DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: INTERVENÇÕES NA ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL Código: 70-807 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Apresenta e conceitua a psicoterapia cognitivo-comportamental como método de tratamento. Estuda a abordagem cognitivo-comportamental no que se refere à teoria, técnica intervenções e indicações .
2. OBJETIVOS - Estudar a teoria e as técnicas psicoterápicas referentes à abordagem cognitivo-comportamental. - Contextualizar teoricamente a abordagem psicoterápica cognitivo-comportamental; - Instrumentalizar para a condução de intervenções terapêuticas na infância, adolescência, idade adulta e terceira idade utilizando diferentes técnicas; - Estabelecer reflexões entre psicoterapias e bioética; - Problematizar as condições de formação do psicoterapeuta.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - História das Terapias Cognitivo-Comportamentais - Princípios teóricos fundamentais da terapia cognitiva - Avaliação em Terapia Cognitiva - (Diagnóstico Ateórico – avaliação multiaxial; Diagnóstico teórico – conceituação cognitiva, tríade cognitiva dos transtornos) - Estruturação das sessões - Identificação e modificação dos níveis de cognição - Principais técnicas cognitivas empregadas - Principais técnicas comportamentais empregadas - Término e prevenção de recaída - Teoria e tratamento dos transtornos de personalidade - Relação terapêutica - Introdução a TCC com crianças e adolescentes. - O início do tratamento com crianças e adolescentes: * Conceitualização de caso. - Estrutura da sessão com crianças e adolescentes. * Introduzindo o modelo de tratamento * Identificação de problemas com crianças e adolescentes. -Técnicas cognitivas e comportamentais utilizadas no processo terapêutico com crianças e adolescentes. - Trabalhando com os pais de crianças e adolescentes. - Transtornos prevalentes na infância e adolescência
4. METODOLOGIA Aulas expositivas – dialógicas e seminários.
5. AVALIAÇÃO Provas, trabalhos individuais e grupais.
7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BECK, J. Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. KNAPP, P. (org). Terapia cognitivo-comportamental na prática psiquiátrica. São Paulo, Artmed, 2004. RANGÉ, B. & cols. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. 2ª Ed.Porto Alegre: Artmed, 2011.
8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: LEAHY, R. L. Técnicas de terapia cognitiva: manual do terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2006. BECK, A. T., FREEMAN, A. & DAVIS, D. D. Terapia cognitiva dos transtornos da personalidade. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. FRIEDBERG, R. & McClure, J. M. A prática clínica de Terapia Cognitiva com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004. STALLARD, P. Guia do Terapeuta para os bons pensamentos – bons sentimentos: utilizando a terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2007. PETERSEN C. S., Wainer R. & cols. Terapias Cognitivo-Comportamentais para Crianças e Adolescentes. Porto Alegre: ArtMed, 2011. CAMINHA, R.& CAMINHA, M. G. A prática cognitiva na infância. São Paulo: Roca, 2007.
|