DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PSICANÁLISE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Código: 70-812 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Discute os aspectos da constituição subjetiva notadamente aqueles da constituição precoce, do período edípico e da transição adolescente. Apresenta as principais correntes da teoria psicanalítica sobre a infância e a adolescência, deduzindo destas os parâmetros teórico-técnicos da psicoterapia psicanalítica.
2. OBJETIVOS - Apresentar os diversos modelos teóricos e técnicos da psicanálise com crianças e adolescentes. - Diferenciar os métodos e técnicas específicos das intervenções psicanalíticas com crianças e adolescentes. - Propor intervenções terapêuticas na infância e adolescência utilizando diferentes técnicas. - Fomentar a reflexão sobre as diferentes teorias e técnicas no campo da intervenção psicanalítica com crianças e adolescentes.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Introdução à clínica com crianças e adolescentes: a infância e o infantil na contemporaneidade. - Modelos teóricos da Psicanálise com crianças e adolescentes. -A criança, a palavra e o sintoma: o modelo “francês” da psicanálise de crianças. - Demanda e Transferência na Clínica Psicanalítica com crianças. - Brincar e técnica psicanalítica através do brincar. - Técnicas da Psicoterapia mãe/bebê. -A Psicanálise com crianças na pré-latência. -Técnica da psicanálise com crianças na latência e com pré-adolescentes. - A Psicanálise com adolescentes. - Demandas e tratamento da transição adolescente.
4. METODOLOGIA Aulas expositivas – dialógicas e seminários.
5. AVALIAÇÃO Provas, trabalhos individuais e grupais. |
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FERRO, Antonino. A técnica na psicanálise infantil: a criança e o analista: da relação ao campo emocional. Rio de Janeiro: Imago, 1995. GLENN, Jules. (Org.). Psicanálise e psicoterapia de crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. NASIO, Juan Davi. Como agir com um adolescente difícil? Um livro para pais e profissionais. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BERGÈS, Jean; BALBO, Gabriel. A criança e a psicanálise: novas perspectivas . 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1997. BERNARDINO, Leda. As psicoses não-decididas da infância: um estudo psicanalítico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. CRAMER, Bertrand e PALACIO-ESPASA, Francisco. Técnicas psicoterápicas mãe/bebê. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. GUELLER, Adela S. Psicanalise com crianças: perspectivas teórico – clinicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008. GUTFREIND, Celso. O terapeuta e o lobo: a utilização do conto na psicoterapia da criança. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. |