Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICANÁLISE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Código: 70-812

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

  

1. EMENTA

Discute os aspectos da constituição subjetiva notadamente aqueles da constituição precoce, do período edípico e da transição adolescente. Apresenta as principais correntes da teoria psicanalítica sobre a infância e a adolescência, deduzindo destas os parâmetros teórico-técnicos da psicoterapia psicanalítica.

  

2. OBJETIVOS

- Apresentar os diversos modelos teóricos e técnicos da psicanálise com crianças e adolescentes.

- Diferenciar os métodos e técnicas específicos das intervenções psicanalíticas com crianças e adolescentes.

- Propor intervenções terapêuticas na infância e adolescência utilizando diferentes técnicas.

- Fomentar a reflexão sobre as diferentes teorias e técnicas no campo da intervenção psicanalítica com crianças e adolescentes.

  

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Introdução à clínica com crianças e adolescentes: a infância e o infantil na contemporaneidade.

- Modelos teóricos da Psicanálise com crianças e adolescentes.

-A criança, a palavra e o sintoma: o modelo “francês” da psicanálise de crianças.   

-  Demanda e Transferência na Clínica Psicanalítica com crianças.  

- Brincar e técnica psicanalítica através do brincar.

- Técnicas da Psicoterapia mãe/bebê.

-A Psicanálise com crianças na pré-latência.

-Técnica da psicanálise com crianças na latência e com pré-adolescentes.

- A Psicanálise com adolescentes.

- Demandas e tratamento da transição adolescente.

  

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas – dialógicas e seminários.

  

5. AVALIAÇÃO

Provas, trabalhos individuais e grupais.

BIBLIOGRAFIA

 6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FERRO, Antonino. A técnica na psicanálise infantil: a criança e o analista: da relação ao campo emocional. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

GLENN, Jules. (Org.). Psicanálise e psicoterapia de crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

NASIO, Juan Davi. Como agir com um adolescente difícil? Um livro para pais e profissionais. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BERGÈS, Jean; BALBO, Gabriel. A criança e a psicanálise: novas perspectivas . 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1997.

BERNARDINO, Leda. As psicoses não-decididas da infância: um estudo psicanalítico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

CRAMER, Bertrand e PALACIO-ESPASA, Francisco. Técnicas psicoterápicas mãe/bebê. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GUELLER, Adela S. Psicanalise com  crianças: perspectivas teórico – clinicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

GUTFREIND, Celso. O terapeuta e o lobo: a utilização do conto na psicoterapia da criança. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.