Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: INTERVENÇÕES NA ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Código: 70-807

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

  

1. EMENTA

Apresenta e conceitua a psicoterapia cognitivo-comportamental como método de tratamento. Estuda a  abordagem cognitivo-comportamental  no que se refere à teoria, técnica intervenções e indicações .

  

2. OBJETIVOS

- Estudar a teoria e as técnicas psicoterápicas referentes à abordagem cognitivo-comportamental.

- Contextualizar teoricamente a abordagem psicoterápica cognitivo-comportamental;

- Instrumentalizar para a condução de intervenções terapêuticas na infância, adolescência, idade adulta e terceira idade utilizando diferentes técnicas;

- Estabelecer reflexões entre psicoterapias e bioética;

- Problematizar as condições de formação do psicoterapeuta.

  

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- História das Terapias Cognitivo-Comportamentais

- Princípios teóricos fundamentais da terapia cognitiva

- Avaliação em Terapia Cognitiva - (Diagnóstico Ateórico – avaliação multiaxial; Diagnóstico teórico – conceituação cognitiva, tríade cognitiva dos transtornos)

- Estruturação das sessões

- Identificação e modificação dos níveis de cognição

- Principais técnicas cognitivas empregadas

- Principais técnicas comportamentais empregadas

- Término e prevenção de recaída

- Teoria e tratamento dos transtornos de personalidade

- Relação terapêutica

- Introdução a TCC com crianças e adolescentes.

- O início do tratamento com crianças e adolescentes:

   * Conceitualização de caso.

- Estrutura da sessão com crianças e  adolescentes.

   * Introduzindo o modelo de tratamento

   * Identificação de problemas com crianças e adolescentes.

-Técnicas cognitivas e comportamentais utilizadas no processo terapêutico com crianças e adolescentes.  

- Trabalhando com os pais de crianças e adolescentes.  

- Transtornos prevalentes na infância e adolescência

 

 

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas – dialógicas e seminários.

  

5. AVALIAÇÃO

Provas, trabalhos individuais e grupais.

 

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BECK, J. Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

KNAPP, P. (org). Terapia cognitivo-comportamental na prática psiquiátrica. São Paulo, Artmed, 2004.

RANGÉ, B. & cols. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. 2ª Ed.Porto Alegre: Artmed, 2011.

 

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

LEAHY, R. L. Técnicas de terapia cognitiva: manual do terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BECK, A. T., FREEMAN, A. & DAVIS, D. D. Terapia cognitiva dos transtornos da personalidade. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FRIEDBERG, R. & McClure, J. M. A prática clínica de Terapia Cognitiva com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004.

STALLARD, P. Guia do Terapeuta para os bons pensamentos – bons sentimentos: utilizando a terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PETERSEN C. S., Wainer R. & cols. Terapias Cognitivo-Comportamentais para Crianças e Adolescentes. Porto Alegre: ArtMed, 2011.

CAMINHA, R.& CAMINHA, M. G. A prática cognitiva na infância. São Paulo: Roca, 2007.