Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FILOSOFIA

Código: 73-225

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

O estudo da filosofia desenvolve a capacidade de perguntar, ocupando-se fundamentalmente de três temas: o Ser, o Conhecer e o Agir.

 

 

2. OBJETIVOS

-Introduzir a discussão acerca dos fundamentos filosóficos do pensamento psicológico.

-Oportunizar a leitura e discussão dos textos filosóficos relacionados a construção do pensamento psicológico.

- Relacionar os conceitos filosóficos aos fenômenos psicológicos.

- Discutir de maneira crítica os problemas contemporâneos a partir dos conhecimentos filosóficos.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- A Natureza da Filosofia: O que é filosofia: caracterização e utilidade. Conhecimentos vulgar, científico e filosófico. Nascimento da Filosofia: Mito e Filosofia. História da Filosofia: períodos da história da Filosofia e escolas filosóficas. Áreas da Filosofia hoje. De que se ocupa a filosofia?

- A Questão Antropológica: cultura e natureza. Trabalho e alienação.

- A Questão do Ser: a natureza nas escolas pré-socráticas. Platão e a teoria das formas (eîdos). O ser para Aristóteles. O Ser na filosofia medieval e moderna. O problema do ser humano na fenomenologia.

- A questão da linguagem: a linguagem como atividade humana. Estruturação da linguagem. Tipos de linguagem, linguagem, pensamento e cultura. Os paradigmas filosóficos da objetividade, da subjetividade e da linguagem;

- A questão do conhecimento: a preocupação com o conhecimento. A percepção. A memória. A imaginação. Linguagem e pensamento. O “eu” como fundamento do saber (Descartes). A crítica empirista das idéias à síntese kantiana. Conhecimento como intencionalidade da consciência (Husserl). A consciência pode conhecer tudo? (Freud);

- A questão do agir: Pensamento político grego. Pensamento político moderno e contemporâneo. Pensamento político atual: a questão da democracia. Moral e Ética. Os valores e a ação humana. A Liberdade. Concepções éticas.

- Direitos Humanos

*Democracia, Cidadania, Liberdades Civis e Políticas

*Como linguagem emancipatória

 

 

4. METODOLOGIA

O desenvolvimento da disciplina utilizará diferentes procedimentos metodológicos com a finalidade de aprimorar a reflexão, a problematização do mundo vivido, a análise do pensamento dos autores que serão estudados. Para isso utilizar-se-á: aulas expositivas e dialógicas conduzidas pelo professor; leitura metódica e análise de textos previamente selecionados; atividades práticas com elaboração de esquemas e discussão das temáticas; trabalhos em grupo com debates; audiovisuais referentes às temáticas abordadas.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita a partir da apresentação de atividades que permitam o acompanhamento do desenvolvimento de competências e habilidades, entre as quais, compreensão e visão ampla do conhecimento adquirido na disciplina, que poderão ser: resenhas, trabalhos individuais em sala de aula e prova.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à filosofia. 7. ed., São Paulo: Moderna, 2007.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010

JACQUARD, A. Filosofia para não-filósofos. 3. ed. Rio de Janeiro: Câmpus,1998.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BUZZI, Arcangelo R. Filosofia para principiantes. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CORTELLA, Mário Sérgio. Não nascemos prontos: provocações filosóficas. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

JAPIASSU, Hilton. Um desafio à filosofia: pensar-se nos dias de hoje: São Paulo: Letras&Letras, 1997.

LUCKESI, Cipriano; PASSOS, Elizete Silva. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

PERINE, Marcelo. Ensaio de iniciação ao filosofar. São Paulo: Loyola, 2007.