluidos ideais; escoamento de fluidos reais; tensão superficial; capilaridade

 

5 Física térmica: temperatura e equilíbrio térmico, escalas termométricas, calor, transferência de calor, leis da termodinâmica

 

6 Fenômenos ondulatórios e ondas, ondas sonoras; intensidade do som; o ultrassom

 

7 Espectro eletromagnético

 

8 Óptica: tipos de luz, meios ópticos, fenômenos ópticos; cores, reflexão, formação de imagens em espelhos planos, refração, dispersão luminosa, lentes esféricas, microscópio óptico.

 

9 Eletricidade: corrente elétrica; resistência elétrica, leis de Ohm; potência, diferença de potencial e força eletromotriz;

 

10 Física da radiação: teoria dos quanta; dualidade onda-partícula; desintegração nuclear; tipos de radiação; unidade de radiação; produção e atenuação de raios-X;

 

 

4 METODOLOGIA

 Aulas com caráter expositivo-dialogadas podendo ser assistidas por computador (no formato de apresentação de vídeos, fotos, textos e simulações). Serão propostas, leituras de livros texto e eventualmente artigos relacionados com assuntos de Física Básica com relação direta com o assunto deste Plano de Ensino. Experimentos serão realizados em aula e em laboratório. A fixação dos conteúdos será por meio de exercícios, atividades experimentais e relatórios, tanto em sala de aula quanto em horários extra-classe, apresentação de trabalhos de forma oral e escrita.

Os alunos deverão participar ativamente das aulas, respondendo e resolvendo exercícios, resolvendo problemas, observando e elaborando perguntas e conclusões a partir de exposições, apresentações, palestras e experimentos em sala de aula ou em laboratório

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio de avaliações teóricas (provas), sem consulta e individuais, apresentação de trabalhos na forma oral e escrita, pela participação na aula e em trabalhos em grupo, resolução de listas de exercícios/problemas/estudos de casos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HALLIDAY, D., RESNICK, R. Fundamentos de Física - Mecânica. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

KELLER, F. J., GETTYS, W. E.; SKOVE, M. J. Física. São Paulo: Makron Books, 2013.

OKUNO, E. et al. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVARENGA, B., MÁXIMO, A. Curso de Física. 3. ed., Vol. 1. São Paulo: Harbra, 1992.

HENEINE, I. F. Biofísica Básica. São Paulo: Atheneu, 1996.

YOUNG, H. D., FREEDMAN, Roger A. Física I. 12. ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.

TIPLER, P. A.,  MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.